SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número33Clivagem e idealização: sobre o luto impossível nas patologias limítrofes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Cad. psicanal. vol.37 no.33 Rio de Jeneiro dez. 2015

 

ARTIGOS

 

Investigações psicanalíticas sobre o luto coletivo

 

Psychoanalytic investigations on collective mourning

 

 

Carla PennaI, II*

ICírculo Psicanalítico do Rio de Janeiro - CPRJ - Brasil
IIGroup Analytic Society International - Inglaterra

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Tomando como ponto de partida o centenário da obra freudiana Luto e melancolia (1917[1915]/1974), o artigo tem por objetivo apresentar desenvolvimentos teórico-clínicos sobre a questão do luto e do luto coletivo. Apoiando-se na observação de que as investigações sobre o tema se complexificaram no último século, o artigo revela novos aportes sobre o tema que valorizam as interconexões entre o modelo psicoeconômico freudiano e perspectivas intersubjetivas e transubjetivas. Apresenta, ainda, um breve relato de intervenções psicossociais que visam à construção de enquadres para a elaboração de luto coletivo na República Sérvia.

Palavras-chave: Trauma coletivo, Luto coletivo, Elaboração psíquica, intervenção psicossocial.


ABSTRACT

Based on the centenary of Freud's work Mourning and melancholia (1917 [1915]/1974), the paper aims to present theoretical and clinical developments on the issue of grief and collective mourning. Relying on the observation that investigations on the subject have increased in complexity over the last century, the paper discloses new contributions that value the interconnections between Freud's psycho-economic model with inter-subjective and trans-subjective perspectives. It also presents a brief account of psychosocial interventions aiming at developing frames for working through collective mourning in the Republic of Serbia.

Keywords: Collective trauma, Collective mourning, Psychic elaboration (working through, psychosocial intervention).


 

 

Introdução

Em 2015 os principais artigos metapsicológicos freudianos completam 100 anos. Dentre eles, destaca-se o seminal artigoLuto e melancolia (1917[1915]/1974), que foi ponto de partida para elaborações psicanalíticas sobre luto, perda, trauma, estados narcísicos, depressivos e melancolia. Além disso, a importância do estudo desses temas reside no fato de que os processos de luto, "normais" ou patológicos, apresentam-se não apenas na clínica psicanalítica, mas fazem parte do cotidiano de todos os seres humanos que invariavelmente encontram-se envolvidos em separações e perdas reais ou imaginárias.

A própria psicanálise, inaugurada em 1900, com A interpretação dos sonhos, tinha como mainstream a autoanálise de Freud onde a elaboração do luto pela morte do pai ocupava um papel fundamental. Além disso, a biografia de Freud revelou que ele nutria um especial temor em relação à sua própria morte (GAY, 1989; HAYNAL, 2008) e que sofreu profundamente a perda da filha, do neto e o afastamento de muitos de seus colaboradores. Nesse sentido, as alterações observadas na teoria freudiana em termos do trabalho do luto - desde as afirmações iniciais sobre o assunto proferidas em Estudos sobre histeria (1895/1974) até o importante trabalho Moisés e o monoteísmo (1939[1934-38]/1976) - parecem guardar uma íntima relação com a elaboração psíquica das perdas vivenciadas por Freud ao longo de sua vida e enfermidade (HAYNAL, 2008). Mas, se em um dado momento da teoria freudiana havia a impressão de que o trabalho de luto chegava a um fim, em outro era possível vislumbrar que, da mesma forma que na análise, o processo de luto era interminável. Isso permite afirmar que a questão da perda era vital para Freud e que os processos de elaboração psíquica do luto e de seus próprios lutos encontravam-se presentes desde as raízes da fundação criativa e profícua da psicanálise até as suas últimas obras.

Dentro de uma perspectiva semelhante, desde os primeiros trabalhos de Karl Abraham (1911/1970), passando por Melanie Klein e seus seguidores, como também pelos teóricos das relações de objeto, até os desenvolvimentos de autores contemporâneos como Ogden (2009) - que consideram Luto e melancolia (1917[1915]/1974) como a obra freudiana que deu origem às teorias de relação de objeto e ponto de partida para a virada intersubjetiva da psicanálise - a questão do luto acompanhou os principais momentos da psicanálise pós-freudiana. Nesse sentido, observa-se que as investigações sobre o trabalho do luto complexificaram-se no decorrer do último século (FIORINI, 2009).

