SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2De quem é essa música?: Influência social nas atitudes perante avaliações artísticasO ser humano e problemas sociais: questões de intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.19 no.2 Ribeirão Preto dic. 2011

 

Equivalência monetária em surdos

 

Monetary equivalence in deaf children

 

 

Priscila Giselli Silva Magalhães; Grauben José Alves Assis

Universidade Federal do Pará - Belém, PA - Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de relações condicionais sobre a produção de equivalência monetária em crianças surdas com diferentes repertórios matemáticos. Participaram 10 crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem repertório matemático). Houve ensino via MTS entre valores em LIBRAS e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de notas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. Houve emergência de relações para a maioria dos participantes. O ensino via CRMTS envolveu relações entre figuras de notas e preços (DB'), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Nos testes em CRMTS, houve variabilidade no responder. Embora não tenha ocorrido generalização do desempenho, houve um aumento significativo nas porcentagens de acerto em relação ao desempenho inicial dos participantes.

Palavras-chave: Controle de estímulos, Equivalência monetária, Crianças surdas.


ABSTRACT

The study aimed to determine the effect of a teaching procedure of conditional relations under the production of monetary equivalence in deaf children with different mathematical repertoires. A total of 10 deaf children were divided into two experimental groups (with and without mathematical repertoire). There was teaching via MTS and between values in LIBRAS and: prices (AB), pictures of coins (AC) and figures of currency notes (AD), followed by tests of symmetry and transitivity. There were emerging relations for most participants. Teaching via CRMTS involved relations between currency notes and prices (DB'), followed by tests of symmetry, transitivity and generalization. In the tests there was variability in responding. Although there was no generalization of performance, there was a significant increase in the percentage of correct answers regarding the participants´performance.

Keywords: Stimulus control, Monetary equivalence, Deaf children.


 

 

Crianças surdas podem apresentar atrasos ou dificuldades tanto no estabelecimento de um repertório de linguagem, quanto no de habilidades matemáticas (Williams, 2000).

Um dos repertórios matemáticos mais importantes para a vida de uma pessoa é o manuseio do dinheiro e para crianças com deficiência a aprendizagem deste tipo de habilidade implica necessariamente na inclusão social das mesmas.

Estudos têm sido realizados com base no paradigma de equivalência de estímulos (Sidman, 1994) com participantes com atraso cognitivo, utilizando o procedimento de escolha com o modelo com resposta construída para verificação da equivalência monetária (Constructed Response Matching to Sample-CRMTS) (Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit, Goyos, Araújo & Nascimento, 2001; Stoddard, Bradley & McIlvane, 1987; Stoddard, Brown, Hurlbert, Manoli & McIlvane, 1989).

Este termo "equivalência monetária" foi definido informalmente por Stoddard et. al. (1989) como "relações entre estímulos de igual valor monetário" (p. 414). Estas relações emergem após o ensino de combinações de moedas a um determinado valor (modelo), ou seja, sem treino explícito.

Já o procedimento de CRMTS trata-se de um arranjo experimental em que há apresentação de um estímulo modelo (palavra, moeda ou preço impresso) seguida pela tarefa do participante de "construir" respostas selecionando letras, moedas ou preços de um conjunto de estímulos para formação de novas palavras ou combinações de valores monetários (Dube, McDonald, Mcllvane & Mackay, 1991; Mackay & Sidman, 1984; Stromer, Mackay & Stoddard, 1992).

Um exemplo deste procedimento envolveria a apresentação do preço impresso "10 centavos" como modelo, respostas corretas de construção poderiam ser, entre outras, tanto selecionar duas "moedas de 5 centavos", ou cinco moedas de "1 centavo" e uma moeda de "5 centavos", como selecionar dez "moedas de 1 centavo".

A seguir serão apresentados alguns estudos que utilizaram o procedimento de CRMTS no ensino de habilidades monetárias.

No estudo conduzido por Stoddard et al. (1987), uma participante adulta com atraso no desenvolvimento cognitivo aprendeu equivalências com moedas (5, 10 e 15 centavos) por meio do CRMTS. Após o ensino de relações entre diferentes moedas a um preço impresso de valor igual, a participante pode então combinar moedas a cada um de seus valores sem treino adicional. O estudo estendeu a pesquisa sobre a formação de classes de estímulos avaliando sua utilidade em uma nova aplicação.

