SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Defensive hostility and health: psychophysiological cardiovascular functioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.16 no.1 Ribeirão Preto June 2008

 

EDITORIAL

 

A revista Temas em Psicologia tem adotado recentemente a estratégia de elaborar números especiais, sobre alguns temas relevantes na área. Para este número o Prof. Dr. Ricardo Gorayeb da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Conselheiro da Sociedade Brasileira de Psicologia e profissional com ampla experiência em Psicologia Hospitalar e Psicologia e Saúde foi convidado a colaborar na confecção de uma edição especial versando sobre o tema Psicologia e Saúde.

Este número apresenta algumas características singulares, como a ampla diversidade de países e universidades de origem dos autores. Temos autores da península ibérica, Europa, como Estrella Durá, da Universidade de Valencia, Espanha; Rute Meneses, da Universidade do Porto, Portugal e Francesc Palmero, da Universidade Jaime I, Espanha, que lideraram artigos, juntamente com colegas de seus departamentos. Dentre os brasileiros, temos as contribuições do grupo do Laboratório de Psicologia e Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com coordenações de artigos feitas por Nelson Valério, Maria Cristina Miyazaki e Andreia Mara Angelo Gonçalves Luiz; das docentes Maria Rita Zoéga Soares e Maria Luiza Marinho-Casanova da Universidade Estadual de Londrina, Paraná; além de contribuições da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, com Maria Angela Marchini Gorayeb e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com Margareth da Silva Oliveira.

Esta diversidade de origem traz consigo também uma variedade de conteúdos. Os temas variaram desde pesquisas laboratoriais, com estudantes universitários como sujeitos, para avaliar os efeitos de hostilidade defensiva em respostas cardiovasculares, passando por revisão da bibliografia no tema de transtorno de personalidade anti-social. Além disso, apresenta também artigos descrevendo a elaboração de software para avaliação do transtorno dismórfico corporal, relatando a tradução e a adaptação da escala de ansiedade infantil “O Que Penso e Sinto” para o português e incluindo artigos que avaliam efeitos de intervenções. Dentre estas estão: uma avaliação de intervenção em sala de espera de ambulatório de dependência química e uma avaliação do efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros. Outros artigos efetuam uma descrição de um projeto de atendimento a pessoas sexualmente vitimadas e o uso de entrevista motivacional em grupo com alcoolistas e avaliam estresse pós traumático e estratégias de enfrentamento em pais de crianças com câncer e qualidade de vida, ansiedade e depressão na epilepsia. Apesar de não cobrir todos campos de Psicologia e Saúde, esta ampla amostra permite ao leitor uma visão bastante abrangente da área.

Uma característica peculiar de todos estes artigos é que se baseiam em um enfoque analítico-comportamental mostrando, com dados e evidências científicas, a eficácia de atuação em Psicologia e Saúde com esta abordagem, permitindo a replicação de procedimentos pelos leitores.

Esperamos, com este número especial, contribuir para levar informação a pesquisadores e professores, bem como para a formação de alunos e profissionais em treinamento, num esforço para utilizar a ciência na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Ricardo Gorayeb
Editor convidado

Gerson Yukio Tomanari
Editor de Temas em Psicologia

Creative Commons License