Hoje, 100 anos depois de Luto e melancolia (1917[1915]/1974), o legado de regimes totalitários, duas grandes guerras, genocídios e catástrofes vivenciadas ao longo do século XX não deixam dúvidas no início de século XXI - ameaçado por neoideologias, conflitos étnico-raciais e pela expansão dos fundamentalismos e do terror - que o trauma e o luto individual ou coletivo são processos que necessitam de maior aprofundamento e novas contribuições teórico-técnicas (BOHLEBER, 2010). Soma-se a isso, o fato de que após a queda do Muro de Berlim, um novo mapa mundial redistribuiu a Europa dando origem a países que tiveram suas fronteiras reconfiguradas e que hoje sofrem as consequências de um passado traumático. Dessa forma, as investigações sobre trauma, luto e transmissão transgeracional revelaram para a psicanálise atual a complexidade das relações estabelecidas entre mundo interno e externo, realidade e fantasia na configuração de traumatofilias e de intrincados processos de luto. Além disso, as recentes investigações psicanalíticas sobre esses temas deslocam-se de uma perspectiva exclusivamente pessoal e familiar expandindo sua compreensão para o âmbito dos grupos étnico-nacionais ou mesmo sociedades. Nesse sentido, os descendentes de vítimas do Holocausto e de outros traumas massivos têm revelado, através de diversas patologias, os efeitos de longo prazo dos traumas coletivos e pessoais propiciando um vasto campo de elaborações teóricas (DANIELI, 1998; VOLKAN, 2002, 2004). Assim, a pesquisa sobre trauma e luto apresenta hoje um amplo escopo situado na conjunção de conceitos baseados não apenas no modelo psico-econômico de Freud, mas em desenvolvimentos provenientes das teorias de relações de objeto e de aportes intersubjetivos e transsubjetivos (BOHLEBER, 2010).

 

A pesquisa com trauma e luto coletivo

A questão do trauma encontra-se nas origens da psicanálise e é muito difícil falar de luto e perda sem relacioná-los com o trauma, pois em uma dada dimensão toda perda é traumática. Através de Charcot, Freud, Breuer e da histeria, a psicanálise deu seus primeiros passos atrelada de início à teoria da sedução e à questão traumática na definição da patologia histérica. Embora Freud tenha abandonado "sua neurótica" em 1897, em favor da teoria do conflito, o horror da Primeira Guerra Mundial revelou os efeitos do trauma real no psiquismo humano através da síndrome do shell shock1 e das neuroses traumáticas. Ferenczi, Abraham, Simmel, Jones - com prefácio de Freud - apresentaram o pioneiro Psycho-Analysis and the war neurosis (1921) tendo sido os primeiros a investigar essas patologias. Simmel chegou a empregar o tratamento hipnótico-catártico em pacientes durante a guerra. Contudo, após a guerra, o interesse pela neurose traumática declinou (BOHLEBER, 2010) e embora as contribuições de Ferenczi sobre o trauma, desmentido e identificação com o agressor (FERENCZI, 1932/1992) tenham sido desenvolvimentos fundamentais no período entre guerras, suas ideias foram apenas valorizadas muitos anos mais tarde. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial revelou novas facetas das neuroses traumáticas e diferentes formas de adoecimento somático e stress psicológico -combat fatigue - (KARDINER, 1941; THORNER, 1946) que predominaram entre soldados e vítimas, demandando formas mais elaboradas de intervenção psicológica.

