SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Prefácio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.19 no.1 Ribeirão Preto jun. 2011

 

Editorial: um número especial da Revista Temas em Psicologia para comemorar os 50 anos da teoria das representações sociais de Serge Moscovici

 

 

É com muita satisfação que apresentamos esse número especial da Revista Temas em Psicologia sobre a Teoria das Representações Sociais. O número, em seu conjunto, comemora os 50 anos desta teoria paradigmática. O presente número especial também comemora algo mais modesto, os 20 anos do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da UFSC.

A Teoria das Representações Sociais (TRS) surgiu com a publicação da tese de Serge Moscovici, sob o título de "La psychanalyse: Son image et son public", no ano de 1961 em Paris. Embora, ainda hoje, a segunda versão desta obra, publicada em 1976, seja colocada pelos livreiros na estante da psicanálise, trata-se de uma obra de psicologia social. E ela resultou na TRS, na qual a psicanálise teve o papel de objeto de estudo, e não de perspectiva para abordar um objeto de interesse.

Cinquenta anos passados (1961-2011), a variedade observada nas vinte pesquisas empíricas apresentadas no presente número especial reflete a capacidade da TRS de inspirar o exame sistemático de questões relevantes para a vida social contemporânea. O número reúne artigos resultantes de pesquisas e de pesquisadores provenientes de diversas instituições públicas e particulares, do Brasil e da Europa.

O prefácio de Serge Moscovici nos surpreendeu com revelações importantes. Para nós, é um presente oferecido por uma pessoa muito especial que se encontra "no mesmo comprimento de onda e na mesma corrente de amizade".

A seção Ponto de Vista traz o artigo de Denise Jodelet, também uma pessoa muito especial e a pesquisadora que se tornou uma referência na difusão desta teoria no Brasil. Seu artigo traz reflexões atuais sobre o que ela denomina "o movimento brasileiro das representações sociais".

Este número está dividido em três partes. A primeira é composta por sete artigos que focam pesquisas realizadas na Europa (Portugal, Itália, França, entre outros países) e apresentam relação com os pesquisadores brasileiros; bem como, na outra direção, pesquisas realizadas no Brasil que também se relacionam com pesquisadores europeus. Importante destacar que essas trocas internacionais assumem dois sentidos: da Europa para o Brasil e do Brasil para a Europa. Os temas estudados são diversos: prevenção da epidemia de AIDS, envelhecimento, cirurgia estética e beleza corporal, o poder na escola, mudanças climáticas e manifestação coletiva; e o fenômeno comum considerado é esta forma de pensamento leigo denominada de representações sociais (RS).

A segunda parte é formada por oito artigos que envolvem, necessariamente, ao menos um, se não vários autores pertencentes ao grupo de trabalho "Representações sociais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). São pesquisas realizadas em diversos Estados do Brasil (Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Tratam de aspectos ligados ao conhecimento cotidiano compartilhado sobre a educação, saúde, memória e aspectos históricos, trabalho e novas tecnologias.

Finalmente, a terceira parte é dedicada ao LACCOS. Nesta, estão presentes cinco artigos oriundos das três linhas de pesquisa nele conduzidas: RS de saúde e doença, do envelhecimento e do corpo. Comemoramos os 20 anos oficiais - sem incluir os seis anos extra-oficiais - deste pequeno laboratório, que emprega o paradigma da TRS para desenvolver ensino e pesquisa da psicologia social. A TRS no Brasil, como argumenta Denise Jodelet, está ligada a um movimento coletivo vigoroso e criativo, do qual o LACCOS é uma pequena parcela, em torno da compreensão do conhecimento cotidiano a respeito de problemas de relevância nacional, como aqueles ligados à saúde, à educação, ao meio ambiente, entre outros.

A realização deste número especial contou com a colaboração da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PGP/UFSC), da Fondation Maison Sciences de l'Homme de Paris por meio do Laboratoire Européen de Psychologie Sociale (FMSH/LEPS), do grupo de trabalho "Representações Sociais" da ANPEPP, e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Representação Social da Saúde (RIPRES). A essas organizações, nossos sinceros agradecimentos.

Por fim, registramos nossa gratidão aos autores, aos pareceristas ad hoc, às assistentes de editoração, Dra. Eliana Isabel de Moraes Hamasaki e Cínthia Freire Stecchini, que contribuíram com muita eficiência e dedicação para a publicação desse número especial.

 

Brigido Vizeu Camargo
Editor Convidado

Gerson Yukio Tomanari
Editor de Temas em Psicologia