SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Clinica e metapsicologia de Freud a Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.2 no.2 Ribeirão Preto ago. 1994

 

Editorial

 

 

O tema deste Editorial é a publicação dos CADERNOS DE PSICOLOGIA, embora reconheçamos que o assunto esteja deslocado, aqui. Mais do que simplesmente prestar contas pela demora no lançamento desta publicação, nossa intenção é a de retomar a discussão dos motivos que levaram à proposta dela.

A expectativa inicial era de que enquanto TEMAS EM PSICOLOGIA deveria congregar a publicação de textos aprofundados sobre temas relevantes dentro da Psicologia e, portanto, provavelmente mais voltados para um público de profissionais e de pesquisadores - CADERNOS DE PSICOLOGIA tivesse uma função prioritariamente didática, útil para o uso em cursos de graduação e/ou para a divulgação de novas frentes de atuação do psicólogo. Embora isto não fosse uma exigência, parecia claro que a fonte principal de textos para os CADERNOS DE PSICOLOGIA fossem os cursos ministrados durante as Reuniões Anuais, ainda que material proveniente de outros eventos não fosse descartado, a priori, como candidato à publicação em cadernos. Entretanto, esta expectativa não tem sido realizada; embora sem dados precisos para avaliar o fato, gostaríamos de tecer considerações a respeito.

Uma explicação talvez esteja, por um lado, em nossa falta de hábito de escrevermos com função didática. De fato, a Universidade tem cuidado mais do que se poderia chamar de "texto científico" do que do "texto didático". A natureza dos textos provenientes de cursos ministrados durante as Reuniões Anuais fala a favor desta hipótese. Uma segunda possibilidade - não excludente em relação à primeira - é o esquecimento de que a SBP congrega um grande número de alunos de graduação, bem como de profissionais não-vinculados à Universidade. Tal fato poderia levar nossos autores a ter como intercolutores prioritariamente a "ala acadêmica".

Quaisquer que sejam as razões, no entanto , elas têm impossibilitado a publicação de CADERNOS DE PSICOLOGIA, conforme proposto. O Conselho Editorial está discutindo a questão mas cabe, aqui, um alerta aos nossos colegas, em geral, e aos responsáveis pelos cursos na SBP, em especial: pelo menos até que possamos avaliar a proposta, o lançamento de CADERNOS DE PSICOLOGIA representará uma contribuição inestimável ao ensino e à divulgação da Psicologia, e caberá a nós a concretização deste avanço.