SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Construyendo saberes en psicología: el desafío de articular diferentes teorías y prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.22 no.4 Ribeirão Preto dic. 2014

http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-22 

SEÇÃO ESPECIAL - HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFCLRPUSP)

 

A 44ª. Reunião anual de psicologia - homenagem aos 50 anos do departamento de psicologia da faculdade de filosofia, ciências e letras de Ribeirão Preto da universidade de São Paulo (FFCLRPUSP)

 

The 44th annual congress of psychology: homage to the 50th anniversary of the department of psychology, school of philosophy, sciences and language, Ribeirão Preto, university of São Paulo (FFCLRPUSP)

 

El 44º. Congreso Anual de Psicología: Homenaje al 50º Aniversario del Departamento de Psicología, Facultad de Filosofía, Ciencias e Letras, Ribeirão Preto, Universidad de São Paulo (FFCLRPUSP)

 

 

Ricardo GorayebI; Eucia Beatriz Lopes PeteanII

IFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
IIFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) deliberou realizar a 44ª. Reunião Anual de Psicologia em Ribeirão Preto, SP, cidade onde nasceu a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, sua predecessora. Tal decisão teve como motivação realizar uma homenagem ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, local onde foi criada a SBP. Para descrever os motivos de tal homenagem escrevemos este breve artigo destacando as características da reunião, deste histórico departamento e sua relação com o nascimento da própria Sociedade Brasileira de Psicologia.

Palavras-chave: Sociedade Brasileira de Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade de São Paulo.


ABSTRACT

The Board of Directors of the Brazilian Society of Psychology (SBP) decided to organize its 44th Annual Meeting in Ribeirão Preto, city where the Society of Psychology of Ribeirão Preto, SBP's antecessor, was founded. Such decision had as motivation to honor the Department of Psychology, from the School of Philosophy, Sciences and Languages at Ribeirão Preto, São Paulo University, where the SBP was born. In order to describe the reasons for such homage, this short article was written, pointing out the characteristics of the meeting, of this historic department and its relation with the foundation of the Brazilian Society of Psychology itself.

Keywords: Brazilian Society of Psychology, Department of Psychology, São Paulo University.


RESUMEN

El Consejo Director de la Sociedad Brasileña de Psicología (SBP) decidió celebrar la 44a. Reunión Anual de Psicología en Ribeirão Preto, SP, lugar donde nasció la Sociedad de Psicología de Ribeirão Preto, su predecesora. Esto fue motivado para realizar un homenaje al Departamento de Psicología de la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo, donde se creó la SBP. Para describir las razones del tributo fue escrito este breve artículo que destaca las características de este departamento histórico y su relación con el nacimiento de la propia Sociedad Brasileña de Psicología.

Palabras clave: Sociedad Brasileña de Psicología, Departamento de Psicología, Universidad de São Paulo.


 

 

A Reunião Anual de Psicologia

A 44ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) aconteceu em Ribeirão Preto, de 21 a 24 de outubro de 2014, sendo que sua realização nesta cidade se deu como forma da SBP homenagear o local onde nasceu a entidade, em 1970 e, mais especificamente, comemorar o aniversário de 50 anos do Departamento de onde saiu a maioria dos sócios fundadores da SBP, alunos e professores do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRPUSP).

A ocorrência da 44ª. Reunião Anual de Psicologia somente foi possível, tal como nos anos anteriores, devido ao fato que entidades de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compreendem que esta reunião é um encontro marcante e significativo de pesquisadores brasileiros e apoiam financeiramente sua realização.

A Cerimônia de abertura do congresso foi realizada no Theatro Pedro II, obra arquitetônica de importância histórica e simbólica para a cidade de Ribeirão Preto, construído na época áurea da riqueza do café na região, e que posteriormente foi destruído internamente por incêndio de grandes proporções. Este teatro foi mais tarde reconstruído e restaurado, contendo hoje, além de seu valor arquitetônico intrínseco, uma obra de arte revestindo todo seu teto, de autoria de Tomie Ohtake, que contrasta o antigo com o novo e muito valoriza o novo Theatro.

