SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Novas opções, antigos dilemas: mulher, família, carreira e relacionamento no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.12 no.1 Ribeirão Preto jun. 2004

 

EDITORIAL

 

Este primeiro número de 2004 (dentre dois planejados) é o terceiro a ser publicado eletronicamente. Esperamos que a aceleração no ritmo de publicação de Temas em Psicologia da SBP promova em breve a atualização do periódico, uma das metas da atual Comissão Editorial.

Neste número publicamos artigos que foram produzidos a partir de apresentações nos Encontros Anuais da Sociedade Brasileira de Psicologia (de 2000 a 2003) e artigos submetidos diretamente à Comissão Editorial, sobre diferentes temas e a partir de distintas perspectivas teóricas e metodológicas que compõem a psicologia.

Temas em Psicologia da SBP definiu-se como um periódico que é marcado pela diversidade e multiplicidade, em que muitos assuntos e perspectivas distintos são publicados, refletindo a diversidade e multiplicidade da psicologia como uma campo do saber. Deste ponto de vista, o termo Temas, contido no nome da revista, expressaria esta política. No entanto, Temas em Psicologia da SBP sempre pretendeu também — como foi reafirmado pelo Conselho da SBP — ser espaço para divulgação, análise e debate de assuntos e objetos (teóricos, conceituais, metodológicos, ou práticos) de especial interesse para o campo como um todo.

Na tentativa de atender a esta segunda característica iniciamos, nesta edição, a publicação de artigos em uma seção especial, chamada Temas: em debate, uma seção que a Comissão Editorial pretende que seja espaço para a publicação de artigos sobre assuntos de interesse para a área como um todo. Com a nova seção, esperamos publicar sistematicamente artigos sobre questões específicas, escolhidas por terem um caráter suficientemente amplo a ponto de serem potencialmente de interesse a leitores com diferentes interesses.

Neste número o artigo de Temas: em debate trata do sistema de avaliação dos programas de pós-graduação em psicologia, questão que, nos parece, tem relevância para a área que é facilmente reconhecida. Esperamos que este seja o primeiro de muitos Temas: em debate e que sua publicação signifique mais uma contribuição para a comunidade profissional e científica do campo da psicologia.

 

Comissão Editorial da SBP
2005