SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Control de estímulos e historia de la conducta: una replicación de Freeman y Lattal (1992) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.20 no.1 Ribeirão Preto jun. 2012

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Editoria do periódico Temas em Psicologia: relatório de gestão (2006 a 2012)

 

 

A revista Temas em Psicologia, editada pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), é um dos mais prestigiados periódicos em Psicologia no Brasil, uma revista de grande importância na ciência psicológica brasileira. Publicada desde 1993, acumula na sua história 20 volumes e 49 números, com publicações quadrimestrais entre 1993 e 2002, e publicações semestrais a partir de 2003, quando também deixou de ser impressa e passou a ser publicada apenas eletronicamente, com acesso livre e irrestrito pela Internet.

Assumi a responsabilidade pela Editoria de Temas em 2006, por designação da Diretoria da SBP, então presidida pelo Prof. Brígido Vizeu Camargo. Na ocasião, a revista havia publicado o segundo número de 2004, ou seja, estava atrasada em 3 números - os dois de 2005 e o primeiro de 2006. Naquela época, as condições financeiras da SBP não permitiam que a revista contasse com adequadas condições de infra-estrutura física, tampouco com recursos humanos de apoio. Essa foi uma razão primordial para que Temas tenha extinto a impressão da revista em papel a partir de 2003 e sua periodicidade tenha se tornado semestral. Em condições precárias de funcionamento, cabia à Comissão Editorial receber as submissões por email ou papel, tramitá-las manualmente, diagramar, marcar, publicar eletronicamente os artigos. Não foi sem razão que, quando assumi a função, as submissões espontâneas a Temas eram, sem qualquer exagero, inexistentes.

Sob contínuo compromisso com a recuperação e o fortalecimento de Temas, as Diretorias e os Conselhos da SBP nunca negaram esforços para fornecer as condições que levassem a revista a ocupar o seu lugar na Psicologia brasileira. Com o crescente aumento dos recursos no caixa da SBP que se iniciou sob as duas gestões sob a presidência da Profa. Maria Martha Costa Hübner (2002-2003; 2004-2005) e foi ampliado na gestão do Prof. Brígido (2006-2007), investimentos foram feitos: contratamos uma assistente de editoração (Alessandra Villas-Bôas, de 2007 a 2010; Cínthia Freire Stecchini, de 2011 a 2012), adquirimos equipamentos (computadores, scanner, fax, impressora, aplicativos para editoração); contratamos serviços de marcação, revisão, tradução de textos; financiamos treinamento e cursos para a assistente de editoração; instalamos a secretaria da revista junto à sede da SBP em Ribeirão Preto. Em destaque, com o apoio da Diretoria sob a Presidência da Profa. Paula Gomide (gestão 2010-2011), digitalizamos o acervo completo da revista e o publicamos integralmente, tanto no sítio eletrônico de Temas (www.sbponline.org.br) quanto no Pepsic (http://pepsic.bvsalud.org/).

Com uma infraestrutura adequada e assistentes muito competentes, conseguimos atualizar a revista em 2010. Em junho de 2012, implantamos a plataforma Scielo de submissão e tramitação eletrônica de artigos. Nesse período, a quantidade de artigos originais publicados em cada número passou de 7 para 18.

Sob minha gestão, publicamos 5 números especiais com a participação de co-editores convidados, a quem devemos profundos e sinceros agradecimentos:

- 2007, 15(1): Formação do Professor de Psicologia, Profa. Marie Claire Sekkel (USP) e Sérgio Cirino (UFMG).

- 2008, 16(1): Psicologia e Saúde, Prof. Ricardo Gorayeb (USP/RP).

- 2009, 17(1): História da Psicologia, Prof. Francisco Teixeira Portugal (UFRJ), Maria do Carmo Guedes (PUC/SP) e Sérgio Cirino (UFMG).

- 2010, 18(1): Enfrentamento da Violência, Profa. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (UFSCar).