Neste ambiente histórico, na realização da sessão de abertura do congresso, foi com grande satisfação que a Diretoria da SBP reuniu pessoas representativas de entidades importantes e valiosas para a Psicologia Brasileira e para a própria historia da SBP. Participaram da sessão solene de abertura, além de 400 pesquisadores, professores, psicólogos e alunos de psicologia, as seguintes autoridades: o Presidente da International Union of Psychological Sciences (IUPsyS), o Prof. Dr. Saths Cooper, da Universidade de Pretória, a Vice Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Profa. Dra. Dora Fix Ventura, o Presidente da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), Prof. Dr. J. Landeira-Fernandez, a Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Profa. Mariza Monteiro Borges, a Presidente eleita da Association for Behavior Analysis International (ABAI), Profa. Dra. Martha M. Hubner, o Vice Diretor da FFCLRPUSP, Prof. Dr. Pietro Ciancaglini, o Vice Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP), Prof. Dr. Hélio César Salgado, além do Presidente da SBP, Prof. Dr. Ricardo Gorayeb e da Presidente da Comissão Organizadora Local da Reunião Anual, e Chefe do Departamento de Psicologia da FFCLRPUSP, Profa. Dra. Eucia B. L. Petean.

O Presidente da SBP destacou em seu discurso de abertura que a reunião contava com 1.300 congressistas que haviam vindo de todos os estados brasileiros, sem exceção, fato por ele ressaltado. Além dos participantes brasileiros, havia professores conferencistas oriundos de seis países estrangeiros, fatos que ressaltam a importância nacional e internacional da reunião.

 

As Origens da Sociedade Brasileira de Psicologia

Também neste discurso de abertura falou sobre as origens da Sociedade Brasileira de Psicologia, contando a história de sua fundação, em 1970. Relatou que, no segundo semestre do ano de 1970, um grupo de alunos do 5º. Ano de psicologia da FCLRPUSP, inquietos com a proximidade do início de suas vidas profissionais, questionaram a professora da disciplina de ética, Angela Inês Simões Rozestraten, por quais motivos não existia uma entidade que congregasse os profissionais de psicologia, estabelecesse regras de conduta, organizasse congressos para permitir trocas de experiência na nova profissão, que tinha sido regulamentada há pouco tempo. Há que se ressaltar que nesta época os Conselhos de Psicologia ainda não existiam.

A professora Angela devolveu o questionamento ao líder dos alunos, perguntando por que ele não preparava um projeto de como deveria ser esta entidade. O aluno aceitou o desafio e trouxe na aula seguinte um rascunho daquilo que seria o primeiro estatuto da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. A ideia floresceu entre alunos e professores do Curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia e entre os professores de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina, João Cláudio Todorov e Thereza Pontual de Lemos Mettell.

Após a realização de três reuniões envolvendo alunos e professores das duas escolas, com intensos debates sobre como seria a melhor forma de constituir uma sociedade científica e se ela deveria denominar-se Sociedade ou Associação, constituiu-se a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (SPRP), cuja Diretoria, dirigida por Reinier Johanes Augustus Rozestraten, tinha o pesquisador mais experiente da área, João Cláudio Todorov como 1º. Vice Presidente de assuntos científicos, a professora de ética, Angela Rozestraten como 2ª. vice Presidente para assuntos éticos e o inquieto aluno como 1º. Secretário.

Em seguida organizou-se a primeira Reunião Anual de Psicologia, realizada em outubro de 1971, que foi um sucesso absoluto, pois vieram alunos e pesquisadores da cidade de São Paulo e outras cidades do interior do estado, de Brasília e de Londrina, entre outras. Sucesso, apesar de a reunião realizar-se em um antigo prédio no centro da cidade, sem ar condicionado, sendo que os diretores da entidade tinham entre suas tarefas, além da organização científica do evento e impressão em mimeógrafo de seu programa científico, carregar e organizar as cadeiras, projetar os slides dos conferencistas, supervisionar os poucos monitores que colaboravam para que a reunião ocorresse.

Este sucesso repetiu-se por muitos anos, até que os sócios e os participantes das reuniões perceberam que a carinhosamente chamada por muitos como "a reunião de Ribeirão" tinha uma expressão e um significado verdadeiramente nacionais.

Assim, em assembleia de sócios, realizada em 1987, agora com participação de pesquisadores e alunos de vários estados do Brasil, deliberou-se transformar a antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (SPRP) em uma sociedade brasileira, a SBP, que passou a atuar como sua sucessora.

A partir daí, a Reunião Anual passou a ocorrer em diversos estados do país, procurando levar a disseminação do conhecimento psicológico a todo canto.

Este ano, a Reunião Anual de Psicologia da SBP voltou a Ribeirão Preto, por um motivo muito justo: homenagear o 50º. Aniversário do Departamento de Psicologia da FFCLRPUSP, onde nasceu.

