SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45The role of education in narrative identity construction of young people: focusing on young adoptees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.45 Canoas Dec. 2014

 

EDITORIAL

 

Prezado leitor, temos o prazer de publicar mais um número do nosso periódico. Agradecemos a colaboração dos membros do Conselho Editorial, professores, comunidade científica e, principalmente, dos autores que escrevem em nossa revista. Gostaríamos de convidá-los para continuarem submetendo artigos ao nosso periódico e avisar que estamos recebendo estudos para as próximas edições. Seguindo a linha editorial consolidada pela Aletheia, neste número contamos com um artigo internacional, além de artigos de pesquisa, estudos de atualização, um relato de experiência e uma resenha.

O estudo internacional dos autores Andre Guirland Vieira, Leanete Thomas Dotta, Claudio Farias e Margarida Rangel Henriques aborda o papel da educação na construção da identidade narrativa em jovens adultos focando em jovens adotados.

Entre os estudos de pesquisas nacionais, contamos com o artigo dos autores Francislaine da Silva e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, que trata sobre a avaliação do repertório de habilidades sociais em crianças com fissura labiopalatina. Já os autores Manoela Fonseca Lüdtke, Daniela Kaufmann Seady e Vânia Maria Fighera Olivo falam sobre a composição de um grupo de trabalho de apoio às equipes da rede básica de saúde, análise em uma situação de desastre incêndio como na boate Kiss, que vitimou 242 jovens, em Santa Maria/RS.

Também contamos com dois artigos abordando o uso de substâncias, que são dos autores Ana Kelen Dalpiaz, Maria Helena Vianna Metello Jacob, Karen Daniele da Silva, Melissa Pereira Bolson e Alice Hirdes, trazendo depoimentos dos usuários de um CAPS AD, e o trabalho dos pesquisadores Maristela Person Cardoso, Rafaela Dall Agnol, Carina Taccolini, Karen Tansini, André Vieira e Alice Hirdes, sobre a percepção dos usuários sobre a abordagem de álcool e outras drogas na atenção primária à saúde. Os autores Denise Rangel Ganzo de Castro Aerts, Giani Terezinha da Costa Scarin Ottoni, Gehysa Guimarães Alves, Lílian dos Santos Palazzo e Ana Maria Pujol Vieira dos Santos apresentam um estudo transversal com objetivo de investigar a prevalência do início da vida sexual e fatores associados em escolares da 7ª série da rede municipal de ensino.

Contamos, também, com o estudo de C. Dias, M. Aznar-Farias e N. R. Oliveira- Monteiro sobre comportamentos antissociais e delitivos em adolescentes. Seguindo a temática dos jovens, Pedro Fabião Moreno e Adriana Benevides Soares falam sobre as expectativas de jovens estudantes brasileiros ao entrarem na universidade. Os pesquisadores Carine Garcia Daniel, Gehysa Guimarães , Denise Ganzo Aerts, Sofia Rieth, Rafael Reimann Baptista e Maria Helena Vianna Metello Jacob trazem uma pesquisa quantitativa sobre a imagem corporal, atividade física e estado nutricional em adolescentes no sul do Brasil.

Neste número, apresentamos também o estudo dos autores Maria Rosalia Gerhardt Neto, Tássita Stefani Selau Medina e Alice Hirdes abordando a temática do apoio matricial em saúde mental na percepção dos profissionais especialistas, além do trabalho Josiane Razera e Denise Falcke, um estudo qualitativo com delineamento de estudo de caso único com o título Relacionamento conjugal e violência: sair é mais difícil que ficar? Por fim, apresentamos o trabalho de Letícia da Silva Kaspper e Lígia Braun Schermann sobre a prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em usuárias de um Centro de Referência de Assistência Social de Canoas/RS.

Quanto aos artigos de atualização, contamos com o estudo de Fabiana Brum Schakarowski, Viviane Ziebell de Oliveira fazendo uma revisão sobre imagem corporal, obesidade e cirurgia bariátrica; já as pesquisadoras Arianne de Sá Barbosa, Layrianne de Sá Barbosa, Lidiane Rodrigues, Karla Loureto de Oliveira e Irani Iracema de Lima Argimon apresentam uma revisão sistemática de artigos que trataram sobre as definições de ser fumante, dependente químico de cigarro e tabagista e os elementos associados a cada definição. Por fim, os autores Mariana Esteves Paranhos, Irani Iracema de Lima Argimon e Blanca Susana Guevara Werlang trazendo como temática o Hardiness em profissionais de primeira resposta: uma revisão sistemática.

No relato de experiência, temos o trabalho dos pesquisadores Clarice Haubert e André Guirland Vieira, que versa sobre símbolos complexos e a construção da identidade na psicoterapia com crianças. Encerrando este número, publicamos a resenha das autoras Rita de Cássia Silva da Rosa e Silvana Soriano Frassetto abordando a reabilitação neuropsicológica na prática clínica.

 

 

Profa. Ms. Fernanda Pasquoto de Souza

Editora

Profa. Dra. Aline Groff Vivian

Editora Associada

Creative Commons License