Contudo, passados os primeiros anos de uma Europa enlutada e traumatizada pela destruição e pela barbárie, as investigações sobre traumas e lutos coletivos puderam ter início somente na década de 60. Através do pioneiro trabalho Inability to Mourn (1975[1967]) de Alexander e Margareth Mitscherlich, os processos de negação e repressão social que resultavam na impossibilidade do luto de traumas vivenciados na Segunda Guerra Mundial puderam ser pesquisados. Na Alemanha do pós-guerra, o casal observou que, ao invés do país mergulhar em uma melancolia coletiva, poderosas defesas contra a lembrança do passado doloroso e processos de desrealização, imobilismo e entorpecimento emocional impediam o início do processo de luto de toda uma geração. Embora a pesquisa dos Mitscherlich estivesse baseada nas conceitualizações freudianas sobre luto e trauma, hoje se sabe que muitas das descrições do casal estavam contaminadas pelas consequências das traumatizações sofridas durante a guerra, aspectos que hoje seriam investigados sob as lentes dos transtornos pós-traumáticos (BOHLEBER, 2010). Além disso, a experiência psicanalítica havia revelado a importância da temporalidade em termos de Nachträglichkeit ou après-coup (FREUD, 1950[1895]/1972, FERENCZI, 1932/1992) nos fenômenos pós traumáticos. Sabe-se hoje que muitos desses pacientes só vieram a adoecer 15 ou 20 anos depois. Isto é, após uma "fase de adoecimento silenciosa, onde uma rígida constelação defensiva erigida no eu, através de uma cisão, permitia o desenvolvimento de uma aparente pseudo ou super-normalidade" (BOHLEBER, 2010, p. 92) a pessoa traumatizada adoecia. Contudo, a experiência traumática original permanecia encriptada (ABRAHAM;
TOROK, 1984), mantida em um claustrum (MELTZER, 1992), encapsulada (HOPPER, 1991), até que uma outra experiência correlata reativava o trauma levando a um breakdown. A descrição dessa fase de latência no processo de adoecimento da primeira geração de vítimas revelou pela primeira vez os efeitos a longo prazo das traumatofilias e da impossibilidade do luto em situações de trauma massivo. Aqui, talvez possam ser evocadas as biografias de Primo Levi e de Paul Celan entre outros. Além disso, tais observações parecem alertar para os limites do conceito de resiliência, tão propalado na psicanálise atual.

O período de latência para eclosão de reações traumáticas massivas em pacientes parece, também, ter exercido um efeito correlato nos estudos sobre trauma e luto coletivo que precisaram de algumas décadas após o final da Segunda Guerra Mundial para poderem ser abordados em seus desdobramentos teórico-clínicos. Embora seja evidente que após a segunda metade do século XX, diversos campos que abrangiam da filosofia à sociologia, da psicanálise à grupanálise, passando pela arte e pela teoria literária tenham procurado dar vazão às profundas preocupações humanas em relação ao horror e a barbárie, a inquietação descrita por Adorno em Educação Após Auschwitz (1995[1947]) e O significado de elaborar o passado (1995[1959]) e por Hanna Segal em O silêncio é o verdadeiro crime (1987) revelavam a quase impossibilidade de elaboração de traumas coletivos. Mas seria possível a elaboração psíquica de processos traumáticos da ordem do não simbolizável, do indizível? Seria o luto nesses casos algo da ordem do impossível? Qual seria a relação entre o trabalho do luto individual e os processos de luto coletivo?

