SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Linguagem e cognição: questões sobre a natureza da construção do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.3 no.2 Ribeirão Preto ago. 1995

 

Editorial

 

 

Ao longo destes três anos de publicação de Temas em Psicologia, autores têm nos procurado a propósito de diferentes questões, algumas das quais já analisadas em editais anteriores. Dada a freqüência com que estas questões têm sido colocadas em pauta, parece oportuno discuti-las de forma mais pública.

Conforme já divulgado em inúmeras oportunidades, a decisão de substituir os Anais por Temas em Psicologia e Cadernos de Psicologia tornava completamente desvinculadas as apresentações em atividades científicas durante as Reuniões Anuais e as publicações. Enquanto os textos (isto é, seus resumos) enviados para apresentação são selecionados pela comissão científica designada pela direção da Reunião Anual, o material para publicação é analisado por pareceristas, tendo em vista o mérito de seu conteúdo e sua qualidade editorial. Outra conseqüência desta desvinculação é o fato de não haver compromisso em manter textos em bloco apenas porque assim eles foram apresentados na Reunião Anual (em um simpósio ou mesa-redonda, por exemplo). A leitura deles em conjunto é feita se e somente se houver recomendação para publicação da maioria dos textos de uma mesma atividade; esta leitura em bloco decorre da necessidade de se eliminarem possíveis sobreposições ou repetição de informações.

Uma segunda questão com a qual intermitentemente a comissão se defronta refere-se ao autor que não entrega o texto de sua apresentação para publicação ou, tendo feito a entrega dele, pretende, por diferentes razões, retirá-lo para divulgálo em outra publicação. Embora a comunicação se estabeleça com a comissão editorial, estritamente falando, esta não é a instância para a discussão da questão. Nossa função limita-se a garantir que o material seja analisado e, obtendo parecer favorável, receba tratamento adequado até a sua publicação. Certamente temos opinião sobre o assunto e a emitiremos se e quando consultados a respeito dele. Mas a decisão compete à diretoria e ao conselho da SBP, sobretudo nos casos em que o texto decorre de apresentação em atividade para a qual o participante/autor recebeu financiamento da SBP. Em função disto, nossa política tem sido a de encaminhar tais casos à diretoria.

Se não há compromisso de publicar um texto apenas porque ele foi apresentado durante uma Reunião Anual, o outro ângulo de análise desta relação precisa ser melhor discutido. Trata-se da possibilidade de publicar material não apresentado em uma Reunião Anual, e esta é uma das questões que têm sido colocadas à Comissão Editorial.

Quando da decisão de se iniciarem as publicações dcTemas em Psicologia e de Cadernos de Psicologia (1992), duas diretrizes foram traçadas: a prioridade no aproveitamento do material das Reuniões Anuais, ea possibilidade de se vir a publicar texto não apresentado nelas. Esta questão foi discutida pelo Conselho da SBP, durante a Reunião Anual de 1994, e o que era uma possibilidade foi transformada em um objetivo a ser alcançado(1). A discussão ampliou-se de forma a rever a decisão anterior de só serem contemplados textos provenientes de algumas atividades (conferência, mini-conferência, simpósio, comunicação coordenada, workshop e curso), excluindo-se aqueles decorrentes de apresentação em outras atividades.

Dentre os vários fatores que contribuíram para retardar a concretização desta possibilidade, três foram particularmente importantes: a já presente dificuldade de se publicarem os textos apresentados nas Reuniões Anuais, a necessidade de se localizarem fontes alternativas de financiamento (já que os custos seriam significativamente aumentados) e, finalmente, a decisão de só se mudarem as regras do jogo depois de uma comunicação formal a todos os sócios. Estas questões estão sendo discutidas e avaliadas junto com a diretoria da SBP e esperamos poder publicar, em breve, as decisões a que chegamos.

 

 

1. No contexto da discussão, pesou muito a dificuldade que se vinha tendo para viabilizar a publicação àzCader