SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Concept of autonomy in preschool educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.7 no.1 Ribeirão Preto Apr. 1999

 

Editorial

 

 

Com grande satisfação a Comissão Editorial e a Diretoria da SBP concluíram mais um volume do periódico Temas em Psicologia da SBP, referente ao ano de 1999.

Seguindo a história dos últimos volumes editados, a concretização do processo de publicação dos periódicos desta Sociedade Científica só foi possível graças ao esforço conjunto e continuado da Comissão Editorial e Diretoria da SBP, do Conselho Editorial, dos Consultores Externos e dos Autores. Também de forma semelhante à história anterior, a finalização deste volume não foi isenta de muitas dificuldades de diversas naturezas. Deste universo poderiam ser destacados os sérios limites financeiros, a falta de infra-estrutura e de recursos (material e humano), a renovação de membros da Comissão Editorial, os atrasos significativos nas respostas por parte de alguns autores e consultores, as mudanças no processo de avaliação dos manuscritos (para garantir um critério de apreciação, por parte dos especialistas de área, mais rigoroso e preciso). Porém, tudo pode ser superado ou minimizado com a persistência de muitos que têm o ideal de construir uma publicação da SBP regular e atualizada, representativa da produção acadêmico-científica qualificada de pesquisadores da área da Psicologia.

Superando as dificuldades e perseguindo atingir o critério de excelência para o periódico Temas em Psicologia da SBP, antecipamos, no volume anterior, alguns ajustes para atender a itens relevantes, sistematizados nos critérios de avaliação da CAPES, que visam à melhora da qualidade dos periódicos da área da Psicologia. No volume atual, outras alterações foram implementadas com o mesmo objetivo: novas normas de publicação, processo editorial com a participação de um Conselho Editorial (responsável por um conjunto, em média, de cinco manuscritos) e dois consultores externos para avaliar cada manuscrito. O conselho editorial e os consultores atenderam aos seguintes critérios de escolha: serem especialistas na área da Psicologia compatível com a dos manuscritos terem afiliação institucional diversificada entre as áreas geográficas do país, e não terem participado da mesma atividade da Reunião Anual da SBP da qual se originou o manuscrito.

Progressivamente, desde 1999, configurou-se a necessidade de explicitação de um encaminhamento formal do autor oficializando sua autorização para submissão de seu manuscrito para publicação. Embora as normas anteriores mencionassem que, preferencialmente, seriam publicados os trabalhos provenientes da Reunião Anual de Psicologia da SBP, essa não era condição de exclusividade e de certeza de que o trabalho encaminhado seria aceito incondicionalmente.

No ano de 2001, o encaminhamento de manuscritos para publicação deverá ser feito diretamente à Comissão Editorial da SBP, caso haja intenção de publicação. A meta futura consiste em, mediante a atualização das publicações da SBP, podermos dispor de um periódico com distribuição regular anual, recebendo em fluxo contínuo manuscritos para publicação, inclusive os procedentes das Reuniões Anuais de Psicologia da SBP.

Cabe salientar que todas as alterações de normas de publicação (já implementadas) e metas a serem atingidas foram discutidas, apreciadas e aprovadas em reunião de Diretoria e Conselho da SBP na Reunião Anual de Psicologia realizada em Brasília, em 2000.

O avanço foi significativo, embora ainda existam etapas a serem cumpridas para efetivar o salto qualitativo desejável que permita situar o periódico Temas em Psicologia da SBP no patamar de nossos melhores periódicos nacionais, nível A. O anseio da comunidade científica converge para ampliação de alternativas de periódicos atualizados, estáveis e indexados para que se possa divulgar agilmente, e com visibilidade nacional e internacional, a sua produção intelectual.

O presente volume de Temas de Psicologia da SBP reúne trabalhos apresentados durante atividades desenvolvidas na XIX Reunião Anual de Psicologia da SBP no ano de 1999. Inclui também o obituário do Prof. Luís Fernando Lara Campos, renomado professor da PUC-Campinas, ex-membro da Diretoria da SBP na gestão 1998-1999, que, por um lamentável acidente, interrompeu precocemente sua vida e carreira, em plena atividade.

Subseqüentemente a esse volume, encontram-se em preparação final os primeiros números do Volume 8 de Temas de Psicologia da SBP, referente ao ano 2000.

Com a continuidade do apoio da atual Diretoria da SBP, com a esperança de empenho da nova gestão em 2002 e com suporte financeiro, consideramos plenamente viável a atualização dos periódicos da SBP no próximo ano.

Temas em Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia já se constitui em referência importante na área da Psicologia, devido à relevância dos conteúdos veiculados nos artigos publicados, assim como sua ampla divulgação entre sócios e bibliotecas. Precisaremos, na próxima etapa, garantir a sua maior visibilidade através da indexação em bases de dados internacionais, o que conferirá maior abrangência de circulação da produção acadêmico-científica nela publicada.

 

Comissão Editorial da SBP 2000-2001

Creative Commons License