Stoddard et al. (1989) ensinaram habilidades monetárias a três alunos com atraso no desenvolvimento cognitivo com idade entre 16 e 41. Os autores utilizaram três tipos de procedimentos: a) CRMTS; b) exclusão; e c) ensino de emparelhamento com componentes. Inicialmente, foram aplicados pré-testes para identificar o repertório de entrada dos participantes. Em seguida, foi realizado um ensino de CRMTS com moedas, nos valores de 1 a 50 centavos apresentados em múltiplos de cinco. Posteriormente, foi realizado um ensino de emparelhamento de componentes com todas as combinações de moedas não testadas anteriormente e um ensino por exclusão por meio de MTS de combinações entre moedas e preços. Testes de novas relações foram aplicados, por meio do procedimento de CRMTS. Os autores concluíram que o método foi eficiente para o ensino de habilidades monetárias.

No Brasil, um estudo de Rossit e Goyos (2005) investigou equivalência monetária com 11 deficientes mentais. Inicialmente, foram aplicados testes para mapear o repertório de entrada dos participantes. Em seguida, quatro estudos foram conduzidos os quais envolviam um pré-teste para definição da linha de base, o treino de relações condicionais através do procedimento de MTS e aplicação de testes para verificação da emergência e generalização de relações. Por fim, testes de manutenção foram aplicados no terceiro e no sexto mês após o término de cada estudo. O estudo 1 constatou insucesso em tarefas de CRMTS, porém houve sucesso neste tipo de tarefa nos estudos posteriores. Os autores concluíram que os participantes ficaram sob controle do numeral impresso, o qual foi generalizado para diferentes unidades monetárias e também atribuíram à avaliação cuidadosa do repertório de entrada dos participantes e ao delineamento em sequência dos estudos a aprendizagem de habilidades monetárias mesmo sem pré-requisitos prévios.

Outro estudo (Rossit & Goyos, 2009) realizou o ensino a 11 participantes deficientes intelectuais de relações condicionais envolvidas no manuseio de dinheiro. Os estímulos utilizados foram palavras ditadas, numerais impressos, imagens de moedas e notas, componentes da adição, conjunto de moedas, notas e moedas juntas, preços impressos, moedas e notas verdadeiras. Quatro estudos foram conduzidos para o ensino de diferentes relações. O procedimento de ensino foi informatizado. Os resultados demonstraram a emergência gradual das relações em tarefas de CRMTS nos experimentos. A autora concluiu que o desempenho inicial pode ser explicado pela falta de familiaridade dos participantes neste tipo de tarefa o que, posteriormente, o ensino de relações mais complexas nos demais experimentos possibilitou a melhora no desempenho.

É importante destacar que existe uma controvérsia na literatura sobre a importância de pré-requisitos no repertório de entrada dos participantes para a realização deste tipo de tarefa. De um lado, alguns autores defendem a importância de habilidades específicas para aprendizagem de relações monetárias (Stoddard et al. 1987; Stoddard et al. 1989). Por outro lado, alguns autores (Green, 1993; Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit et al., 2001) consideram que o procedimento de ensino seria suficiente para a emergência de relações complexas como equivalência monetária.

Entretanto, em algumas pesquisas (Stoddard et al., 1987; Stoddard et al., 1989), os participantes apresentaram previamente um repertório complexo, não ficando claro qual o grau de funcionalidade das relações a serem ensinadas como parte de um procedimento baseado em equivalência.

Buscando verificar estes pré-requisitos envolvidos no manuseio de dinheiro, Rossit et al. (2001) identificaram diversos componentes, os quais demonstram a complexidade da rede de relações envolvidas neste comportamento. Os autores organizaram uma sequência de ensino, selecionando valores específicos e relações que pudessem favorecer a aprendizagem dessa habilidade. O procedimento de ensino foi conduzido no computador com o auxílio de um software, utilizando como estímulos nomes ditados de números, moedas, notas e preços, numerais impressos, figuras de moedas e notas, componentes numéricos intercalados com sinais da adição, conjuntos de moedas e de notas, moedas e notas reais e preço impresso. Os autores consideram que os componentes do currículo devem ser relacionados entre si, mas que ensinar todas as relações envolvidas nesta rede seria praticamente impossível, destacando a importância do paradigma de equivalência de estímulos para ensino de relações complexas.

Esta característica também foi destacada por alguns autores (Dube et al., 1991; Green & Saunders, 1998; Saunders & Green, 1999; Stromer et al. , 1992) enfatizando a eficiência eficiente no ensino de relações complexas, pois à medida que algumas relações são ensinadas outras emergem sem treino direto.

