SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Experiences of a department of psychology at a legal aid practiceProtecting coexistence in the school: a proposal of community intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.33 Canoas Dec. 2010

 

RESENHA

 

O caminho da avaliação neuropsicológica1

 

 

Ana Lúcia Fedalto; Amer Cavalheiro Hamdan

Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Endereço para contato

 

 

De que maneira a memória de uma pessoa é afetada por uma lesão cerebral decorrente, por exemplo, de um acidente automobilístico ou de uma doença neurodegenerativa? Quais são as capacidades cognitivas preservadas? Quais são as capacidades alteradas? Essas e outras perguntas constituem o campo da neuropsicologia, ciência que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento, em particular as disfunções cognitivas decorrentes de lesões cerebrais.

A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação utilizado por especialistas com o objetivo de compreender o funcionamento cognitivo-cerebral. A investigação é realizada mediante a aplicação de uma bateria de testes psicométricos que permitem observar uma determinada função cognitiva e sua manifestação comportamental. O caráter abrangente dessa investigação exige uma formação especializada. Para o profissional interessado nesses assuntos, qual o caminho a buscar? A recente publicação do livro Avaliação Neuropsicológica oferece um caminho seguro a seguir.

O livro foi escrito por 104 autores de diferentes especialidades (psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional e pedagogos) e revela o caráter interdisciplinar da avaliação neuropsicológica. Cinco grandes temas são abordados em 49 capítulos, contribuindo de maneira significativa para uma melhor compreensão sobre a avaliação neuropsicológica no Brasil.

O primeiro grande tema tratado no livro, psicometria, é uma introdução ao conceito de neuropsicometria, analisa conceitos como: modelo clássico e análise de Rasch (capítulo 01); os modelos monotético e idiográfico (capítulo 02) e as ferramentas para a elaboração de instrumentos de medida (capítulo 03). O segundo grande tema, princípios gerais e domínios específicos, aborda as questões gerais e os princípios da avaliação neuropsicológica (capítulo 04) e análise de áreas específicas de investigação, tais como: o neuropsicólogo e seu paciente, inteligência geral, linguagem, memória, atenção, exame das funções executivas, praxia e visuoconstrução, matemática, dificuldade específica de aprendizagem da leitura e escrita, comportamento motor, cognição social, reconhecimento de emoções, teoria da mente, habilidades sociais, e a avaliação da personalidade e sua contribuição à avaliação neuropsicológica (capítulos 5 a 18).

O terceiro tema, ciclo vital, investiga a aplicação da avaliação neuropsicológica em diferentes períodos do desenvolvimento humano: idade pré-escolar, infância, adultez e no idosos (capítulos 19 a 23). O quarto tema, contribuições da avaliação para contextos específicos, analisa questões relacionadas à aplicação e a novas abordagens da avaliação neuropsicológica, tais como: psiquiatria e neurologia infantil, clínica neurológica de adultos e idosos, neurocirurgia, pesquisas em biologia molecular e em neurobiologia das funções cognitivas, práticas forenses, práticas esportivas e sua utilização na educação (capítulos 24 a 32).

O último grande tema, estudos no contexto brasileiro, é uma exposição sobre a utilização de diferentes testes neuropsicológicos no Brasil, destacando-se os seguintes testes: Teste de Atenção visual (TAVIS-3); Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT); Teste da Torre de Londres (TOL); Teste da Torre de Hanói; Teste da Figura Complexa de Rey; Teste Bender (versão B-SPG); Nepsy II; Iowa Gambling Task e Children Gambling Task; Token Test; Bateria Memo, Questionário de Memória Retrospectiva e Prospectiva (PRMQ); Avaliação da Habilidade de Codificação Fonológica e Ortográfica; Avaliação Neuropsicológica de Processamento Lexical para Crianças; Escala de Avaliação de Demência (DRS); Matching Familiar Figures (MFFT-20); Teste de Organização Visual Hooper e Teste de Avaliação da Habilidade Visuoespacial (TAHLVES).

O leitor poderá facilmente observar, que os temas tratados neste livro são variados e abrangentes, descrevendo desde questões básicas até questões avançadas. Como toda obra desta magnitude, o especialista em avaliação neuropsicológica poderá se queixar de que alguns assuntos específicos não foram devidamente aprofundados. Porém, essas limitações são superadas pelas excelentes revisões temáticas.

Avaliação Neuropsicológica é uma obra de referência e contribui de maneira significativa para a formação profissional e para o desenvolvimento de pesquisas em neuropsicologia no Brasil. É indicado para pesquisadores, estudantes, professores de graduação e pós-graduação, e a todos os profissionais da área da saúde no tema da avaliação neuropsicológica.

 

 

Endereço para contato
E-mail: anafedalto@ibest.com.br

Recebido em 28/03/2011
Aceito em 15/08/2011

 

 

Ana Lúcia Fedalto: Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná-UFPR.
Amer Cavalheiro Hamdan: Psicólogo. Doutor em Psicobiologia. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná-UFPR.
1 Malloy-Diniz, L., Fuentes, D., Mattos, P., Abreu, N. e cols. (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed.