SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13A beleza do jogo em terapia grupal de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Interações v.7 n.13 São Paulo jun. 2002

 

EDITORIAL

 

 

Com este número que o leitor tem em mãos, a revista Interações inaugura uma nova fase de sua existência. Acompanhando o movimento ascensional do Programa de Pós-graduação que representa, a revista passou por várias melhorias. O novo projeto gráfico, por exemplo, deu a ela um formato mais atraente e elegante, facilitando o manuseio e a leitura. Mudanças na concepção e condução do processo editorial aparecem nas novas “Normas para os colaboradores” que, em linhas gerais, propõem uma revista mais ágil (recebimento dos originais por E-mail, por exemplo) e enxuta (diminuição do tamanho dos artigos e dos resumos). Cabe mencionar que tais transformações acabaram colaborando para o atraso dos fascículos referentes a 2002, mas que será sanado já no próximo semestre.

Em termos qualitativos, é evidente que pretendemos elevar progressivamente o padrão do material oferecido ao leitor. Isto tem sido possível pelo crescimento significativo do número de originais &– provenientes de todas as partes do Brasil &– submetidos ao processo editorial. Acreditamos que o interesse dos autores por nossa publicação tem que ver com a boa pontuação obtida na avaliação CAPES e com alguns dos indicadores nela incluídos (como uma ampla rede de distribuição, por exemplo). A linha editorial segue norteando com nitidez nossas opções: incrementar e divulgar a produção de conhecimento histórico-crítico sobre diversas temáticas de interface social que gravitem em torno da Psicologia, mas que compartilhem questões epistemológicas, metodológicas e éticas com áreas afins.

Abrimos este número com a tradução de um artigo de Alberto Eiguer, importante interlocutor internacional de nosso Programa, sobre a estética do jogo infantil. Os dois artigos seguintes pretendem discutir a ontologia subjacente à noção de subjetividade, bem como as raízes das filosofias pós-modernas, que tão radicalmente puseram em xeque a noção de sujeito. O bloco composto pelos três próximos artigos é atravessado pela apresentação e debate de temas bastante atuais: os efeitos das práticas de avaliação do ensino superior brasileiro sobre os docentes universitários; a paternidade na adolescência e suas implicações para a relação pai-criança; as dificuldades e impasses do movimento feminista, personificados na figura de uma militante. Por fim, um instigante trabalho que aproxima a estrutura narrativa do romance policial com o método de investigação psicanalítico.

Assim, chegamos ao sétimo ano de Interações com ânimo renovado e ampla disposição para continuar veiculando o que de melhor se produz na seara dos estudos científicos em psicologia. Para isso, reafirmamos nosso interesse em ampliar os intercâmbios e parcerias com todos aqueles que, como nós, apostam na produção e circulação do saber como via preferencial para a transformação.

COMISSÃO EDITORIAL