SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.20 Canoas Dec. 2004

 

EDITORIAL

 

Apresentamos com muita satisfação o número 20 da Revista Aletheia, uma publicação do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil. Nesta edição contamos com a colaboração de pesquisadores de inúmeras instituições.

O artigo de Lirene Finkler, Manoela Ziebell de Oliveira e William B. Gomes, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento da UFRGS, aborda uma temática atual e extremamente preocupante, a negação dos riscos de contágio e suas conseqüências nas práticas preventivas de casais sorodiscordantes para o vírus HIV.

O artigo de Kátia Bones Rocha, Mariana Calesso Moreira e Viviane Ziebell de Oliveira, pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, examina outra temática contundente, a experiência da adolescência em portadores de fibrose cística, uma doença crônica severa caracterizada pela necessidade de intenso controle médico.

O estudo de João Fernando Rech Wachelke, Alexsandro Luiz de Andrade e Jean Carlos Natividade, acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, investiga a percepção de estudantes de psicologia sobre a conduta ética de psicólogos e aponta problemas na reputação da atuação psicológica na medida em que os respondentes avançam nos anos de formação.

A pesquisa de Márcia Michele de Souza e Rita Petrarca Teixeira, colaboradoras do Curso de Psicologia da ULBRA-Gravataí, revela as características do bom psicoterapeuta na percepção de pacientes e profissionais.

As reflexões de Asceneth María Sastre Cifuentes, Professora da Universidade Santo Tomás (Bogotá - Colômbia) trazem inquietações e sugerem novos horizontes para a investigação em psicologia clínica.

Lílian Cruz e Neuza Guareschi, pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e da Personalidade da PUCRS, nos trazem uma revisão crítica das concepções psicológicas da infância.

E, por fim, Cláudia Androvandi, Maria Lucia Tillet Nunes, pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUCRS, apresentam um estudo sobre o desempenho cognitivo de escolares com hipotireoidismo congênito.

Este número da Aletheia é o resultado do esforço conjunto dos editores, autores, consultores, direção do curso de psicologia e colaboradores da ULBRA no sentido de manter a qualidade e a periodicidade desta publicação. Convidamos a comunidade científica da psicologia a participar deste processo, a fim de que possamos consolidar este periódico como um veículo de promoção e desenvolvimento da pesquisa em psicologia no Brasil.

 

Os editores

Creative Commons License