SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Com a palavra, os editores convidados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. v.15 n.1 Ribeirão Preto jun. 2007

 

EDITORIAL

 

É com imensa satisfação que publicamos o primeiro fascículo de 2007 de Temas em Psicologia.

Este é um número especial, o primeiro de uma série que abordará variados e relevantes temas para a Psicologia. Neste número inaugural, o assunto em questão é a Formação do Professor de Psicologia.

Para a condução do processo editorial desse fascículo, tivemos a felicidade de contar com o trabalho dedicado da Dra. Marie Claire Sekkel, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e do Dr. Sérgio Dias Cirino, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Com muita competência, os editores convidados conseguiram reunir esse conjunto altamente qualificado de trabalhos produzidos por conceituados pesquisadores que se dedicam a analisar a formação do professor de Psicologia.

É nossa esperança que essa obra subsidie e fomente discussões sobre o tema. O momento atual torna imprescindível que repensemos profunda e criticamente o assunto. Currículos de Psicologia estão sendo elaborados e reformulados em todo o país. Precisamos de discussões profícuas que nos enriqueçam, pois a formação do professor de Psicologia não pode mais se restringir à antiga licenciatura definida por algumas poucas disciplinas de caráter estritamente pedagógico, sobretudo sem claras conexões com as demais disciplinas do curso de Psicologia. Temos que reconhecer, enfim, que o ensino de psicologia vai além dos enquadres tradicionais da sala de aula e que novos caminhos precisam ser desbravados. Que essa obra contribua para esses avanços!

Com os votos de uma excelente leitura,

 

Gerson Yukio Tomanari
Editor de Temas em Psicologia

Creative Commons License