SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Dividiendo la atención entre dos objetivos: una revisión sobre el efecto de piscar atencional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Aletheia  n.22 Canoas dez. 2005

 

EDITORIAL

 

A Aletheia é o resultado do trabalho colaborativo de pesquisadores, profissionais, editores, conselheiros editoriais e consultores ad hoc, que, com o apoio fundamental da Universidade Luterana do Brasil, se articulam num processo de compromisso com a produção e divulgação do conhecimento científico em psicologia. Os artigos encaminhados a Aletheia passam por processos de revisão e avaliação realizados por consultores com autoridade reconhecida na área de conhecimento enfocada por cada trabalho. Estes procedimentos visam garantir a qualidade dos textos oferecidos à comunidade, bem como estimular o aprimoramento da produção científica nacional. Os pareceres realizados por nossos consultores têm o objetivo de estabelecer uma cultura de diálogo e responsabilidade perante o espaço coletivo da divulgação de idéias e compartilhamento de resultados de pesquisa. Neste processo é essencial cultivar a tolerância e a humildade necessárias ao trabalho contínuo de aprendizagem que é oportunizado através das solicitações de esclarecimentos e de alterações feitas pelos consultores e conselho editorial. A ciência é uma tarefa que requer a premissa de que o conhecimento pode ser alcançado se admitimos as imperfeições, ou mesmo a ignorância, inerentes a nossa condição de seres humanos. Este é o grande desafio, não somente da empresa científica, mas de toda ação humana, que só adquire sentido quando está conectada com as demandas da vida social. E a principal demanda da sociedade contemporânea é a tolerância, o respeito à diversidade, o compromisso com a melhora das relações entre culturas e nações. A ética científica pode exercer um papel importante neste sentido. O cientista por vocação é um indivíduo que está aberto a sentir dúvidas, a questionar as suas verdades, a perguntar-se constantemente se não estaria esquecendo de considerar alternativas de olhares e perspectivas sobre os fenômenos que investiga. Isto se torna mais imprescindível quando tratamos das ciências humanas, preocupadas com o entendimento da produção, manutenção, transformações e efeitos comportamentais das realidades construídas socialmente.

Por fim, aproveitamos a oportunidade para informar que a Aletheia obteve conceito A como periódico de âmbito nacional na área da psicologia na última avaliação feita pelo sistema QUALIS-CAPES. Agradecemos a todas as pessoas que, ao longo destas 22 edições, agregaram esforços para que esta conquista fosse possível. Esperamos que a comunidade científica acolha com entusiasmo este resultado e que mais colegas venham participar da consolidação e do enriquecimento da Aletheia. Desejamos uma boa leitura!

 

Os editores

Creative Commons License