SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Educational and psychological interventions on psoriasis: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.42 Canoas Dec. 2013

 

EDITORIAL

 

 

Prezado leitor, temos o prazer de publicar mais um número do nosso periódico. Este será um número simples para concluirmos o ano de 2013. Agradecemos a colaboração dos membros do Conselho Editorial, professores, comunidade científica e, principalmente, dos autores que escrevem em nossa revista. Gostaríamos de convidá-los para continuarem submetendo artigos ao nosso periódico e avisar que estamos recebendo estudos para as próximas edições. Seguindo a linha editorial consolidada pela Aletheia, neste número contamos com um artigo internacional, além de artigos de pesquisa, estudos de atualização, um relato de experiência e uma resenha.

O estudo internacional de Leonardo Silva, André Vicente de Carvalho e Gabriel José Gauer trata de uma revisão sistemática sobre intervenções educacionais e psicológicas para psoríase. Entre os estudos de pesquisas nacionais, contamos com o artigo de Alexandre Herzog e Maria Isabel Wendling, que traz a percepção dos psicólogos sobre os familiares de dependentes químicos. Também abordando a questão da dependência de álcool, contamos com o artigo de Andressa de Ávila, Dhiordan da Silva e Margareth Oliveira, sobre as crenças, expectativas e padrão de consumo do álcool por mulheres. Ainda fazendo referência às crenças, apresentamos o estudo de Luciane Patrícia Karlinski e Silvana Frassetto sobre a percepção de idosas acerca das crenças de autoeficácia e envelhecimento saudável. As autoras Débora Senden, Regina Maria Lopes, Roberta Lopes do Nascimento, Lauren Terroso e Irani Argimon realizaram um levantamento do perfil de personalidade de profissionais de atendimento na área da saúde utilizando o teste palográfico. Também fazendo uso de instrumentos psicológicos, apresentamos o estudo de William Cecconello, Francieli Batistella, Suzi Wahl e Marcia Wagner, avaliando os sintomas depressivos e de fobia social em estudantes de graduação. Os pesquisadores Cleber de Assis, Bruna Angélica Borges, Luana Souza e Tatiane Mendes apresentam os resultados de uma intervenção psicossocial de curta duração junto a um grupo de mulheres gestantes usuárias do sistema público de saúde, na cidade de Cacoal-RO. Contamos também com o estudo correlacional sobre diferentes perfis de estratégias de coping de acordo com os traços de personalidade dos autores Tuani Bertamoni, Guilherme Ebert e Vinícius Guimarães Dornelles. Os autores Gabrielle Cobucci, Francisco Antonio Junior e Cristiane Faiad trazem um estudo empírico com o objetivo de identificar, por meio da percepção de gestores de áreas-meio, competências de natureza administrativa e de gestão que são necessárias ao desempenho das atribuições de determinado cargo. Finalizando os estudos empíricos, temos o estudo das autoras Daiana Fidelis e Clarisse Mosmann, abordando a questão da não maternidade na contemporaneidade. Por fim, as pesquisadoras Aline Groff Vivian, Janine Santos Timm e Fernanda Pasquoto de Souza apresentam artigo que trata sobre o serviço-escola de psicologia: caracterização da clientela infantojuvenil atendida de 2008 a 2012, em uma Universidade privada do RS.

Quanto aos artigos de atualização, contamos com o estudo de Marina de Paula e Gustavo Adolfo Mello Neto, trazendo o conceito de identificação através da teoria da sedução generalizada (TSG), de Jean Laplanche, e o artigo dos autores Cristina Beatriz Sayago, Paola Lucena-Santos, Fernanda Ribeiro, Marina Yates e Margareth Oliveira, abordando os fatores protetivos e de risco para o uso de crack e danos decorrentes de sua utilização.

O relato de experiência das autoras Marianne Farina, Lauren Terroso, Regina Maria Lopes e Irani Argimon fala sobre a importância da psicoeducação em grupos de dependentes químicos.

Encerrando esse número, publicamos a resenha do pesquisador Romildo Brusiquese sobre o livro Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores.

 

 

Profa. Ms. Fernanda Pasquoto de Souza
Editora

Profa. Dra. Aline Groff Vivian
Editora Associada

Creative Commons License