SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Effect of context in evaluating a social object: the case of a collective mobilization in FranceBuilding a Brazilian history: the Brazilian past by undergraduate students from Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.19 no.1 Ribeirão Preto June 2011

 

PRIMEIRA PARTE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES INTERNACIONAIS

 

Sobre o GT "representações sociais" ANPEPP

 

About work group "social representations" ANPEPP

 

 

Edson de Souza Filho

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ

 

 

O grupo de trabalho "Representações Sociais" junto à Associação Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) foi um dos principais pontos de partida para a implantação dessa área de pesquisa e intercâmbio universitário no Brasil. Inicialmente, éramos um pequeno grupo de professores ligados a programas de pós-graduação em Psicologia Social. Em um clima de muita animação e engajamento, organizamos projetos e eventos, que marcaram nosso ponto de partida. Nosso primeiro encontro ocorreu em 1990. Nessa época faziam parte do grupo Celso Pereira de Sá, Clélia Nascimento-Schulze, Mary Jane Spink, Ricardo Vieira Alves de Castro, Silvia Friedman e eu. Desde o inicio três focos de atenção e preocupação político-científica se destacaram entre nós e tenderam a manter-se ao longo dessas duas décadas da existência do grupo: Saúde, Educação e Psicologia Social - este último sendo muitas vezes articulado aos dois primeiros e presente em praticamente todos os trabalhos desenvolvidos então pelos seus membros.

Já nas reuniões seguintes do grupo a discussão tendeu a se adensar em termos de teóricos e metodológicos. Isto derivou da rápida implantação dessa abordagem entre nós, assim como de avanços em outros centros de produção na área. Nesse sentido, houve uma colaboração constante por parte de vários membros do grupo com Serge Moscovici, Denise Jodelet e Jean-Claude Abric, entre outros. Tal esforço empreendido redundou em publicações, em que o fenômeno, teorias e métodos de estudo de representações sociais passaram a ser, efetivamente, o eixo principal de trabalho do grupo.

Portanto, de um momento em diante - poderíamos dizer passados uns dez anos -, ficou claro que se tratava de um grupo de trabalho consolidado, dinâmico, capaz de enfrentar a prova dos desafios de um mundo em transformação em várias esferas da vida social; tornando-se um lugar aglutinador para pesquisas e intervenções psicossociais. Para tanto, foi muito importante a incorporação de novos membros, trazendo contribuições teóricas e metodológicas realizadas, assim como colocando questões e demandas referentes a disciplinas vizinhas à Psicologia Social. Assim, o grupo de representações sociais da ANPEPP tornou-se um vetor importante e acabou gerando uma diversidade considerável de interesses de pesquisa e reflexão teórica, o que redundou, mais recentemente, no desmembramento do grupo em dois.

Houve reuniões do grupo regularmente entre 1990 e 2010. Nesse itinerário, fortaleceu-se a vocação do grupo de voltar-se para aplicações fecundas que foram publicadas em revistas e livros de Educação, Saúde, Comunicação, Cultura, Meio Ambiente, Psicologia do Trabalho e Organizacional, entre outras. Esta publicação, comemorativa dos 50 anos da existência do campo de estudos em representações sociais, atesta a historia de um grupo de trabalho no Brasil, vigoroso e maduro, ainda com muitas metas a alcançar.