Ao descrever esta história, o Presidente da SBP citou uma frase de L. J. Cardinal Suenens que diz "happy are those who dream dreams and are ready to pay the price to make them come true", frase que numa tradução livre significa: "felizes são aqueles que sonham sonhos e estão prontos a pagar o preço para transformá-los em realidade", querendo com isto destacar a importância dos sócios fundadores da SPRP (e, por consequência, fundadores também da Sociedade Brasileira de Psicologia), aquele grupo de alunos e professores que tiveram um sonho e o transformaram na realidade de hoje, onde a Sociedade Brasileira de Psicologia realiza o que vem fazendo há 44 anos ininterruptamente, a Reunião Anual de Psicologia.

Para representar e homenagear concretamente os sócios fundadores, o Presidente da SBP pediu aos seus antigos professores e colegas da primeira Diretoria da SPRP, o primeiro Vice Presidente de assuntos científicos, Prof. Dr. João Claudio Todorov, e também a primeira Vice Presidente de Assuntos Éticos, a Profa. Dra. Angela Inês Simões Rozestraten, que se encontravam no plenário, que se levantassem para receber publicamente esta homenagem. Quando eles assim o fizeram o público presente os honrou com uma prolongada salva de palmas.

Isto encerrou a primeira parte da sessão de abertura, que foi seguida da palestra proferida pela Profa. Dra. Terezinha Feres Carneiro, sócia desde os primórdios da SBP, sobre o tema da 44ª. Reunião Anual de Psicologia "Onde a diversidade se encontra". A escolha de tal tema serve também para mostrar o espírito predominante na SBP, uma sociedade plural, que busca agregar todas as áreas da psicologia. Tal palestra é motivo de outro artigo especial neste número.

 

Os Dados e Fatos da Reunião

Comprovando ser esta a reunião científica que tem a maior tradição, e a maior relevância no contexto da psicologia brasileira, ao longo dos dias seguintes foram ministrados 20 cursos, 70 simpósios e mesas redondas e apresentadas aproximadamente 1.000 comunicações de pesquisa, em praticamente todas as áreas do conhecimento psicológico.

Durante o congresso, um novo fato de importância histórica ocorreu. Convidadas a um encontro coordenado pela SBP, entidades científicas nacionais, em diversas sub áreas da Psicologia, se reuniram para discutir formas de aproximação entre si. As 10 entidades presentes concordaram em estimular a cooperação mútua e usar o espaço das reuniões anuais para se encontrar e aprofundar as relações, em defesa da Psicologia brasileira.

O Presidente da IUPsyS, Prof. Cooper, que ao longo do congresso participou de vários encontros com pesquisadores e proferiu a palestra de encerramento, participou também do encontro de entidades nacionais de Psicologia. Ali discutiu com os participantes a possibilidade de que o Brasil venha a sediar o International Congress of Psychology, em 2024, ideia que muito agradou aos representantes das associações científicas presentes, que concordaram em utilizar o espaço das futuras Reuniões Anuais de Psicologia da SBP para aprofundar tal ideia e preparar a candidatura brasileira.

Todos estes eventos mostram que aquela primeira ideia, dos idos de 1970, de organizar uma sociedade científica para favorecer o desenvolvimento científico na área de psicologia, ultrapassou em muito os horizontes da interiorana Ribeirão Preto, podendo vir agora a atingir patamares internacionais. O sonho se tornou realidade!

O Departamento de Psicologia da FFCLRPUSP

O Departamento de Psicologia foi criado por ocasião da instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e iniciou as aulas em 31 de março de 1964. A FFCLRP foi criada como um Instituto Isolado de Ensino, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo posteriormente incorporada à Universidade de São Paulo.

O Departamento de Psicologia desenvolve suas ações, prioritariamente, no âmbito da formação profissional e da pesquisa na área da Psicologia. É responsável pelo Bacharelado em Psicologia e pela Formação de Psicólogo. O Departamento mantém dois Programas de Pós Graduação, ambos com Mestrado e Doutorado.

O Departamento de Psicologia conta com órgãos auxiliares para cumprir suas funções relativas à formação pedagógica do aluno, à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade, a saber: o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) e os Laboratórios de Pesquisa.

Graduação em Psicologia

O Departamento de Psicologia oferece ensino de graduação nas modalidades Bacharelado e Formação do Psicólogo, com duração de 10 semestres.

O Bacharelado tem como objetivo básico desenvolver competências e habilidades necessárias para a realização de pesquisa básica e aplicada em Psicologia.

