SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14The financial crisis argentina, read from the point of view of politics and the history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Interações vol.7 no.14 São Paulo Dec. 2002

 

RESENHAS

 

 

Ricardo Mendes Mattos1

Universidade São Marcos

Endereço para correspondência

 

 

BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (orgs.) Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001. 224 p.

Considerando os mais de cem anos de existência da Psicologia, será que ainda há necessidade de se discutir o fenômeno psicológico como objeto de estudo dessa área do conhecimento? Diante de diversas abordagens, cada qual contando com tantos pensadores geniais, qual o proveito de se discutir a responsabilidade social do psicólogo em suas intervenções? Pondo em pauta essas e outras discussões, a equipe de Psicologia Sócio-Histórica da Faculdade de Psicologia da PUC-SP – além da participação do estudioso cubano Fernando Gonzalez Rey – apresenta essa profícua e instigante obra.

O livro é uma coletânea de textos produzidos por esses autores, munidos da experiência de mais de duas décadas de docência, que conta com 12 capítulos dispostos harmonicamente em três partes fundamentais.

O intuito primordial desses escritos é a apresentação sintética e articulada da Psicologia Sócio-Histórica, posicionando-se como uma perspectiva crítica na abordagem do fenômeno psicológico. Tal vertente situa-se no âmbito da Psicologia Social e é uma das correntes significativas desta disciplina. Inspira-se nos trabalhos de autores como Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Luria (1902-1977) e Politzer (1835-1920), que procuraram transportar a filosofia materialista histórica e dialética (articulada sobretudo por Marx e Engels) para a Psicologia.

A primeira parte do livro pretende elaborar os ditames teóricos que alicerçam a Psicologia Sócio-Histórica. Assim, Bock (como em sua obra Aventuras do Barão de Münchhausen na Psicologia) inicia o capítulo 1 analisando o contexto histórico do surgimento da Psicologia. A autora dirige ferrenhas críticas à forma pela qual diversas abordagens psicológicas têm analisado o indivíduo como um ser abstrato, posto que fora de suas bases concretas; isolado, pois que avulso de seu contexto social e relacional; e estático, na medida em que é concebido como uma substância rígida e imutável, desprovido da metamorfose inerente ao real. No bojo dessas inferências, a Psicologia surge como disciplina bastante marcada pelo prisma liberal e capitalista, vinculado por sua vez à lógica metafísica do positivismo preponderante nas ciências naturais da época, que contemplava o ser humano como portador de uma natureza fixada como algo “dado”. Por conseguinte, era crível a igualdade entre os homens que justificava a responsabilização individual pela existência, e escamoteava a disparidade presente no campo das possibilidades humanas em um sistema capitalista de produção, que depende, por sua vez, da desigualdade para sua sustentação. No interior dessa problemática, é apresentada a Psicologia Sócio-Histórica, que promove uma visão crítica e atenta para a necessidade de se enxergar o fenômeno psicológico como inexoravelmente atrelado a um meio sócio-cultural, com o qual trava uma relação dialética: em um mesmo processo o indivíduo forma e transforma a sociedade e, concomitantemente, é constituído e modificado em seu âmago. Elabora-se, portanto, a concepção de homem como sujeito histórico, cujo exercício crítico da cidadania o instrumentaliza para a transformação da realidade posta.

No encalço dos conceitos de Bock, os capítulos posteriores apresentam as principais categorias analíticas que a Psicologia Sócio-Histórica utiliza para perscrutar o homem. Desta forma, Gonçalvez evoca, com maestria, a noção de historicidade para compreender o homem, aludindo a duas necessidades fundamentais: inserir o indivíduo em um contexto social e historicamente determinado, e analisar a ontogênese a partir de sua processualidade, isto é, suas fases de desenvolvimento.

Na seqüência, Furtado promove minuciosa articulação, pertinente à constituição do psiquismo em sua relação com a realidade objetiva. Analisa assim a realidade subjetiva em suas etapas de construção, em um processo ininterrupto de apropriação individual da realidade, mediada pelos sistemas simbólicos nas relações com outros.

Finalizando a primeira parte da obra, Aguiar elucida as categorias da consciência e atividade como pontos centrais para a compreensão da forma pela qual o indivíduo interioriza o mundo em sua materialidade, construindo seu psiquismo e, ao mesmo tempo, empreendendo uma atividade transformadora desse mundo sensível que o engendrou.

Na segunda parte, encontramos a contribuição da Psicologia Sócio-Histórica para o debate metodológico pós-moderno. As contribuições de Gonçalves e Aguiar, nos capítulos 6 e 7, respectivamente, perfazem as raízes históricas das concepções filosóficas que influenciaram o prisma ontogenético e epistemológico das ciências atuais. Enveredando com propriedade pela história da Filosofia, as autoras elaboram as características do materialismo histórico e dialético como matriz filosófica que baliza as pesquisas nessa área da Psicologia Social. Concluindo esta parte, Ozella e Sanchez realizam uma síntese histórica da produção de conhecimento científico gerado na área da Psicologia Sócio-Histórica na PUC-SP.

A terceira e última parte do livro promove importante discussão crítica no que tange à responsabilidade social do psicólogo em suas intervenções que, como todas as ações humanas, transformam a realidade. Neste sentido, Bock instiga os psicólogos a questionarem a (utópica) neutralidade, e convida o profissional de Psicologia a se posicionar como sujeito histórico com responsabilidades sociais. Nesta parte são expostas ainda algumas interessantes aplicações da Psicologia Sócio-Histórica em assuntos como a orientação profissional (a partir das inferências de Aguiar, Bock e Ozella) e sexualidade na adolescência (abordada por Kahhale), bem como as contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para a Psicologia Clínica (Gonzalez Rey). Por fim, temos as articulações referentes aos desafios do ensino da Psicologia Sócio-Histórica (Liebesny e Sanchez).

Em suma, esta coletânea prima por seu coerente encadeamento lógico, na medida em que parte das teorias se detém na metodologia e finda com a aplicabilidade dos conceitos em casos concretos de nossa prática profissional. Trata-se, indubitavelmente, de um excelente livro para situar o psicólogo nas contribuições da Psicologia Sócio-Histórica, assim como para trazer à tona, com propriedade e abertura, debates de conteúdos que interessam a todos aqueles ligados a essa área do conhecimento, independente de sua abordagem teórica. Considerando esse último aspecto, o livro pode ser lido com proveito por qualquer estudante de Psicologia e campos afins, para ampliar seus conhecimentos e, principalmente, para que possa refletir sobre uma visão crítica das teorias psicológicas e de sua prática profissional.

 

 

Endereço para correspondência
Ricardo Mendes Mattos
E-mail: ricardomendesmattos@ig.com.br

 

1Graduando em Psicologia da Universidade São Marcos; Bolsista de Iniciação Científica (FAPESP), com pesquisa intitulada A constituição da identidade do morador de rua no ápice da exclusão social.