Portanto, diante da literatura revisada, faz-se necessário então verificar se: 1) indivíduos com diferentes repertórios matemáticos de entrada aprenderiam relações monetárias complexas de modos diferentes, 2) resultados obtidos na aprendizagem de habilidades monetárias em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo poderiam ser generalizados para crianças surdas.

O presente estudo buscou verificar o efeito de um procedimento de ensino de relações condicionais sobre a produção de equivalência monetária em crianças surdas com diferentes repertórios matemáticos.

 

Método

Participantes

Participaram 10 crianças matriculadas em uma Unidade de Ensino Especializada para surdos, todos com surdez neurosensorial congênita e com perda auditiva acima de 91db (surdez profunda), com repertório mínimo em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), isto é, capazes de compreender sinais básicos em LIBRAS como numerais e as instruções gerais utilizadas. Este repertório foi verificado juntamente aos pré-testes iniciais em que, além do repertório matemático, avaliava a compreensão das instruções a serem fornecidas em todo o experimento.

 

Tabela 1

 

Estímulos

Todos os estímulos foram visuais: Conjunto A, composto por valores monetários em LIBRAS; Conjunto B, composto por numerais decimais correspondentes aos preços em centavos e reais; Conjunto C, composto por figuras das moedas; e Conjunto D, composto por figuras de notas (ver Tabela 2).

Ambiente experimental

O ambiente experimental foi uma sala da Unidade de Ensino Especializada, climatizada medindo aproximadamente 4 m2.

Material e equipamento

Na etapa de pré-testes, foram utilizados cartões com numerais arábicos e numerais em LIBRAS, cartões com figuras (quantidades de 1 a 10), com os valores monetários em LIBRAS e com numerais em valores decimais (correspondente aos valores monetários), fichas, moedas reais e notas similares às em circulação no Brasil e 26 produtos usados no teste de simulação de compra e venda.

Nas etapas de ensino e testes, a coleta de dados foi informatizada. Um microcomputador PC com monitor de 15' usando um software (REL 5.3.3 for Windows Versão atualizada - Santos, Silva, Baptista, & Assis, 1997) apresentava os estímulos, o intervalo entre tentativas, animação gráfica e registrava as respostas corretas e incorretas. Além de cada configuração de estímulos em posições aleatoriamente distribuídas.

Procedimento

Levantamento de reforçadores

Os participantes foram selecionados e seus responsáveis assinaram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido conforme a Resolução CNS 196/96 e a Resolução CFP Nº 016/2000. Além disso, a presente pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em Pesquisa em seres Humanos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará.

Utilizou-se um teste de preferência por itens baseado em Fisher et al. (1992) substituindo as instruções orais por LIBRAS. Os itens foram organizados em três categorias: materiais escolares, alimentos e brinquedos, sendo que, utilizaram-se seis itens de cada categoria. Os itens eram disponibilizados aos pares e pedia-se para que a criança selecionasse qual o de sua maior preferência, então, foi feita uma escala de preferência dos itens os quais foram classificados em níveis alto, médio e baixo.

Pré-testes

Pré-teste de avaliação de repertório matemático básico

Este teste baseou-se no Protocolo de Avaliação de Comportamentos Matemáticos Básicos, desenvolvido por Rossit (2003), com adaptação das instruções orais para instruções em LIBRAS e de estímulos auditivos por visuais.

O protocolo envolvia diferentes tarefas: 1) contagem mecânica (recitar numerais de 1 a 10), 2) sequenciar, 3) pegar a quantidade de ficha especificada pela experimentadora, 4) contar fichas, 5) subtrair fichas, 6) escolher cartão com mais figuras, 7) identificar conjunto com menos fichas, 8) identificar cartões com a mesma quantidade de figuras, 9) MTS entre moedas e valores monetários em LIBRAS, 10) MTS entre notas e valores monetários em LIBRAS, 11) MTS entre preços e valores monetários em LIBRAS, 12) MTS entre valores monetários em LIBRAS e moedas, 13) MTS entre valores monetários em LIBRAS e notas, 14) CRMTS com moedas e conjuntos de moedas e notas e conjuntos de notas.

