SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Homenagem a sócio honorário: Isaias Pessotti índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. v.14 n.1 Ribeirão Preto jun. 2006

 

EDITORIAL

 

É com coração entristecido que publicamos o primeiro número de 2006 de Temas em Psicologia. Estamos em luto pela perda inestimável do nosso eterno amigo e colaborador, o Professor Luiz Marcellino de Oliveira, docente e pesquisador da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.

O Professor Luiz Marcellino ajudou a construir e a manter a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Companheiro fiel dos mais rigorosos princípios éticos e humanos, possuía uma incansável dedicação à consolidação do agir e do pensar cientificamente na Psicologia Brasileira.

Desde já, sentimos a enorme falta que a companhia do Professor Luiz Marcellino nos faz e a ele dedicamos esse número da revista. Em nossas páginas, trazemos um texto redigido pelo Professor José Lino Oliveira Bueno na ocasião da Assembléia Geral Extraórdinária da SBP realizada em 17/12/2007, na qual o Professor Luiz Marcellino recebeu o merecido título de Sócio Honorário.

Nessa mesma Assembléia, receberam igualmente o título de sócios honorários a Professora Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira (USP/RP) e o Professor Isaias Pessotti (USP/RP). No presente número, publicamos também as homenagens prestadas pelos sócios da SBP a esses personagens ilustres da Psicologia brasileira por meio dos textos produzidos, respectivamente, pelas Professoras Maria Auxiliadora Dessen e Vera Regina Lignelli Otero.

Na presente edição, o leitor vai encontrar relatos de pesquisa que representam diferentes áreas da Psicologia, para as quais são oferecidas contribuições originais relevantes. A cada número que avançamos, constatamos o amadurecimento do processo de publicação científica em nosso país, refletido na qualidade cada vez mais elevada dos trabalhos que nos chegam.

A propósito, Temas em Psicologia está vencendo o atraso na sua peridiocidade com o apoio e a confiança dos autores que nos submetem um número crescente de trabalhos, os quais estão sendo tramitados com rapidez e rigor editorial. A esse respeito, temos muito a agradecer aos consultores ad doc, identificados ao final desse fascículo, pelas contribuições expressivas que nos têm oferecido.

Por fim, temos ainda a comunicar a inclusão de Temas em Psicologia no banco de Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPsic (http://scielo.bvs-psi.org.br), a qual amplia o acesso dos leitores aos artigos completos publicados na revista desde 2004 (Vol. 13, Número 2). No sítio eletrônico de Temas em Psicologia (www.sbponline.org.br), estão disponíveis todos os números publicados desde 2003. Gradualmente, iremos incluir os números anteriores a essa data, até consolidarmos a publicação eletrônica completa da revista, desde o primeiro número, publicado em 1993.

Desejamos a todos uma excelente e produtiva leitura.

 

Gerson Yukio Tomanari
Editor Responsável
Agosto de 2008

 

 

PS 1 – Representados pelo Prof. Arthur Arruda Leal Ferreira (UFRJ), os autores do artigo “A Psicologia como instrumento de produção de subjetividades” publicado no Volume 12, Número 2, Páginas 145-154, ano 2004 de Temas em Psicologia, comunicam a participação de Myriam de Carvalho Monteiro, então bolsista de iniciação científica, na pesquisa que originou essa publicação. Atendendo ao pedido do Prof. Ferreira, cabe-nos registrar essa nota, ainda que esta não implique em qualquer alteração na autoria do artigo já publicado.

PS 2 – Os leitores mais atentos devem ter observado que passamos a designar nossa revista por Temas em Psicologia, em vez de Temas em Psicologia da SBP. Apesar de a segunda forma de tratamento ter sido por vezes empregada, o registro do periódico, sob o ISSN 1413-289X, dá-se oficialmente pela primeira e original denominação Temas em Psicologia, a qual passaremos a adotar única e exclusivamente.

Creative Commons License