Formação do Psicólogo tem como objetivo habilitar profissionais para atuar nas diversas áreas tais como clínica/saúde, escolar, organizacional, social, política, jurídica, em diferentes contextos, produzindo estratégias de ação e projetos de intervenção grupal, institucional e individual, que possam atender às demandas sociais, aos direitos de cidadania e à promoção de qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Pesquisa

O Departamento de Psicologia conta com 24 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, que desenvolvem, em seus laboratórios, projetos de pesquisa financiados com auxílios regulares de diversos órgãos de fomento.

Pós-Graduação

A pesquisa no Departamento de Psicologia também está organizada em torno de seus dois Programas de Pós-graduação: em Psicobiologia e em Psicologia, nos níveis de mestrado e doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia iniciou suas atividades em 1984, com programa de Mestrado strictu senso. Em 1989 iniciou o programa de Doutorado e hoje é avaliado pela CAPES com a nota 7.

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia tem por objetivo a formação de psicobiólogos, bem como o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de estudos do comportamento e suas bases biológicas, abrangendo: - Aprendizagem e Memória; Comportamento Animal; Genética e Evolução; Motivação; Neuroanatomia e Neurofisiologia; Neuropsicofarmacologia e Psicofísica e Percepção.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

O Programa de Pós-graduação em Psicologia iniciou suas atividades em fevereiro de 1995, ministrando os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, sendo avaliado pela CAPES com a nota 5.

O Programa de Pós-graduação em Psicologia tem como objetivo a formação de docentes e de pesquisadores em duas áreas de concentração, sendo uma em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento e a outra em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação

Focaliza os processos de saúde e desenvolvimento, em diferentes contextos e etapas do ciclo vital, estudando variáveis biológicas, psicológicas culturais e sociais, por meio de diversas perspectivas teóricas e metodológicas, englobando estratégias de avaliação e intervenções de promoção, prevenção e tratamento psicológico.

Revista Paidéia

A Paidéia é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Editada desde 1991, a revista publica artigos originais relacionados à Psicologia e áreas afins. Na Avaliação Qualis Periódicos CAPES, a Paidéia está incluída no seleto grupo das revistas A1 na área da Psicologia, o que atesta o nível de excelência alcançado pela revista. A Paidéia está indexada em 15 bases de dados nacionais e internacionais.

A coleção completa da Paidéia (números anteriores, desde a fundação da revista, em 1991) está disponível na íntegra (versão eletrônica) na Biblioteca Científica Eletrônica http://www.scielo.br/paideia. A versão impressa está disponível nas bibliotecas filiadas à Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - Re-BAP - www.bvs-psi.org.br/rebap/

Os artigos são publicados em inglês, de modo a aumentar sua visibilidade no cenário internacional, em cumprimento às metas de internacionalização da revista.

A Paidéia recebe apoio financeiro da Universidade de São Paulo, por meio do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP/SIBI-USP (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP), bem como do Programa de Apoio a Publicações Científicas - CNPq e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRPUSP.

Atividades de Extensão Universitária

As atividades de extensão e serviços à comunidade são coordenadas pelo Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) e Centro de Investigações sobre o Desenvolvimento e Educação Infantil (CINDEDI). Essas atividades contemplam as seguintes áreas: Psicologia da Saúde, Psicologia Social-Comunitária, Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho.

Há uma interface entre a prestação de serviços à comunidade do CPA e o ensino, por meio das atividades dos estágios profissionalizantes, articulados nas referidas áreas. Uma parcela significativa das atividades de extensão universitária está diretamente vinculada à pesquisa.

Outras estratégias e ações de extensão são desenvolvidas com o apoio administrativo e acadêmico, e/ou financeiro, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, como projetos de formação profissional e educação continuada (cursos de difusão, atualização e aperfeiçoamento) destinados a profissionais.

 

Epígrafe

Evidencia-se, com este breve relato, que o jovem departamento que foi berço da Sociedade Brasileira de Psicologia, assim como ela, cresceu ao longo destes anos. Tornou-se hoje um departamento respeitado, com importantes programas de pós graduação e uma revista que ocupa posição de destaque no cenário editorial brasileiro. Assim, podemos ver que mais do que uma volta às origens, a realização da 44ª. Reunião Anual de Psicologia em Ribeirão Preto é uma justa homenagem ao Departamento que inicialmente a acolheu.

 

 

Endereço para correspondência:
Ricardo Gorayeb
Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Campus Universitário
Ribeirão Preto, SP, Brasil 14048-900
E-mail: rgorayeb@fmrp.usp.br

Recebido: 05/12/2014
Aceite final: 05/12/2014

Creative Commons License