Pré-teste de simulação de compra e venda de produtos

Foram apresentados 26 produtos com diversos valores afixados com adesivos e foram utilizadas moedas reais e notas similares às em circulação no Brasil. O teste envolvia cinco situações: 1) Participante comprava produtos com valor inteiro em centavos (compráveis com uma única moeda), 2) Participante comprava produtos com valores fracionados em centavos (compráveis com mais de uma moeda), 3) Participante comprava produtos com valores inteiros em real, 4) Participante comprava produtos com valores fracionados em real (compráveis com mais de uma cédula ou com cédulas e moedas) e 5) Participante vendia produtos com valores inteiros e fracionados em centavos e em Real. Os produtos deveriam ser comprados, um a um. Nas quatro primeiras situações, o participante deveria entregar o valor correspondente em dinheiro. Na quinta situação, a experimentadora comprava produtos do participante e este devia entregar o troco corretamente. Ambas as etapas de pré-testes ocorreram sem consequência.

Para participar do experimento, as crianças deveriam ter um repertório mínimo de LIBRAS que envolvia a compreensão de instruções básicas usadas no experimento.

Procedimento específico

No delineamento experimental, estavam previstas 18 fases, nas quais foram ensinadas e testadas relações via MTS e via CRMTS.

 

Tabela 3

 

Ensino de relações condicionais por identidade via MTS

Foram ensinadas relações com todos os conjuntos de estímulos por meio de um procedimento de escolha com o modelo móvel, em uma matriz 3x3, com discriminação simultânea. A experimentadora mostrava a tela do computador e fornecia a instrução, em LIBRAS, para que o participante tocasse no estímulo modelo que era apresentado, após cada tentativa, em qualquer célula da tela do monitor. Em seguida, três estímulos de escolha eram apresentados em qualquer uma das oito células restantes e a experimentadora solicitava ao participante que escolhesse o estímulo "semelhante" ao modelo. Caso o participante respondesse corretamente, uma animação gráfica era apresentada por 3s na tela do computador e paralelamente sinais em LIBRAS indicando o acerto. Após cada resposta correta, os estímulos eram reapresentados aleatoriamente na tela do computador. Caso o participante respondesse incorretamente, havia o escurecimento da tela por 3s e os estímulos era reapresentados na mesma posição anterior (procedimento de correção).

Cada valor de uma relação foi apresentado em blocos de 6 tentativas e o critério de acerto foi de 100%. Sendo 72 tentativas para as relações AA e BB e 36 para as relações CC e DD. Uma sessão envolvia um bloco de 36 tentativas. Caso o participante não alcançasse o critério de acerto havia reexposição ao bloco de tentativas por no máximo duas vezes. As sessões tinham duração máxima de 20 minutos e eram feitas, em média, cinco sessões por semana.

Ensino de relações condicionais arbitrárias com o uso do MTS

Os parâmetros com relação tipo de procedimento, configuração da tela do computador, critério de acerto, uso de consequências para respostas corretas e incorretas e duração das sessões foram os mesmos das fases de ensino por identidade, mas envolviam o ensino de relações condicionais entre valores monetários em LIBRAS e numerais decimais (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de notas (AD). Solicitava-se que o participante escolhesse um estímulo correspondente ao modelo. Para a relação AB, foram programadas 72 tentativas e para as relações AC e AD havia 36 tentativas cada. Ver exemplo de configuração de tela nesta fase de ensino na figura 1:

 


Figura 1 - Clique para ampliar

 

Teste de relações condicionais via MTS

Testaram-se relações entre numeral decimal e valores monetários em LIBRAS (BA), figuras de moedas e valores monetários em LIBRAS (CA), figuras de notas e valores monetários em LIBRAS (DA), numerais decimais e figuras de moedas (BC) e figuras de moedas e numerais decimais (CB). A experimentadora mostrava a tela do computador e dava a instrução, em LIBRAS, para que o participante tocasse no estímulo modelo. Em seguida, três estímulos de escolha eram apresentados e a experimentadora solicitava ao participante que escolhesse um estímulo, sem fornecer mais instruções. Os testes eram intercalados com tentativas de linha de base, mas não havia consequências e o participante passava a próxima tentativa independente do responder. Considerou-se emergência de relações quando a porcentagem de acerto foi acima 90%.

Ensino de relações condicionais arbitrárias utilizando o CRMTS

Ensinou-se a relação entre figuras de notas e numerais decimais (DB'), ou seja, a apresentação de uma figura de nota como estímulo modelo e a seleção de componentes de numerais decimais correspondentes ao valor do modelo apresentado.

