SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40À frente da vida: os recém-nascidos prematuros e seus pais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.40 Canoas Apr. 2013

 

EDITORIAL

 

 

Prezado leitor, temos o prazer de publicar mais um número do nosso periódico. Este será um número simples para iniciarmos o ano de 2013. Agradecemos a colaboração dos membros do Conselho Editorial, professores, comunidade científica e, principalmente, dos autores que escrevem em nossa revista. Gostaríamos de convidá-los para continuarem submetendo artigos ao nosso periódico e avisar que estamos recebendo estudos para as próximas edições. Seguindo a linha editorial consolidada pela Aletheia, neste número contamos com um artigo internacional, além de artigos de pesquisa, estudos de atualização, um relato de experiência e uma resenha.

O estudo internacional de Graciela Grandi Camerini aborda a questão dos bebês prematuros e seus pais. Entre os estudos de pesquisa nacionais, contamos com o artigo de Adriana Fleck e César Augusto Piccinini que também abordam a questão do bebê prematuro, tendo como objetivo investigar as representações sobre o bebê imaginário e o bebê real prematuro, no pós-parto, na pré-alta e no 3º mês após a alta. Através de uma pesquisa qualitativa contamos com o estudo de Vanessa Souza Santana e Rodrigo Sanches Peres, que analisam as repercussões psicológicas do tratamento do câncer de mama a partir dos relatos apresentados espontaneamente por mulheres acometidas pela doença durante as sessões de um grupo de apoio; seguindo com as pesquisas qualitativas, apresentamos o estudo de Milena Leite Silva e Dorian Mônica Arpini, com o intuito de compreender o impacto da nova Lei Nacional de Adoção para a prática institucional com foco na relação familiar e instituição. Abordando as questões sobre vítimas de abuso sexual e seus sintomas, temos o artigo dos autores Doralúcia Gil da Silva, Lara Lages Gava e Débora Dalbosco Dell’Aglio. Contamos com mais uma pesquisa qualitativa dos autores Cleber Lizardo de Assis, Érica Barbosa, Elizeu Diniz, Lucineide da Costa Santana, Nádia Valéria Moreira, Simone Muniz de Oliveira e Uiara Diane Costa Lima que aborda as Percepções e Práticas sobre Psicossomática em Profissionais de Saúde de Cacoal e Nova Brasilândia-RO. Os autores Bruna Molina Leal e Clarissa de Antoni realizam uma pesquisa quantitativa visando conhecer a realidade dos CAPS da Região Metropolitana de Porto Alegre; também contamos com a pesquisa quantitativa das pesquisadoras Irani I. de Lima Argimon, Lauren Bulcão Terroso, Marianne Farina, Allana Almeida Moraes, Regina Maria Fernandes Lopes e Karen Luana Malessa Querotti, que abordam a questão da existência de associação entre depressão e adição ao álcool. Ainda compõe esse número o estudo de Vanessa Machado e Manoel Antonio dos Santos, que analisam as vivências familiares de pacientes com reinternações psiquiátricas, a partir do ponto de vista dos próprios pacientes. A investigação das autoras Katia Tarouquella Rodrigues Brasil, Maria Angélica Rodrigues de Barcelos, Alessandra da Rocha Arrais e Carmen Jansen de Cárdenas buscou identificar características e especificidades que permeiam o trabalho psicoterápico com mulheres idosas. Finalizando os estudos empíricos, contamos com o estudo das autoras Sandra Ribeiro de Almeida Lopes e Carolina de João Massinelli que investiga o perfil e o nível de resiliência dos cuidadores informais de idosos com Alzheimer e a questão da institucionalização.

Quanto aos artigos de atualização contamos com o estudo de Maria Consuêlo Passos, Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca e Albenise de Oliveira Lima, que discutem a relação da mãe com múltiplos bebês concebidos por reprodução assistida, baseado na concepção de Winnicott sobre a relação mãe-bebê. Também apresentamos a revisão de literatura dos autores Felipe Quinto da Luz e Margareth da Silva Oliveira referente ao tratamento da obesidade através da terapia cognitivo-comportamental (TCC).

O relato de experiência das autoras Aline Groff Vivian, Claudia Corrêa da Rocha, Kátia Pereira Agra, Claubia Krummenauer, Denise Karlinski Benvenutti, Janine Santos Timm e Fernanda Pasquoto de Souza apresenta uma intervenção em grupo, realizada com pais e cuidadores em uma Unidade de Tratamento Intensiva Pediátrica (UTI) de um hospital, localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

Encerando este número, publicamos a resenha das pesquisadoras Angela Helena Marin e Tagma Marina Schneider Donelli sobre o livro Maternidade e paternidade: A parentalidade em diferentes contextos.

 

 

Profa. Ms. Fernanda Pasquoto de Souza
Editora

Profa. Dra. Aline Groff Vivian
Editora Associada