SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Psicodinámica del trabajo en Brasil: revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Temas psicol. vol.23 no.4 Ribeirão Preto dic. 2015

http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-ED 

EDITORIAL

 

 

Bruno Figueiredo Damásio; Terezinha Féres-Carneiro

 

 

Com enorme satisfação publicamos o último número do ano de 2015. A revista Trends in Psychology/Temas em Psicologia, uma publicação da Sociedade Brasileira de Psicologia, recebeu neste ano a classificação QUALIS A2 no sistema CAPES de avaliação. Esse é um salto qualitativo importante para a revista, inserindo-a entre os principais periódicos científicos de Psicologia do Brasil. A revista Trends in Psychology/Temas em Psicologia recebe, desde 1993, artigos científicos das mais variadas áreas da Psicologia. Atualmente o periódico apresenta veiculação trimestral, publicando artigos empíricos e teóricos de vanguarda, buscando avançar o estado da arte em variadas áreas da Psicologia. Indexada em bases de dados nacionais e internacionais, a revista se coloca, com essa nova classificação, em uma posição de destaque no cenário nacional.

Buscando se consagrar como uma das melhores revistas científicas nacionais e manter o seu alto padrão científico, a Trends in Psychology/Temas em Psicologia sofreu diversas alterações neste ano. O corpo editorial da revista foi ampliado, contando agora com dois editores-chefes (Dr. Bruno Figueiredo Damásio, UFRJ e Dra. Terezinha Féres-Carneiro, PUC-Rio), cinco editores associados (Dra. Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu, UNESP; Dra. Carolina Baptista Menezes, UFSC; Dra. Debora de Hollanda Souza, UFSCAR; Dr. Jean Carlos Natividade, PUC-Rio; Dra. Maria Isabel de Andrade Fortes, PUC-Rio), além de uma diversidade de membros da Comissão Editorial que auxilia o trabalho destes editores.

Ademais, visando a ampliar o seu reconhecimento internacional, a partir de 2017 a revista passará a publicar seus artigos apenas em inglês, quando o manuscrito já tenha sido originalmente submetido neste idioma, ou em duas línguas simultaneamente (Português e Inglês; ou Espanhol e Inglês).

Todas as conquistas da revista, ao longo dos últimos anos, são frutos de um trabalho árduo executado por muitas pessoas, dentre as quais cabe destacar a nossa equipe de editores chefe e associados, comissão editorial, secretaria, editoras de texto e de PDF, pareceristas ad hoc, e, por fim, é claro, os próprios autores que submetem seus valiosos trabalhos científicos ao nosso periódico.

Agradecemos, portanto, a todos vocês que, em maior ou menor medida, auxiliam no contínuo avanço da Trends in Psychology/Temas em Psicologia e esperamos poder continuar trabalhando para o avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Creative Commons License