SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3O que é "social" para a psicologia? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.2 no.3 Ribeirão Preto Dec. 1994

 

Editorial

 

 

Com este terceiro TEMAS EM PSICOLOGIA de 1994, concluímos a publicação dos textos referentes à XXHI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, completando, assim, seis publicações. Material suficiente, talvez, para uma primeira avaliação.

Estas publicações resultaram de uma decisão de substituir os antigos Anais das Reuniões Anuais pela publicação, na íntegra, de textos selecionados decorrentes das apresentações lá feitas. Tudo indica que a decisão foi acertada.

Nestes quase 3 anos de trabalho, o feedback que nos tem chegado é altamente positivo, quer de autores, quer de sócios e de leitores em geral. Embora não tenha sido possível, ainda, iniciar a publicação dos CADERNOS DE PSICOLOGIA, temos indicações claras de que TEMAS EM PSICOLOGIA tem cumprido o papel didático inicialmente atribuído aos cadernos. Seja em virtude da distribuição dos exemplares aos sócios, seja pela divulgação que temos feito das publicações junto àbíblioteca de cursos de Psicologia do país, TEMAS EM PSICOLOGIA é uma publicação conhecida nacionalmente.

A correspondência que nos chega semanalmente da parte de não-sócios interessados é considerável e provém não apenas de professores universitários - com maior probabilidade de ter acesso às publicações - mas também de alunos de graduação e de profissionais liberais.

Em vista destes resultados - e tendo o Conselho Editorial conseguido implantar uma sistemática de trabalho - iniciamos uma nova fase marcada pela possibilidade de ampliarmos as fontes de captação de textos para publicação. Esta ampliação - já autorizada pelo Conselho da SBP - precisará, ainda, ser normatizada, mas já ficou claro que ela viabilizará a publicação dos CADERNOS DE PSICOLOGIA, no que o Conselho Editorial já está também trabalhando.

Estes resultados foram fruto de esforços conjugados de um grande número de pessoas. Particularmente, ao encerrarmos este conjunto de publicações do material da XXEI Reunião Anual, gostaríamos de reconhecer publicamente a participação das pessoas que trabalharam como consultores editoriais dos textos publicados nestes três últimos números:

Abigail Alvarenga Mahoney-PUC/SP

Ana Luiza B. Smolka - UNICAMP

Ana Tereza de Abreu Ramos - Cerqueira - UNESP - Botucatu

Antonio da Costa Ciampa - PUC/SP

Edna Maria Marturano - USP - Ribeirão Preto

Gimol Benzaquen Perosa - UNESP - Botucatu

Maria Amália A. Andery - PUC/SP

Maria Amélia Matos - USP

Maria Alice deC. Delira-PUC/SP

Maria Cecília Rafael de Goes - UNICAMP

Maria Luiza Guedes - PUC/SP

Mauro Spinelli- PUC/SP

Raul A. Pacheco Filho - PUC/SP

Roberto Alves Banaco - PUC/SP

Sergio Vasconcelos de Luna - PUC/SP

Teresa Maria AP. Sério - PUC/SP

Creative Commons License