SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Prefácio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.20 no.1 Ribeirão Preto June 2012

 

Editorial

 

 

Em 04 de julho de 2007, ao abrir o editorial do Volume 13, Número 1, Ano 2005, de Temas em Psicologia, eu disse:

"É com imenso prazer que apresentamos o presente número de Temas em Psicologia. Este é o primeiro número que publicamos sob a minha responsabilidade editorial. Aqui há, portanto, um pouco do sentimento de 'primeiro filho'."

Em junho de 2012, 15 números depois, descubro, ao publicar o Volume 20, Número 1, Ano 2012, que continuo tendo o mesmo sentimento de primeiro filho.

Para mim, esse número é duplamente especial.

1. Trata-se de um número temático que contou com a colaboração do Prof. José Aparecido da Silva (USP/RP) e da Profa. Carmen Flores-Mendoza (UFMG) que, com muita competência e eficiência, editaram um conjunto precioso de artigos nacionais e estrangeiros "Acerca da Inteligência Humana".

2. Trata-se do último número que conta com meu trabalho editorial para a revista Temas em Psicologia, pois terei de deixar essa função para me dedicar muito intensamente à Direção do Instituto de Psicologia da USP.

Conquistamos muitas coisas boas nos últimos seis anos, tal como mostra o relatório de gestão que apresento ao final desse número. Não iremos retroceder: deixo uma programação já acertada de publicações até 2013, que contará com números regulares e especiais que garantirão a periodicidade da revista.

Resta-me, agora, agradecer. Agradecer aos Conselhos e Diretorias da SBP que apoiaram fortemente a revista nos últimos anos e, generosamente, forneceram reconhecimento e motivação. Agradecer aos co-editores dos números especiais, que gentilmente dividiram o trabalho e possibilitaram que colocássemos a revista em dia. Agradecer às assistentes de editoração, Alessandra Villas-Bôas e, atualmente, Cínthia Stecchini, duas pessoas-chave, extremamente competentes, essenciais para o quadro positivo que temos hoje.

Finalmente, quero agradecer aos autores, por confiar à Temas o papel de veicular seus trabalhos, bem como aos assessores "ad hoc", por nos ajudar a manter a alta qualidade do processo de avalição de mérito das nossas publicações.

Com os votos de muito e crescente sucesso a Temas em Psicologia, despeço-me.

 

Gerson Yukio Tomanari
30 de junho de 2012