SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Contornando as grades do manicômio: histórias de resistências esculpidas na instituição total índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Aletheia  n.28 Canoas dez. 2008

 

RESENHA

 

Resenha do livro El Síndrome de Quemarse por el Trabajo (burnout)

 

 

Paulo Cesar Porto-Martins*

Universidad Autónoma de Madrid

Endereço para correspondência

 

 

O livro “El Síndrome de Quemarse por el Trabajo (burnout)”, lançado no ano passado pela editora Pirámide, discorre sobre a síndrome de burnout e sua expressão em diferentes grupos profissionais contando com a coordenação de Pedro R. Gil-Monte e Bernardo Moreno-Jiménez.

A obra está dividida em três partes, com a participação total de quarenta e oito autores de diversos países, sendo trinta e um espanhóis, quatro argentinos, quatro cubanos, dois portugueses, dois mexicanos, um brasileiro, um colombiano, um venezuelano, um uruguaio e um norueguês. Esta quantidade e diversidade de autores, todos em posição de destaque em seus respectivos países, é um dos principais fatores enriquecedores desta obra.

A primeira parte do livro consiste no conjunto de cinco capítulos, todos eles elaborados por pesquisadores espanhóis de reconhecimento acadêmico com relação ao tema proposto.

O primeiro capítulo é escrito por Pedro R. Gil-Monte, um dos coordenadores do livro, e trata dos aspectos históricos mais relevantes da síndrome de burnout, isto é aborda a evolução sobre o assunto desde a década de 70, quando começam os primeiros estudos.

O segundo capítulo é de autoria do outro coordenador da obra, Bernardo Moreno-Jiménez, o qual centraliza o texto na temática da avaliação da síndrome de burnout, assim como seus principais instrumentos e características. Como anexo a este capítulo, consta o instrumento de avaliação “Cuestionário Breve de Burnout” de sua própria autoria, assim como as instruções para aplicá-lo e corrigi-lo.

Os últimos três capítulos desta primeira parte estão voltados para a prevenção da síndrome de burnout, a importância da auto-eficácia no processo preventivo e às estratégias de prevenção da mesma.

A primeira parte desta obra consegue abordar os temas que envolvem a síndrome de burnout e, apesar da grande quantidade de dados e informações, mesmo leitores com pouco conhecimento sobre o tema conseguem ter plena compreensão do que é burnout e formas de prevenir-lo. Para os investigadores com maior ciência no tema, esta primeira parte é imprescindível, tanto para uma revisão como para atualização das mudanças e avanços recentes no estudo que burnout vem sendo submetido.

A segunda parte é constituída de onze capítulos. Sendo cada capitulo atribuído a um autor de renome na área em seu país, focando uma categoria profissional diferente. Procurou-se abranger os países latino-americanos e alguns europeus.

Os temas abordados ao longo destes capítulos envolvem a síndrome de burnout nas seguintes categorias laborais: policiais, militares em missão de paz, enfermeiros, profissionais da área da saúde, bancários, psicólogos, árbitros/juízes e profissionais do setor de turismo. Merece maior destaque o capítulo de autoria de Benevides-Pereira, o qual trata sobre a síndrome de burnout no Brasil e sua expressão no âmbito médico.

Esta segunda parte fornece informações detalhadas às pessoas que possuem interesse específico sobre a síndrome em determinada área, pois, os capítulos são centralizados em pesquisas com amostras e respectivas particularidades da população estudada.

A terceira parte do livro é constituída por nove relatos de caso, todos com a participação na autoria de Pedro Gil-Monte entre outros pesquisadores. Esta é a parte mais curta do livro e ilustra a síndrome de burnout empregando relatos de casos reais. A inclusão destes casos fornece um rico material tanto para aqueles que se dedicam à psicologia clínica quanto para pesquisadores.

Em seu todo, esta obra se mostra como uma importante ferramenta para aqueles que desejam conhecer a síndrome de burnout. Como para os que pretendem se aprofundar nos seus estudos, sendo uma grande oportunidade principalmente aos professores da área.

Na era em que os artigos científicos ganham destaque sobre os livros, por suas características próprias como o rigor utilizado para sua publicação, livros como este, nos alertam para obras de extrema qualidade e que merecem ser citadas por pesquisadores que estudam o tema.

 

 

Endereço para correspondência
E-mail: paulocpmar@yahoo.com.br

Recebido em abril de 2008
Aceito em agosto de 2008

 

 

* Paulo Cesar Porto-Martins: psicólogo, especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário (PUCPR), doutorando pela Universidad Autónoma de Madrid.

Creative Commons License