Nesse sentido, Volkan (2002) apontou para um caminho quando afirmou que em termos de trauma, luto coletivo e de transmissão psíquica transgeracional cada geração de vítimas e seus descendentes possui uma tarefa no complicado processo de elaboração traumática coletiva, que dessa forma acabava acontecendo em etapas. A pesquisa de Rüsen (2000apud BELAND, 2008), A experiência do holocausto e a identidade alemã, confirmou essa assertiva revelando as diferentes fases do luto coletivo da Alemanha Nazista em um processo onde mentalidades e complexos individuais e coletivos interpenetravam-se. Uma primeira geração (1945-1968) permaneceu silenciada, exterritorializada, projetando para fora, para o sub-grupo dos "não-eu" a responsabilidade pelo horror da guerra e da ligação do povo alemão com o passado nazista (BELAND, 2008). O peso das atrocidades cometidas e do destrutivo processo de aniquilação coletiva do Terceiro Reich não podia ainda ser reconhecido (BOHLEBER, 2010). A segunda fase do processo - de 1968 a 1989 - surgiu a rebote do livro dos Mitscherlich (MITSCHERLICH; MITSCHERLICH, 1975 [1967]). Nessa etapa de moralização e distanciamento, foi possível trazer à tona o passado Nazista e uma geração desidentificada com seus genitores, invadida por sentimentos de culpa e vergonha, foi remetida à difícil tarefa coletiva de elaboração da culpa de seus genitores, muitas vezes à custa de uma identificação com suas vítimas e seus descendentes (WILKE, 2007). Para os membros dessa geração a dissolução dos vínculos inconscientes de cumplicidade com seus pais foi extremamente doloroso embora tenha possibilitado o início do processo de elaboração psíquica (WILKE, 2007; BOHLEBER, 2010). Já em um terceiro momento - de 1989 em diante - toda uma geração permitiu-se finalmente expurgar o passado dando início a um processo mais amplo de reflexão e elaboração psíquica coletiva que incluiu a abertura do diálogo com o antigo inimigo e seus descendentes (ERLICH; ERLICH-GINOR; BELAND, 2009). Assim, conferindo outro sentido às contribuições de Freud em Recordar, repetir e elaborar (1914/1972), Beland (2008) afirmou que o doloroso processo de elaboração coletiva da Alemanha em relação à Segunda Guerra Mundial envolveu (1) a repetição das recordações, (2) a elaboração daquilo que não se desejava lembrar e (3) o aprofundamento das experiências de rememoração e lembrança. Mesmo assim, para os alemães, o peso da "herança genocida" e a dor pela "perda do sentimento de humanidade coletiva, da bondade de um povo" (BELAND, 2008, p. 8) precisou ser aceita e suportada para que o trabalho de luto tivesse prosseguimento. A tocante afirmação de Beland - que parece falar como porta-voz dos mais profundos sentimentos do povo alemão - dá uma ideia do peso da elaboração coletiva de lutos tão complexos.

Envolta por um terrível pesar, mas marcada pela necessidade de dar um continente a dores inimagináveis, a pesquisa sobre as consequências psíquicas dos traumas vivenciados na guerra teve início em outros países. A questão, além de ser crucial para a história e a clínica contemporânea, apresentava problemas que estavam para além da representação histórica e do entendimento humano. Esses novos desafios transformaram a investigação psicanalítica obrigando-a a reexaminar teorias anteriormente descartadas por Freud, como a teoria do trauma e a dissociação psíquica. Além disso, conferiram novos aportes aos estudos sobre os processos primários, a memória e as problemáticas envolvidas na recordação, rememoração, narração, luto e trasmissão psíquica (BOHLEBER, 2010).

Nos Estados Unidos, a traumática experiência da Guerra do Vietnã, na década de 60, alavancou as investigações psicanalíticas sobre combatentes e traumas de guerra que encontraram em Robert Lifton (2011) seu principal expoente. Essas observações permitiram em 1980, a definição em psiquiatria do "controvertido" (LEYS, 2001, p. 6) diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático que conferiu sentido à quadros que antes eram atribuídos ao espectro psicótico (BOHLEBER,2010). Contudo, foi a experiência de refugiados judeus aliada à pesquisa sobre sobreviventes de campos de extermínio e do tratamento da primeira geração de sobreviventes do Holocausto empreendidas inicialmente por Henry Krystal (1968/1978) que forneceu material clínico inestimável para o desenvolvimento do trabalho com trauma e luto. Grande parte da pesquisa e da imensa literatura sobre os problemas psicológicos dos sobreviventes surgiu após o 25º Congresso Internacional de Psicanálise em Copenhague, realizado em 1967. Nesse encontro Niederland (1968) apresentou o conceito de 'culpa do sobrevivente' e observações clínicas como as de Krystal (1968) transformaram as tradicionais perspectivas econômicas sobre a questão do trauma em visões onde estados alterados de consciência, denominados por ele de "estados catatônicos", que atuavam como um filtro cognitivo e afetivo contra a invasão traumática. Nesse sentido, o entorpecimento e o bloqueio afetivo sentido, aliviavam os efeitos dolorosos da angústia excessiva. Esses estados levavam a um funcionamento robótico envolvendo uma cisão na qual uma parte do ego observava a outra até o ponto em que a capacidade de auto-observação do ego desaparecia. A 'reação catatônica' transformava-se em depressão e Krystal (1968,1988) observou nesses quadros o surgimento de altos índices de adoecimento psicossomático e alexitimia pós-traumática. A observação de sintomatologias crônicas comuns a muitos desses sobreviventes permitiu a identificação da "síndrome do sobrevivente" (KRYSTAL, 1968).

