SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Social skills and academic performance: a comparative study between health and human curses and exact and social applied areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia vol.53 no.2 Canoas July/Dec. 2020

 

EDITORIAL

 

 

Temos a grata satisfação de, juntamente com a publicação do último número de 2020, comemorar 25 anos de existência da Revista Aletheia. Desde 1995, esse periódico vem constituindo-se num canal de divulgação do conhecimento científico produzido por centenas de pesquisadores, de inúmeras instituições nacionais e internacionais, abordando uma vasta gama de temas importantes em Psicologia, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade. Parabéns a todos nós, envolvidos nessa empreitada!

No presente número, contamos com quatorze textos: três artigos empíricos em Promoção da Saúde, três artigos empíricos em Psicologia, dois artigos teóricos, uma revisão sistemática e três relatos de experiência em Promoção da Saúde, um relato de experiência em Psicologia e uma resenha em Promoção da Saúde.

Entre os artigos empíricos em Promoção da Saúde, apresentamos "Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências exatas e sociais aplicadas", de Thaís Cristina Gutstein Nazar, Michele Quaglioto Tartari, Ana Caroline Grassi Vanazi e Andreia Belusso; "Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes - Jogadores de basquetebol", de Kelen Cristina Estavanate de Castro, Ana Clara Garcia Guimarães, Guilherme Junio Silva, Marconi Guarienti, Maria Georgina Marques Tonello, Olímpio Pereira de Melo Neto, Karine Cristine de Almeida e Daniel dos Santos; "Cuidados paliativos na atenção primária à saúde: percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática", de Cinthia Aranovich e Maria da Graça Taffarel Krieger. Ainda na classificação "empíricos", temos três artigos na área da Psicologia: "Averiguando os caminhos da psicoterapia domiciliar", de Gabriele Serur, Eleonora Apolo de Azevedo e Renate Brigitte Michel; "Preditores de depressão em docentes do ensino privado", de Luciana Gisele Brun e Janine Kieling Monteiro; "Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada", de Juliana Aparecida de Paula Schuller, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Paulo de Tarso Nazar, Cléria Maria Lobo Bittar e Maria Georgina Marques Tonello.

Os artigos teóricos deste número são dois, ambos em Promoção da Saúde. O primeiro intitula-se "Perfil sociodemográfico, judicial e experiências na família de origem de homens que cumprem pena por estupro de vulnerável", escrito por Caroline Velasquez Marafiga e Denise Falcke. O segundo, de autoria de Luciano Aparecido Pereira Junior e Regina Célia de Souza Beretta, intitula-se "Legislações e políticas de saúde na redução de vulnerabilidades e uso de drogas: desafios a vencer". Também em Promoção da Saúde, o presente número conta com um artigo de revisão sistemática: "Idoso no Brasil: agressões, políticas e programas públicos - revisão de literatura", cujas autoras são Cassiana Regina Leindecker, Rose Mari Bennemann e Regiane da Silva Macuch.

Na categoria "relatos de experiência", contamos com três textos na área da Promoção da Saúde e um em Psicologia. Os três primeiros são " ‘Barraca do tinder': um relato de experiência sobre a prevenção às IST/HIV junto ao público universitário", de Lucas Monteiro Pellá, Aline Cogo Grzebielucka, Amanda Dal Santo e Gustavo Zambenedetti; "Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal", de Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker e Maria Aparecida Crepaldi; "Residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso: um ano de formação de enfermeiras em atenção hospitalar", de Fernanda Schommer Stein, Renata Simionato, Larissa Borges da Silva, Amábile Rodrigues de Souza Milani, Daniela da Silva Schneider e Solange Machado Guimarães. O relato de experiência em Psicologia intitula-se "O trabalho da psicologia na assistência social: análises a partir de um grupo focal", escrito por Natália Sanches, Tayná Ceccon Martins e Rafael Bianchi Silva.

Por fim, contamos com uma resenha em Promoção da Saúde. Esta intitula-se "Resenha: Acidentes ambientais e planos de contingência", produzida pelas autoras Aline Martini e Carina Letícia Hiining Schneider.

Desejamos a todos uma leitura proveitosa.

 

Dra. Dóris Cristina Gedrat
Editora Chefe

Dra. Fernanda Pasquotto de Souza
Editora Associada

Creative Commons License