A experimentadora mostrava a tela do computador e solicitava ao participante que tocasse no estímulo modelo que permanecia fixo na parte superior da tela. Em seguida, estímulos componentes da resposta de construção e dois estímulos de distração eram apresentados na tela. A tarefa do participante era selecionar os estímulos, um a um, até a formação do valor equivalente ao modelo apresentado e pressionar uma janela com a palavra "confirmar", finalizando a tentativa. Uma animação gráfica era apresentada por 3s contingente à seleção correta. Em seguida, havia apresentação da mesma tentativa, mas com os estímulos em posições diferentes. O critério de acerto era responder quatro vezes consecutivas, sem erro. Caso o participante respondesse incorretamente, a tela se escurecia por 3s e os mesmos valores eram reapresentados na tela nas mesmas posições. O ensino envolvia seis valores apresentados em blocos com quatro tentativas consecutivas, totalizando uma sessão com 24 tentativas. Ver figura 2 com exemplo de configuração de tela nesta fase de ensino:

 


Figura 2 - Clique para ampliar

 

Testes de relações condicionais utilizando o CRMTS

Testaram-se relações entre numerais decimais e figuras de notas (BD'), valores monetários em LIBRAS e figuras de notas (AD'), figuras de notas e figuras de moedas (DC'), figuras de moedas e figuras de moedas (CC') e figuras de notas e figuras de notas (DD'). Os parâmetros quanto à configuração de tela do computador e instruções eram as mesmas da fase de ensino, mas não havia consequências para acerto ou erro e o participante avançava para próxima tentativa independente do responder. Considerou-se emergência de relações quando a porcentagem de acerto foi acima de 90%.

Pós-testes com materiais concretos

Nesta fase, o pré-teste de avaliação do repertório matemático básico foi aplicado novamente, seguindo-se os mesmos parâmetros da primeira aplicação. O objetivo foi verificar se ocorreriam mudanças significativas no desempenho dos participantes. Considerou-se emergência de relações quando a porcentagem de acerto foi acima de 90%.

Teste de Generalização

Nesta fase o teste de simulação de compra e venda de produtos foi aplicado novamente, seguindo-se os mesmos parâmetros da primeira aplicação. O objetivo foi verificar se ocorreriam mudanças significativas no desempenho dos participantes e se haveria generalização do desempenho aprendido. Considerou-se emergência de relações quando a porcentagem de acerto foi acima de 90%.

Testes de manutenção

Nesta fase, todos os testes aplicados com o procedimento de ensino informatizado foram novamente aplicados 2 meses após o término do experimento, seguindo-se os mesmos parâmetros da primeira aplicação dos mesmos.

 

Resultados

A tabela 4 apresenta as porcentagens de acerto dos participantes no pré-teste 1. Observou-se que os participantes ADM, AMN, APS, CSS, JCM e TFF tiveram desempenho semelhante entre si, com as mais altas porcentagens de acerto.

 

 

Os participantes DSV, EDS e MSN tiveram a menor porcentagem de acerto na tarefa de recitar de 1 a 10. As tarefas em que a maioria dos participantes obteve baixas porcentagens de acerto foram as de pegar a quantidade de fichas especificada pela experimentadora (3), MTS entre moedas e sinais em LIBRAS (9), MTS entre preços e sinais em LIBRAS (11), MTS entre sinais em LIBRAS e notas (13) e CRMTS com moedas e notas (14).

A figura 3 apresenta as porcentagens de acerto dos participantes nas fases de ensino de relações condicionais em MTS e CRMTS. No ensino de identidade, observou-se que a maioria dos participantes atingiu o critério de acerto da relação AA (valores em LIBRAS) na segunda sessão. Já no ensino das relações BB (preços), CC (moedas) e DD (notas) a maioria dos participantes atingiu o critério de acerto na primeira sessão.

No ensino via MTS da relação entre valores monetários em LIBRAS e numerais decimais (AB), o participante ADM respondeu com 100% de acerto na primeira sessão, atingindo o critério de acerto. Os participantes AMN, CSS e JSO responderam com 86% na primeira sessão, os participantes APS, CSS, JCM e TFF com 97% e o participante EDS com 81%, sendo que, todos estes atingiram o critério na segunda sessão. No ensino entre valores monetários em LIBRAS e figuras de moedas (AC) os participantes AMN, ADM, APS, CSS, EDS, MSN e TFF atingiram o critério de acerto na primeira sessão. Já os participantes DSV, JCM e JSO responderam com 89%, 94% e 89%, respectivamente, e atingiram o critério de acerto na segunda sessão. No ensino da relação entre valores monetários e notas (AD), os participantes AMN, ADM, CSS, DSV e JCM atingiram o critério de acerto na primeira sessão. Os participantes APS, EDS, JSO e TFF responderam com 95% na primeira sessão, MSN com 86% e atingiram o critério de acerto na segunda sessão.

