SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adolescência e trabalho: enfrentando o presente e esperando o futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.11 no.1 Ribeirão Preto jun. 2003

 

EDITORIAL

 

A publicação deste número de Temas em Psicologia da SBP marca importantes mudanças no periódico, propostas pela atual Comissão Editorial e aprovadas pela Diretoria da SBP e pelo seu Conselho.

Em primeiro lugar, decidiu-se definir a periodicidade de Temas em Psicologia da SBP como uma publicação semestral. Assim, a partir desse Volume 11, relativo a 2003, passamos a publicar dois números por ano.

Em segundo lugar, decidiu-se passar a publicar eletronicamente o periódico, seguindo uma tendência crescente das publicações científicas, tendo em vista a maior agilidade, menor custo e muito maior penetração e impacto que têm as publicações eletrônicas. Para garantir a possibilidade de manutenção do formato em papel, na publicação eletrônica de Temas em Psicologia da SBP há a opção de leitura e impressão dos artigos individualmente ou da totalidade do número publicado em formato PDF, que mantém as características gráficas gerais do periódico.

Finalmente, decidiu-se formalizar que Temas em Psicologia da SBP, como um periódico científico que publica artigos de interesse para a Psicologia, está aberto à submissão de manuscritos por parte de todos os pesquisadores da área que tenham interesse em publicar seus trabalhos neste veículo. Ou seja, o periódico manter-se-á aberto à submissão de manuscritos em fluxo contínuo (as normas para submissão de artigos pode ser lidas neste número) e os manuscritos continuarão passando pelos mesmos procedimentos de avaliação por pares cegos antes de sua aceitação para publicação.

Acreditamos que as mudanças efetuadas em Temas em Psicologia da SBP contribuirão para a busca de excelência e qualidade que tem marcado os esforços da Sociedade Brasileira de Psicologia e contribuirão para o maior impacto do periódico entre aqueles interessados na produção de conhecimento em Psicologia.

Embora o periódico não se defina por um recorte temático, necessariamente, neste Volume 11, número 1, relativo a 2003 publicamos um conjunto de artigos em torno do tema adolescência.

Agradecemos aos autores e consultores pela (quase infinita) paciência com os prazos impostos e fazemos votos que com as mudanças aqui propostas de fato Temas em Psicologia da SBP se torne um periódico mais ágil e eficiente, contribuindo mais significativamente para a divulgação de conhecimento em Psicologia.

 

Comissão Editorial da SBP
2005