As investigações sobre memória coletiva e testemunho tiveram um boom a partir da década de 80 trazendo novos aportes para a pesquisa psicanalítica no campo das traumatofilias e das identidades étnico-nacionais. Devido a extrema complexidade do campo foram conduzidas na interdisciplinaridade envolvendo historiadores (LEYS, 2000; LA CAPRA, 2001); psicanalistas (BAR-ON, 1981; BERGMANN; JUCOVY, 1988, LAUB, 1995) e autores da teoria literária (FELMAN; LAUB, 1992; CARUTH,1995). Além disso, a organização de arquivos com relatos de sobreviventes do Holocausto - tanto em Yale, pelo psicanalista Dori Laub, através dos Fortunoff Archives (1981), quanto em Israel, através de entrevistas para o Museu Yad Vashem (BAR-ON; CHAITIN, 1996) -, forneceram observações preciosas para o desenvolvimento do que hoje é chamado de "clínica do testemunho".

Dentre esses pesquisadores as perspectivas de Cathy Caruth se destacam. Através de uma abordagem pós-moderna, pós-estruturalista, Caruth dedicou-se a questão do trauma, da memória e da identidade, fazendo uso da psicanálise, da teoria literária e da neurobiologia. Para Caruth (1995) o trauma massivo preclude o universo representacional porque ele destrói temporariamente os mecanismos de consciência e memória. O que acontece no trauma é um registro "literal" do evento traumático, dissociado dos processos cognitivos habituais que não pode ser conhecido, nem tampouco representado, retornando de forma repetida e reencenada na forma de flashbacks, pesadelos e repetições. No trauma, ocorre um "colapso da representação performática da linguagem" (CARUTH, 1995, p. 12) similar a uma morte e assim um deathlike break (CARUTH, 1995, p. 14) passa a residir no coração do trauma.

Uma das mais importantes contribuições desse grupo de autores diz respeito à questão relacional envolvida na "clínica do testemunho", fato que permite estabelecer uma ponte com os trabalhos sobre elaboração de luto coletivo em grupos. Através da organização de relatos de vítimas do Holocausto foi observado que o testemunho do sujeito traumatizado atingia e contaminava, por assim dizer, o outro, no caso o interlocutor (CARUTH, 1995, p. 14). Nesses casos, a comunicação através da linguagem somente é bem sucedida na transmissão do horror vivenciado quando a função referencial das palavras começa a falhar, porque: "a linguagem somente é capaz de testemunhar através de uma falha no ato de testemunhar ou representar" (CARUTH, 1995, p.151). Isto é, o que é transmitido " não é o conhecimento factual do horror, mas o horror por ele mesmo" (LEYS, 2000, p. 268). Tal afirmação coloca em pauta a importância das relações entre fala e escuta, fundamental na psicanálise. Mas como é possível falar ou escutar algo da ordem do impossível, do indizível? A escuta envolve uma responsabilidade ética com o outro (Levinas), uma corresponsabilidade, pois o trauma pode facilmente contagiar, infectar aquele que o escuta. No entanto, esta parece também ser a única forma de compartilhar o irrepresentável, o indizível.