No ensino em CRMTS, a maioria dos participantes atingiu o critério de acerto na segunda sessão da relação DB' (figura de nota-preço impresso), a exceção do participante APS que atingiu o critério na terceira sessão.

Nos testes em MTS, houve emergência de todas as relações para os participantes AMN, ADM, CSS, JCM e TFF. Para APS, houve emergência de relações BA, CA, DA e CB. Para o participantes MSN, houve emergência nas relações CA, DA, BC e CB, para EDS de relações CA, BC e CB e para DSV de relações DA e CB. O participante JSO apresentou responder variando entre 33% e 73% de acerto em todas as relações testadas, portanto, assim como no ensino apresentou mais dificuldades. As menores porcentagens de acerto ocorreram no teste da relação BA (preço-valor em LIBRAS).

Nos testes em CRMTS, observou-se que houve variabilidade no responder. Houve emergência da relação AD' (preço-nota) para CSS, das relações BD' e DD'(nota-nota) para TFF e da relação DB' (nota-preço) para o participante MSN. Para os demais participantes, não houve emergência de relações. Além disso, as relações em que houve menor porcentagem de acerto foram CC' e DC' (Ver figura 4).

Na tabela 5, são apresentadas as porcentagens de acerto dos participantes nos pós-testes. Pode-se observar que, com exceção dos participantes JSO e MSN, houve um aumento na porcentagem de respostas corretas para os demais participantes em relação à primeira aplicação do teste. As tarefas em que a maioria dos participantes obteve altas porcentagens de acerto foram: contar fichas, subtrair fichas, identificar cartão com mais figuras, identificar o conjunto com menos fichas, identificar o cartão com quantidades iguais de figuras, MTS entre moedas e sinais em LIBRAS e MTS entre notas e sinais em LIBRAS. Além disso, na tarefa de CRMTS com moedas e notas, em que os participantes apresentaram maior dificuldade na primeira aplicação do testes, houve aumento na porcentagem de acerto para ADM, AMN, APS, CSS, JCM e JSO.

No Teste de generalização (simulação de compra e venda), os participantes responderam com porcentagem de acerto variando entre 23% e 62%, o que indica que não houve generalização do desempenho. Entretanto, ao se comparar o desempenho neste teste com o desempenho na primeira aplicação do teste de compra e venda, como mostra a figura 5, pode-se observar que houve aumento na porcentagem de acerto para todos os participantes, à exceção de MSN, que manteve o mesmo percentual de acerto.

A figura 6 apresenta as porcentagens de acerto dos participantes nos testes de manutenção. O desempenho foi semelhante àqueles apresentados nos testes iniciais. Nas relações testadas em MTS, pode-se observar que houve manutenção de todas as relações para os participantes AMN, ADM, CSS e TFF. Também houve manutenção das relações DA (nota-valor em LIBRAS) para APS, DSV, EDS e JCM, das relações BC e CB para APS, CSS, DSV, EDS, JCM e MSN, das relações BA e CA para o participante JCM. Para o participante JSO, não havia emergência de relação nos testes iniciais e nos testes de manutenção houve emergência das relações DA e CB.

Nas relações testadas em CRMTS, a maioria dos participantes apresentou aumento nas porcentagens de acerto, embora tenha havido emergência de poucas relações.

 

Discussão

O presente trabalho buscou avaliar o efeito de um procedimento de ensino de relações condicionais sobre a produção de equivalência monetária em crianças surdas com diferentes repertórios matemáticos.

Os resultados apresentados nos pré-testes indicam que os testes de relações onde houve maior número de respostas incorretas foram os de CRMTS envolvendo moedas e notas, o que confirma os dados obtidos por Rossit e Goyos, (2005, 2009) e por Rossit et al. (2001). A ausência de repertório de construção de respostas para formar um valor específico pode explicar os baixos desempenhos neste tipo de tarefa.

