SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Implementação de Programa de Psico-Oncologia segundo recomendações internacionais aplicadas em Serviço Público Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Estud. psicol. (Natal) vol.22 no.4 Natal out./dez. 2017

http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170035 

DOI: 10.22491/1678-4669.20170035

 

Caros membros da comunidade científica:

Sentimo-nos impelidas a essa comunicação com o intuito de prestarmos alguns esclarecimentos e satisfações aos nossos autores, consultores e leitores no tocante a eventos que provocaram mudanças substanciais na dinâmica institucional da Estudos de Psicologia (Natal).

Em junho de 2016 houve mudança de Editoria Geral, o que implicou alterações no gerenciamento interno da Revista, incluindo o manejo dos seus recursos. Com isso, houve um severo atraso na conclusão de números que deveriam ser enviados à biblioteca SciELO.

Em seguida, a Estudos de Psicologia (Natal) rompeu seu contrato com a agência que realizava o serviço de diagramação dos fascículos e passou a utilizar empresa contratada da UFRN. Essa migração ocorreu em meio a vários problemas de ajustamento aos modelos, ambiente virtual, entre outras peculiaridades da Revista. Novamente, nossa periodicidade foi comprometida em função desses ajustes, o que findou pela, após alguns alertas da SciELO, suspensão da Revista de seu acervo.

Apesar do choque inicial, buscaram-se estratégias para minimizar as perdas e, por fim, o Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) vinculado à Biblioteca Virtual em Saúde – Psi da ULAPSI nos recebeu com toda disponibilidade, reconhecendo a qualidade e a importância de manter um periódico como Estudos de Psicologia (Natal) acessível para a comunidade científica nacional e internacional. Agradecemos especialmente ao Conselheiro Responsável pelo PePSIC do Conselho Federal de Psicologia, Fabián Rueda, e ao Conselheiro Pedro Paulo Bicalho, também do Conselho Federal de Psicologia, pelo generoso esforço em pautar a situação da Estudos de Psicologia como questão central a ser discutida pelo CFP. A partir daí, a solução foi implementada e atualmente estamos em processo de transferência do acervo da Estudos para o PePSIC. Ainda, destacamos que este nº da contou com o apoio financeiro do Edital 1/2017 para Periódicos Científicos Vinculados a Programas de Pós-graduação Filiados à ANPEPP.

As mudanças institucionais não param por aí. Estudos de Psicologia foi reformulada! Após avaliarmos o andamento dos trabalhos, fluxo e demanda, foram realizados ajustes nas seções da revista de forma a torná-las mais objetivas, coerentes e de acordo com o perfil que a revista tem capacidade e competência para manejar. Assim, hoje, Estudos de Psicologia (Natal) conta com as seguintes seções:

1) Psicobiologia e Psicologia Cognitiva

Editores: Arrilton Araújo e Izabel Hazin

2) Psicologia Social do Trabalho

Editores: Alexsandro de Andrade, Tatiana Lucena Torres e Fellipe Coelho Lima

3) Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos

Editores: Ana Ludmila F. Costa e Nelson Gomes

4) Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais

Editores: Raquel Diniz e Fernanda Fernandes Gurgel

Para informações mais detalhadas sobre as seções consultem:

http://pepsic.bvsalud.org/revistas/epsic/pinstruc.htm

Portanto, caros autores, ao submeterem seus manuscritos, chequem em qual seção ele se encaixa e se realmente tem perfil para o nosso periódico. Teremos muita satisfação em recebê-los nesse novo momento da história da Estudos de Psicologia (Natal)!

 

Cordialmente,
Isabel Fernandes de Oliveira; Fívia de Araújo Lopes

Creative Commons License