Laub (1995) após recolher diversos testemunhos afirmou que às vezes, falando como psicanalista, é melhor não saber muito sobre os fatos concretos relatados, mas sim, prestar atenção ao momento em que no testemunho da vítima ela pode descolar-se e auto perceber-se, afastando-se minimamente da confusão que inconscientemente estabeleceu em sua memória sobre o sofrido e o perpetrado, fato que a impediu de 'testemunhar-se autenticamente a si mesma". Para Laub o "colapso do testemunho" (LAUB, 1995, p. 66) é uma das principais consequências da experiência do Holocausto, contudo a restauração desse mesmo ato, o de testemunhar, parece ser para ele o principal desafio da escuta/relação terapêutica em relação à traumas massivos (FELMAN; LAUB, 1992; LAUB, 1995). Este gesto, que implica eticamente narrador e ouvinte na experiência do evento traumático, permite que o interlocutor-analista, com um mínimo grau de distanciamento, mas "sentindo-com" (FERENCZI, 1919/1992), o narrador-vítima possa encorajá-lo a dar o início ao processo de narração-elaboração traumática. Nesse sentido, Leader (2008) recorda que no luto, mesmo tratando-se do "luto normal" individual, existe a demanda da presença de um outro. Isto é, uma perda sempre precisa ser testemunhada, reconhecida pelo outro para tornar-se real, podendo somente assim começar a ser elaborada e historicizada.

Assim, devido ao grau de dificuldade emocional, que envolve, invariavelmente, "traumatizações vicárias" (BECK; BUCHELLE, 2005) dos profissionais implicados na relação com pacientes severamente traumatizados - a elaboração de traumas massivos encontrou em settings grupais um espaço continente mais suportável para a abordagem de dores da ordem do insuportável (KLEIN; SCHERMER, 2000; HOPPER, 2003; WILKE, 2007). Nos últimos vinte anos, a experiência tem demonstrado que a elaboração de lutos massivos em grupos parecem ser mais palatáveis, provavelmente pelo fato de que em grupo a relação narrador-interlocutor adquire maior espaço e continência. Além disso, a experiência de testemunho, dentro de um setting grupal, parece ficar mais amortizada, embora multiplicada. Nesse sentido, Bar-On (1981/1994) e Friedman (2010) exploraram a importância da narração traumática em contextos interpessoais através de experiências clínicas com storytelling edreamtelling. Dessa forma, as considerações de Ogden sobre a importância de Luto e melancolia (1917[1915]/1974) no desenvolvimento das relações de objeto e da intersubjetividade em psicanálise são corroboradas apontando para desdobramentos teórico-clínicos, que envolvem relações interpessoais e transpessoais.

Dentre as mais conhecidas iniciativas de elaboração de luto coletivo, encontra-se a organização na década de 90 - por psicanalistas alemães e judeus/israelenses - de conferências no estilo de workshops, as Conferências de Nazareth (www.p-pca.org) que visam a elaboração em grupo de questões relacionadas ao luto não elaborado dos traumas da Segunda Guerra Mundial. Esses encontros (bianuais), organizados dentro da metodologia desenvolvida pela Group Relations da Clínica Tavistock, da Inglaterra, reúnem em pequenos, médios e grandes grupos, alemães e judeus para discutirem, em um setting artificialmente construído, seu passado, dores e culpas individuais e coletivas (ERLICH; ERLICH-GINOR; BELAND, 2009). Essas conferências, hoje também realizadas com membros de diferentes países traumatizados, além de terem fomentado investigações psicanalíticas sobre o assunto, revelaram as intricadas interdependências entre traumas e lutos pessoais e coletivos, bem como confirmaram as vantagens da utilização de settings grupais na elaboração de traumas coletivos massivos. Desde então, abordagens grupais - como o projeto Reflective Citizens, de Marina Mojovic, realizado na Sérvia desde 2005 e o projeto A way from the Gates of Auschwitz, liderado por Robi Friedman e Regine Scholz em Israel que reune israelenses e alemães - tem sido desenvolvidas e aprimoradas.

As pesquisas sobre luto patológico e transmissão psíquica transgeracional (ABRAHAM & TOROK, 1984; KAËS, 2001; FAIMBERG, 2005) foram seminais para o desenvolvimento dos estudos sobre luto coletivo. Mas se no início as investigações focavam apenas as transmissões psíquicas entre gerações, a experiência clínica e a observação de guerras, conflitos étnicos e genocídios evidenciou que traumas coletivos excediam as formas individuais de traumatofilia. A memória de terríveis eventos no coletivo tornava-se uma presença encapsulada (HOPPER, 1991, 2003), encriptada (ABRAHAM; TOROK, 1984), não apenas em pessoas e famílias, mas também no social. A transmissão psíquica transgeracional da tarefa de recordar, elaborar e integrar vivências catastróficas parecia ser transmitida, então, de pessoa a pessoa, em sociedades traumatizadas (WILKE, 2007).