Além disso, houve diferenças nos desempenhos entre as tarefas que podem ser explicadas em função dos diferentes níveis de dificuldades das mesmas. Tarefas como pegar quantidade de fichas especificada, contar fichas e subtrair de fichas, nas quais as porcentagens de acerto foram mais altas para a maioria dos participantes, envolvem conceitos concretos em que há correspondência um-a-um entre os componentes, portanto, são tarefas mais simples. Já tarefas como recitar numerais de 1 a 10 e sequenciar, nas quais a maioria dos participantes apresentou mais dificuldades, exigem o conceito de valor (abstrato), portanto, são relações mais complexas. Da mesma maneira, as tarefas de MTS entre valores monetários em LIBRAS e moedas/notas/preços impressos, envolvem relações simbólicas entre estímulos e CRMTS entre moedas e conjuntos de moedas e entre notas e conjuntos de notas envolvem adição de 1 em 1, 5 em 5 e 10 em 10. O que explicaria maiores dificuldades apresentadas pelos participantes neste tipo de tarefa. O que confirma o nível de complexidade envolvida no comportamento de manusear dinheiro (Rossit et al., 2001).

No que diz respeito aos resultados das fases de ensino, pode-se observar que houve o aprendizado de relações em tentativas com MTS para os participantes, confirmando dados da literatura sobre a eficiência deste procedimento na aprendizagem de relações monetárias (Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit et al., 2001; Stoddard et al., 1987; Stoddard et al., 1989).

Nos testes de relações com o uso do MTS, pôde-se observar que houve emergência de relações entre estímulos para a maioria dos participantes. Portanto, estes resultados corroboram os dados na literatura sobre equivalência (Sidman, 1994) e sobre a eficiência do procedimento de MTS no ensino de relações condicionais arbitrárias (Dube et al., 1991; Green & Saunders, 1998; Saunders & Green, 1999; Stromer et al., 1992).

No ensino utilizando o procedimento de CRMTS, o desempenho foi semelhante entre os participantes em que houve necessidade de mais reexposições às tentativas para que os participantes atingissem o critério de acerto, indicando que houve mais dificuldade nestas tarefas em relação às tarefas de MTS. Estes resultados se assemelham aos obtidos por Rossit e Goyos, (2005, 2009) e Rossitet al. (2001). Entretanto, o ensino informatizado mostrou-se eficiente, pois os participantes aprenderam as relações monetárias em CRMTS com um número reduzido de sessões.

Nos testes de relações em CRMTS, também observou-se maior variabilidade no responder para os participantes em relação ao MTS e, embora a construção de respostas tenha emergido, esta não ocorreu de forma consistente entre os participantes e entre os diferentes valores testados, confirmando os dados de Rossit e Goyos (2005, 2009) e de Rossitet al. (2001).

Em relação à importância de pré-requisitos, não houve diferenças nos desempenhos dos participantes. Portanto, os resultados corroboram a hipótese de que a aprendizagem de relações entre estímulos seria independente, ou seja, mesmo que haja um amplo repertório instalado (Green, 1993; Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit et al. (2001).

Os resultados nos testes de generalização também mostraram variabilidade no responder dos participantes. Este desempenho pode ser explicado em função das combinações utilizadas no teste de algumas relações que envolveram um maior número de escolhas e, consequentemente, maior complexidade na tarefa (Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit et al., 2001; Stoddard et al., 1987; Stoddard et al., 1989).

Os resultados dos pós-testes mostram que houve aumento na porcentagem de acerto para a maioria dos participantes, o que indica que o procedimento de MTS e as relações ensinadas parecem ter oferecido requisitos para o desenvolvimento de tal desempenho (Rossit & Goyos, 2005, 2009; Rossit et al., 2001).

Nos testes de manutenção, houve emergência de poucas relações em CRMTS, mas o desempenho foi similar ao apresentado nos testes iniciais, o que aponta para a manutenção das classes estabelecidas (Saunders, Wachter & Spradlin, 1988).

Conclui-se que os resultados demonstraram a aprendizagem de relações condicionais envolvendo valores monetários em LIBRAS e numerais decimais, figuras de moedas e figuras de notas em crianças surdas independentemente das diferenças em seu repertório inicial. Neste sentido, o trabalho mostra-se pioneiro ao ensinar repertórios importantes não só academicamente, mas para a vida social e profissional de pessoas surdas.

Entretanto, permanece uma lacuna quanto à aprendizagem de relações com maior nível de complexidade. Dentre as variáveis que podem ser investigadas destacam-se: a sequência de ensino de relações condicionais via CRMTS para crianças surdas; a identificação de pré-requisitos importantes nesta aprendizagem; investigações de outras possíveis fontes concorrentes de controle de estímulos sobre a construção de respostas.

 

Referências

Dube, W. V., McDonald, S. J., Mcllvane, W. J., & Mackay, H. A. (1991). Constructed-response matching to sample and spelling instruction. Journal of Applied Behavior Analysis, 24,305-317.

