SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3O desenvolvimento da comunicação no início da vida: estabelecimento, extensão e abreviação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.8 no.3 Ribeirão Preto dez. 2000

 

Editorial

 

 

Celebramos, neste oitavo volume, a conclusão de mais uma etapa na luta contra o tempo para regularizarmos e atualizarmos os periódicos da SBP, cumprindo o objetivo de aprimoramento. Em meio a muitas adversidades, mas também conquistas e esforços de diversos colaboradores, aos quais agradecemos, finalizamos este volume referente ao ano de 2000.

A proposta original consistia na confecção de um volume especial dedicado a artigos sobre projeções da Psicologia para o século que se inicia. Diferentemente dos anteriores, seria um volume dedicado à produção oriunda de outra fonte que não os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais de Psicologia da SBP. Para tanto, após acordo com a Diretoria da SBP, convidamos os programas de Pós-Graduação em Psicologia e os Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), através das respectivas coordenações, para que enviassem textos representativos da produção científica nacional. Foi sugerida decisão livre de autoria e de temática, que poderia constituir-se como uma visão retrospectiva de áreas específicas da Psicologia, apresentando projeções para este novo milênio.

Vários programas de Pós-Graduação e Grupos da ANPEPP responderam ao convite, acenando com a intenção de encaminharem trabalhos, mas poucos artigos chegaram até nós, mesmo após a extensão do prazo para a submissão; por considerarmos relevante a proposta, reiteramos a solicitação de contribuições. No total, foram submetidos 10 artigos, quantidade muito reduzida para a organização do volume especial, compondo três números de Temas em Psicologia da SBP e um de Cadernos de Psicologia da SBP. A idéia inicial foi, então, adaptada e o volume que agora se apresenta inclui contribuições dos Grupos de Trabalhos da ANPEPP, mas também artigos procedentes da Reunião Anual de Psicologia da SBP de 1999 e também trabalhos encaminhados por iniciativa pessoal dos autores. Todos eles passaram pelo processo editorial completo, com avaliação cega por pares.

Em que pese a ausência de artigos oriundos dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, o volume final não fica a dever ao projeto inicial, quanto ao mérito das contribuições que se apresentaram para integrá-lo. No entanto, algumas inquietações permanecem decorrentes dessa experiência de frustração da proposta do volume especial, aspecto ao qual convidamos nossos sócios à reflexão!

Ainda existem algumas etapas a serem cumpridas para atender aos critérios de qualidade relativos a periódicos atualizados, estáveis e indexados. Porém, com suporte, especialmente financeiro, consideramos viável concretizar a atualização dos periódicos da SBP ainda neste ano, pois já se encontram em processo de avaliação por pares os artigos que comporão o volume de 2001, advindos das duas últimas reuniões anuais. Já iniciamos, no ano de 2001, o novo procedimento de submissão de manuscritos diretamente à Comissão Editorial, mesmo aqueles relativos às atividades da XXXI Reunião Anual de Psicologia. Este procedimento visa atingir uma meta futura de dispormos de um periódico, no caso de Temas em Psicologia da SBP, com distribuição regular trimestral (e não mais a publicação simultânea dos três números), o que dependerá também de submissão regular e contínua de artigos para publicação durante o ano, pelos autores.

Certamente a Psicologia suscita a todos nós, profissionais e pesquisadores, um espectro de projeções para o futuro. Entre estas, podemos destacar o fortalecimento de periódicos nacionais de qualidade, com um sistema de avaliação criteriosa dos trabalhos por pares de especialistas da área. Partilhamos o objetivo de veicular conteúdos acadêmicos e científicos comprovados e úteis para o avanço tanto teórico, conceituai e metodológico da Psicologia, como para o campo de aplicação do saber psicológico. Resta-nos o consolo da certeza de estarmos contribuindo, à custa de muitas lutas, para o cumprimento dessa meta, na condição de alicerce para que os pesquisadores, professores e profissionais da área da Psicologia possam apresentar suas melhores publicações à comunidade acadêmica e científica.

 

Comissão Editorial da SBP 2002-2003

Creative Commons License