SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Papel do pesquisador como mediador no processo de construção de conhecimento do professor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.3 no.1 Ribeirão Preto Apr. 1995

 

Editorial

 

 

Desde a publicação inicial de TEMAS EM PSICOLOGIA (1993), a Comissão Editorial vem procurando pensar globalmente as publicações da Sociedade Brasileira de Psicologia e aprimorar cada uma delas em todos os seus aspectos. Quando da preparação dos três números publicados em 1994, uma importante modificação na nossa sistemática de trabalho já fora introduzida: a colaboração dos consultores editoriais, aos quais cada trabalho foi submetido. No processo de edição dos números que lançamos agora, corrigimos uma distorção que fora motivada exclusivamente pela falta de tempo e de infra-estrutura da comissão. Até então, só eram encaminhados aos autores pareceres a textos cuja publicação estava condicionada a alterações propostas pelos pareceristas. A partir de agora, passamos a encaminhar todos os pareceres, quer os trabalhos tenham sido aproveitados ou não para publicação. Desta forma, cada autor pode, daqui em diante, contar com o feedback dado ao seu trabalho.

Estes dois procedimentos, básicos em qualquer processo de publicação, são especialmente importantes na publicação de material de cunho científico. Em primeiro lugar, a arbitragem de revistas e periódicos científicos é critério fundamental de seriedade, cobrado pela maioria das agência de fomento à pesquisa e à publicação. Mais do que isto, é necessário garantir que a arbitragem seja feita por membros respeitados da comunidade de pares e segundo critérios claros e públicos. Por esta razão, a Comissão Editorial adotou os seguintes critérios para a seleção dos consultores editoriais:

1. ser professor-doutor, filiado a programa de Pós-Graduação em Psicologia;

2. com reconhecida competência e produção na área/assunto/tema do trabalho sob análise;

3. a decisão final sobre a indicação de um nome deve decorrer do consenso dentre os membros da comissão;

4. a consistência e substância do parecer emitido são avaliadas pela comissão e os resultados constituem critério para que um consultor editorial volte a ser convidado, se for o caso.

Ao mesmo tempo, a devolução do parecer aos autores é parte fundamental do trabalho científico, na medida em que constitui mais um momento de exposição à crítica e uma ajuda da parte de quem, com competência e com isenção, constituise em um leitor privilegiado do texto a ser publicado. E é assim que gostamos de nos sentir, pareceristas que somos todos nós.

Como todo processo de avaliação, porém, a arbitragem por pareceristas terá falhas. Sabemos que critérios de avaliação contarão sempre com vieses (que o treino e a responsabilidade pretendem corrigir). É inegável, também, que por melhor treinados e responsáveis que sejamos também como autores, nem sempre estamos preparados para aceitar a recusa de um trabalho que acreditamos ter sido elaborado com cuidado. Vieses - de parte a parte - tenderão sempre a escurecer um processo que se pretende que seja claro, transparente, e a atribuir ambigüidade onde se espera precisão.

É possível conceber maneiras de reduzir a ambigüidade e de tornar menos viesado o processo de arbitragem. Podemos aumentar o número de pareceristas, ponderar argumentos de pareceres ou mesmo estabelecer uma ponte entre autor e parecerista. Certamente, o resultado chegaria mais próximo do ideal, mas certamente não temos tempo nem recursos para isto, e nossos pareceristas - isto é, cada um de nós - precisariam abrir mais espaço em suas agendas por demais sobrecarregadas.

Entre todas as alternativas, e correndo todos os riscos, preferimos colocar em prática um procedimento viável de arbitragem - mantidos critérios sérios de seleção de pareceristas - que nos ajude a preservar o caráter social do critério último do que seja qualidade científica. O exercício desta socialização, esperamos, nos ensinará a aperfeiçoar critérios e a sermos autores e pareceristas menos viesados e menos ambíguos.