Fisher, W, Piazza, C. C., Bowman, L. G., Hagopian, L. P., Owens, J. C., & Slevin, I. (1992). A comparison of two approaches for identifying reinforcers for persons with severe to profound disabilities. Journal of Applied Behavior Analysis, 25,491-498.

Green, G. (1993). Stimulus control technology for teaching number/quantity equivalences. Conference of The National Association For Autism, Proceedings (pp.51-63). Melbourne: Victoria Autistic Children's & Adults' Association.         [ Links ]

Green, G., & Saunders, R. R. (1998). Stimulus equivalence. In K. A. Lattal & M. Perone (Eds.), Handbook of research methods in human operant behavior (pp. 229-262). New York: Plenum.         [ Links ]

Mackay, H. A., & Sidman, M. (1984). Teaching new behavior via equivalence relations. In P. H. Brooks, R. Sperber & C. McCauley (Eds.), Learning and cognition in the mentally retarded (pp. 493-513). New Jersey: Erlbaum.

Rossit, R. A. S. (2003). Matemática para deficientes mentais: contribuições do paradigma de equivalência de estímulos para o desenvolvimento e avaliação de um currículo. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.         [ Links ]

Rossit, R. A. S., & Goyos, C. (2005). Contribuições da Análise do Comportamento para o ensino de matemática para indivíduos com deficiência mental. In H. J. Guilhardi, & N. C. de Aguirre (Orgs.), Sobre comportamento e cognição (Vol. 16, pp. 230-250). Santo André: Esetec.

Rossit, R. A. S., & Goyos, C. (2009). Deficiência intelectual e aquisição matemática: currículo como rede de relações condicionais. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13 (2),213-225.         [ Links ]

Rossit, R. A. S., Goyos, C., Araujo, P. M., & Nascimento, M. H. (2001). Ensino de valores monetários através de escolha de acordo com modelo de componentes e resposta construída (crmts) para adultos portadores de deficiência mental. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia - A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino, Rio de Janeiro-RJ, p. 53.

Santos, A. S L., Silva, A. M. M. V., Baptista, M. Q., & Assis, G. J. A. (1997). REL 1.0: Sistema computadorizado para o ensino de discriminações simples e condicionais. Ribeirão Preto, SP: Resumos de Comunicações Científicas (p.192) da XXVII Reunião Anual de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia.         [ Links ]

Saunders, R. R., & Green, G. (1999). A discrimination analysis of training-struture effects on stimulus equivalence outcomes. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 72,117-137.

Saunders, R. R., Wachter, J., & Spradlin, J. E. (1988). Establishing auditory control over an eight-member equivalence class via conditional discrimination procedures. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 49,95-115.

Sidman, M. (1994). Equivalence relations and behavior: A research story. Boston: Authors Cooperative, Inc. Publishers.

Stoddard, L. T., Bradley, D. P., & McIlvane, W. J. (1987). Transitions in mental retardation. In J. A. Mulick & R. F. Antonak (Eds.), Issues in therapeutic intervention. Vol. 2. Norward: Albex Publishing Co.         [ Links ]

Stoddard, L. T., Brown, J., Hurlbert, B., Manoli, C., & McIlvane, W. J. (1989). Teaching money skills through stimulus class formation, exclusion, and component matching methods: Three case studies. Research in Developmental Disabilities, 10,413-439.

Stromer, R., Mackay, H. A., & Stoddard, L. T. (1992). Classroom application of stimulus equivalence technology. Journal of Behavioral Education, 2 (3),225-256.

Williams, K. D. (2000). Teaching pre-math skills via stimulus equivalence procedures. Master thesis. Southern Illinois University at Carbondale.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Rua José Marcelino de Oliveira, 612
Cep: 67030-170
Telefones: (91) 3255-1408 / (91) 8144-0474
E-mail: priscilagsm@yahoo.com.br

Enviado em 31 de Maio de 2010
Texto reformulado em 28 de Abril de 2011
Aceite em 26 de Maio de 2011
Publicado em 31 de Dezembro de 2011

 

 

Sobre os autores:

Priscila Giselli Silva Magalhães-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará.
Grauben José Alves Assis-Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

 

Este artigo é parte do trabalho de dissertação de mestrado realizado pela primeira autora sob orientação do segundo, no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará e foi parcialmente financiado através de bolsa FAPESPA concedida a primeira autora.

Creative Commons License