SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Homenagem a sócio honorário: Luiz Marcellino de OliveiraO legado de Paul B. Baltes à Psicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. v.14 n.1 Ribeirão Preto jun. 2006

 

HOMENAGEM A SÓCIOS HONORÁRIOS DA SBP

 

 

Homenagem à sócia honorária: Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira

 

 

Maria Auxiliadora Dessen

Universidade de Brasília

Endereço para correspondência

 

 

A Profa. Dra. Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira é professora titular do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Sua contribuição à Psicologia Brasileira é notória, sobretudo, no que concerne à Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Desde 1954, quando ingressou no curso de graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, até o presente, vem atuando com competência e dedicação à ciência psicológica, com uma produção de inquestionável relevância tanto social quanto científica.

Sua trajetória de formação acadêmica foi marcada por sucessos consecutivos. Em 1958, concluiu o seu curso de graduação e, em 1967, seu curso de doutorado em Psicologia pela University of London, com bolsa do British Council, Inglaterra. De 1972 a 1975, desenvolveu atividades de pós-doutorado na mesma universidade inglesa, tendo sido contemplada com uma bolsa do Social Sciences Research Council, Inglaterra. Em 1983, entre seu primeiro pós-doutorado e o segundo, realizado em 1985 no Laboratoire de Psycho Biologie de L’enfant, França, a Profa. Clotilde foi aprovada em concurso de ‘Livre Docência’ realizado pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. E, desde o ano de 1989, passa a exercer o cargo de Professor Titular desta renomada Instituição de Ensino Superior Brasileira.

São inúmeras as suas contribuições no âmbito da Universidade de São Paulo, entre as quais destaco sua atuação como professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica, de 1962-1972; o exercício da Chefia do Departamento de Psicologia e Educação (1990-1992), a Coordenação de Grupo de Pesquisa do Departamento (desde 1989) e, mais recentemente (desde 2003), sua atuação como membro da Comissão Permanente de Avaliação da USP.

À frente do CINDEDI – Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil, idealizado e implantado por ela, várias dissertações de mestrado e teses de doutorado foram planejadas e desenvolvidas sob sua orientação, contribuindo para o avanço da Psicologia do Desenvolvimento Humano. Foram mais de 30 trabalhos orientados entre dissertações e teses, além das orientações de trabalhos de estudantes de graduação.

Sua influência se faz sentir para além do território nacional, com sua atuação sobretudo na International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD’, com participação em comitês científicos de um número expressivo de Congressos internacionais realizados por aquela Sociedade. Por vários anos, a Profa. Clotilde foi representante da Psicologia do Desenvolvimento na ISSBD, o que muito nos orgulha assim como enaltece a Psicologia Brasileira.

No que se refere à produção intelectual, a Profa. Clotilde tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; quatro livros organizados de 1998 a 2003 e um livro de sua autoria, publicado em 1986. Destaque especial deve ser dado ao livro intitulado Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano, publicado pela Artmed Editora, em 2003. Desde 1979, tem publicado aproximadamente 45 capítulos de livro, alguns destes organizados por pesquisadores estrangeiros de renome internacional. Sua participação em Congressos é expressiva, com mais de 70 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais.

Em sua brilhante trajetória acadêmica, ela recebeu homenagem da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, em 2000, por sua significativa contribuição a esta área da Psicologia. Merece destaque, também, sua atuação como conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2001-2007), e sua colaboração à Psicologia como membro de Conselho Editorial e consultoria ad hoc de artigos científicos dos principais periódicos nacionais e de projetos de pesquisa de agências de fomento, incluindo a FAPESP e o CNPq.

As pessoas que com ela conviveram e convivem até o presente costumam tecer elogios à sua pessoa, destacando qualidades em seus relacionamentos interpessoais, tais como a valorização do outro, a sua abertura e flexibilidade para receber pessoas fora do âmbito do trabalho e na vida particular.

Outro ponto a ser destacado é seu engajamento político desde os tempos remotos. Na época da ditadura ofereceu guarida aos perseguidos. Ao fazer pesquisa, sempre tem em mente a percepção da influência do trabalho cientifico no ambiente social. Sua atuação política abrange os âmbitos do departamento, do campus, da USP, municipal e nacional.

Gostaria de finalizar esta exposição de motivos, ressaltando sua contribuição para a Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP. Além de presidente da SBP no ano de 1976 e de membro do Conselho Editorial da revista Temas em Psicologia, em 2000, sua participação nas Reuniões Anuais da então Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto foi significativa, trazendo novidades como organização, coordenação e busca de financiamentos para eventos pré-congresso; além disso, foi uma das primeiras a propor workshops.

Por tudo isso, a contribuição da Profa. Maria Clotilde Rossetti Ferreira para a Psicologia brasileira é inquestionável, o que justifica plenamente a concessão do título de ‘Associado Honorário pela SBP’.

 

Dessen, M. A. (2006). Homenagem à sócia honorária: Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira. Temas em Psicologia, 14(1), 15-16.

 

 

Endereço para correspondência
Maria Auxiliadora Dessen
E-mail: dessen@unb.br.

Creative Commons License