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Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.6 no.2 Ribeirão Preto ago. 1998

 

A vivência do sagrado e a constituição do self1

 

The sacred experience and the constitution of the self

 

 

Gilberto Safra2

Instituto de Psicologia USP - PUC/SP

 

 


RESUMO

Percebe-se na situação analítica que o indivíduo concebe a dimensão do sagrado a partir da matriz decorrente das diferentes experiências que trouxerem a metamorfose de self, por meio da vivência de encanto. É neste primeiro sentido de realidade - a realidade subjetiva - que o sentido de sagrado parece se constituir no self do indivíduo. É nele que o encanto transformador do self surge e torna-se possibilidade, o que permite que a pessoa possa experimentar esse tipo de vivência ao longo de sua vida. Afirmo que a experiência do sagrado surge antes que o indivíduo tenha qualquer tipo de representação ou concepção sobre o divino. O sentido do sagrado está relacionado a dimensão ôntica do self Poderíamos compreender o sentimento religioso como uma tentativa de busca do sagrado, entendido como o anseio da potência de ser. O divino é concebido como o elemento absoluto, no qual sempre é possível ver refletido o próprio estilo de ser e no qual se estaria, eternamente, na experiência de júbilo e de encanto.

Palavras-chave: sagrado, Winnicott, fenômenos transicionais, teologia, ícone.


SUMMARY

In the analytical situation it is possible to observe that the individual conceives the sacred dimension from the matrix of the different experiences that brought forth the transformation of the self. It is in the first reality sense - the subjective reality - that the sacred sense is founded in the individual's self. It is in this reality sense that happens the enchantment that transforms the self. This allows one to experiment this kind of experience throughout his or her life. I affirm that the sacred experience emerges before the individual has any kind of representation about the divinity. The sacred sense is related to the ontic dimension of the self. We may comprehend the religious feelings as a tentative to reach the sacred, whith the urge to reach the potency of being. The divine is conceived as the absolute element, where is possible to see the reflection of the style of being of the individual, and where it would be possible to have, eternally, the jubilous and the enchantment experiences.

Key-words: sacred, Winnicott, transitional phenomena, theology, icon.


 

 

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1. Comunicação apresentada no Simpósio, A religião e o sagrado: psicologia da experiência religiosa na modernidade e na pós-modernidade, realizado na XXVIII Reunião Anual de Psicologia, outubro, 1998.
2. Endereço: Rua Guimarães Passos, 622 - CEP 04017-031 - São Paulo-SP.

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