- 2011, 19(1): 50 anos da Teoria das Representações Sociais, Prof. Brígido Vizeu Camargo (UFSC).

Além dos números integrais sobre um mesmo assunto, publicamos 3 dossiês temáticos:

- 2010, 17(2): Psicologia, Violência e o Debate entre Saberes, Prof. Paulo Endo, Maria Isabel da Silva Leme e Pedro Fernando da Silva (USP).

- 2010, 18(2): Psicologia e Dor, Prof. Antonio Bento Alves de Moraes (UNICAMP).

- 2012, 20(1): Acerca da Inteligência Humana, Prof. José Aparecido da Silva (USP/RP).

Desde a regularização da periodicidade de Temas, não temos economizado esforços na adequação da revista aos critérios que a possibilitem ser indexada em importantes e reconhecidos indexadores. Atualmente, encontra-se indexada no Index Psi Periódicos (BVS-Psi); Latindex; Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e está em processo de análise no Redalyc (protocolo número 050/2011C/E) e Clase. Estamos preparando a revista para integrar, em curto prazo, as bases LILACS, PSICODOC, PASCAL. No passo seguinte, deve-se buscar indexação nas bases SCIELO, PSYCINFO, SCOPUS e ISI.

Com relação à avaliação de Temas pelo Qualis/Capes, a revista vem subindo sistematicamente os degraus da escala: não foi avaliada em 2006 por falta de regularidade na publicação; na avaliação seguinte, passou a B3; na avaliação vigente, em 2012, passou para B2.

Buscamos a internacionalização de Temas. Desde 2007, somos parte da rede de editores de periódicos em Psicologia mantida pela Federação de Associações Ibero-Americanas de Psicologia (FIAP). Temos recebido cada vez mais frequentemente submissões de autores estrangeiros de língua portuguesa (Portugal) e espanhola (países das América do Sul). Estamos buscando, por iniciativa do Conselheiro e Membro do Conselho Editorial, Prof. Ricardo Gorayeb, termos de cooperação com a "Revista Electrónica de Motivación y Emoción" (Espanha) e "Psicologia Saúde & Doenças" (Portugal). No presente número, o dossiê "Acerca da Inteligência", co-editado pelo Prof. José Aparecido Da Silva, conta com 9 artigos, nacionais e estrangeiros, redigidos em língua inglesa.

No primeiro semestre de 2012, recebemos um total de 54 submissões espontâneas e pelo menos 25 para números especiais. Em junho deste ano, temos o seguinte quadro editorial que contabiliza submissões espontâneas:

 

 

Para adequação aos critérios recomendados pela Scielo para periódicos generalistas, Temas passará, a partir de 2012, a ser publicada quadrimestralmente. Considerado esse fato, a essa é a programação dos próximos números:

- 2012, 20(2): Dossiê temático sobre Afetividade e Cultura, Profa. Kátia Amorim (USP/RP) e Maria Isabel da Silva Leme (USP), e demanda espontânea.

- 2012, 20(3): Número especial sobre AIDS, Profa. Vera Paiva (USP).

- 2013, 21(1): Dossiê temático sobre Ensino de Matemática, Prof. João do Carmo (UFSCar) e demanda espontânea.

- 2013, 21(2): Número especial sobre Homossexualidade, Profa. Maria Cristina Antunes (UTP).

Finalmente, suplementos de Temas em homenagem à obra de grandes pesquisadores estão em preparação. Um deles será dedicado ao Prof. Luiz Marcelino de Oliveira (co-editado pela Profa. Deisy das Graças de Souza, UFSCar) e o outro ao Prof. César Ades (co-editado pela Profa. Patrícia Izar, USP/SP).

Esse é o relatório de gestão referente à editoria da revista Temas em Psicologia, sob minha responsabilidade, no período de abril de 2006 a junho de 2012.

 

São Paulo, 30 de junho de 2012

Gerson Yukio Tomanari
Editor Responsável
(2006-2012)