SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Relato de uma experiência de ensinar: construindo a relação entre teoria e prática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.5 no.1 Ribeirão Preto Dec. 1997

 

Editorial

 

 

A publicação de periódicos e a realização de eventos científicos são reconhecidas como recursos importantes à comunicação entre os membros de uma comunidade científica. Por seu intermédio, eles não apenas trocam informações e expõem produções teóricas e empíricas, como também se reconhecem e se afirmam. A realização dessas possibilidades permite fazer da ciência um empreendimento público e acumulativo, desenvolvido por indivíduos e grupos que atuam segundo normas compartilhadas. Mesmo considerando que na atualidade as distâncias geográficas e os lapsos temporais podem ser praticamente anulados pelas possibilidades abertas pela comunicação por intermédio da rede mundial de computadores, há que se reconhecer que ainda há espaço para a divulgação da palavra impressa e para os contatos face a face propiciados por congressos. Graças a séculos de tradição cultural, publicações periódicas impressas funcionam como veículo privilegiado do pensamento e da crítica. Eventos científicos, congregando pesquisadores que se encontram em diferentes níveis de especialização, contribuem para o fortalecimento de uma comunidade de pensamento, dão oportunidades para ampliação do contato social entre iguais, abrem chances para aprender por observação, aumentam as possibilidades de auto-avaliação e auxiliam a construção coletiva do conhecimento.

Atenta a essas realidades a Sociedade Brasileira de Psicologia está às vésperas da realização da sua XXIX Reunião Anual, evento que indica o alcance de um apreciável patamar de maturidade. Desde 1992 a Sociedade tem patrocinado a publicação das revistas Temas em Psicologia e Cadernos de Psicologia, até agora destinadas principalmente à veiculação de materiais originais apresentados nas Reuniões Anuais. Espera-se que, a partir do ano 2000, seja veiculada maior quantidade de material que não foi objeto de apresentação nas Reuniões. A participação das diferentes correntes de pensamento, instituições e perspectivas profissionais será de grande valia para a construção de periódicos representativos da pluralidade e da diversidade de interesses representados na Psicologia nacional.

Ainda nesta XXIX Reunião Anual, marcada para outubro de 1999, será apresentado aos sócios um novo conjunto de normas para publicação, visando aumentar o alcance dos periódicos: resumos e palavras-chave em português e em inglês e atenção às normas de indexação em bases de dados de publicações científicas nacionais e internacionais.

A publicação dos três volumes de Temas em Psicologia e de um Cadernos de Psicologia referentes à XXVI Reunião Anual colhe-nos em meio ao cumprimento de tarefas anteriormente assumidas e ao planejamento de mudanças no perfil dos periódicos, tentando torná-los coerentes com os objetivos de uma sociedade nacional e representativos dos interesses da comunidade científica. O atraso com que estes números vêm à lume são indicativos de dificuldades operacionais e financeiras só superadas com o auxílio e a tolerância de todos - autores, assessores, editores e pessoal administrativo -e graças ao apoio da Diretoria da Sociedade. Forçoso é admitir a importância do reconhecimento oferecido pelo Conselho Federal de Psicologia, traduzido no custeio das publicações da Reunião Anual de 1996.

A todos que participaram dos esforços que resultaram nestas edições apresentamos nossos sinceros agradecimentos. Devemos mencionar e agradecer, de modo especial, aos assessores adhoc que atuaram como avaliadores do textos originais:

Ana Maria Almeida Carvalho

Ângela Maria Brasil Biaggio

Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu Branco

Bader Buriham Sawaia

César Augusto Piccinini

Edna Maria Marturano

Fernando de Almeida

Fúlvia Maria B. Rosemberg

Heloísa Dantas, Iray Carone

Jairo Eduardo Borges Andrade

José Aparecido da Silva

José Carlos Zanelli

Júlio César de Rose

Júlio Romero, Lígia Assumpção Amaral

Luiz Cláudio Figueiredo

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

Miriam Marinott

Marta Hübner D'Oliveira

Melânia Moroz

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Nilza Micheleto

Sérgio Antônio da Silva Leite

Sílvia Tatiana Maurer Lane

Sílvia Leser de Mello

Zilma Ramos de Moraes Oliveira.