Os trabalhos que envolvem luto social e coletivo encontram-se relacionados a países, onde catástrofes naturais ou provocadas e conflitos étnico-nacionais afetaram populações inteiras. Entre os autores pioneiros do campo da psicanálise de grandes grupos étnico-nacionais traumatizados, encontra-se o cipriota Vamik Volkan (PENNA, 2014a). O autor introduziu uma série de importantes conceitos para o estudo psicanalítico do trauma em sociedades com destaque para os conceitos de "trauma selecionado" - chosen trauma2 (VOLKAN, 2004, p. 47) - e "colapso de tempo" - time collapse3 (VOLKAN, 2004b, p. 50) -, que descrevem como traumas coletivos não elaborados afetam sociedades inteiras, que terminam então marcadas por transmissões psíquicas coletivas transgeracionais. Os membros dessas sociedades, pela impossibilidade de elaboração de traumas tão severos, comportam-se como "enlutados perenes" - perennial mourners (VOLKAN, 2009, p. 98). Nessas sociedades, celebrações de vitórias ou derrotas, momumentos póstumos e outras demonstrações coletivas são utilizadas para relembrar e atualizar, ad aeternum, o trauma vivenciado no passado. Além disso, o emprego de - "objetos de vínculo" - linking objects (VOLKAN, 2009b, p. 101), como fotografias ou pequenos objetos pertencentes ao morto, diretamente ou indiretamente associados à perda, tendem a congelar o processo de luto. Assim, os membros dos grupos traumatizados ficam individualmente e coletivamente ligados às representações de objeto perdidas, sem, contudo, poderem se identificar com elas (e dar início ao processo de luto), nem tampouco desenvolver uma depressão por conta da perda não elaborada. Os "enlutados perenes" mantém, então, a representação do objeto como um corpo estranho, um introjeto, um constructo mental não assimilado, fazendo uso de diferentes mecanismos de defesa do ego para lidar com seu peculiar, ambivalente e paralisado mundo interno (VOLKAN, 2002, 2009). Embora Volkan tenha proposto a introdução na metapsicologia do luto através do conceito de perennial mourning (VOLKAN, 2009c), um estágio intermediário entre o luto normal e a melancolia, suas conceitualizações, apesar de facilmente identificáveis em situações de trauma e luto coletivo, podem apontar, como Bergmann (2009) sugeriu, para estados melancólicos disfarçados. Nesse sentido, uma pesquisa aprofundada sobre a questão seria importante, permitindo avançar no debate sobre o trabalho de luto ser ou não ser um processo terminável.

Nos últimos dez anos, o conceito de inconsciente social (HOPPER; WEINBERG, 2011; PENNA, 2014a) contribuiu para o incremento das investigações teórico-clínicas sobre trauma e luto coletivo e transmissão psíquica transgeracional. O conceito de inconsciente social chamou atenção para "a existência de arranjos e restrições sociais, culturais e comunicacionais dos quais as pessoas não estão conscientes" (HOPPER; WEINBERG, 2011, p. XIV), mas que influenciam, inconscientemente, o comportamento de pessoas, grupos e sociedades. O inconsciente social inclui "ansiedades, fantasias, defesas e relações de objeto, como também, fatores e forças de ordem socioeconômica político cultural, construídos transgeneracionalmente por membros de determinadas sociedades" (HOPPER; WEINBERG, 2011, p. XIV). Dessa forma, manifesta-se de modo contundente em grandes grupos traumatizados, onde o luto de traumas coletivos não pode ser conduzido, dando origem a ciclos de repetição de conflitos e ódios ancestrais, que permanecem enquistados em estado bruto no inconsciente de membros de sistemas sociais afetados por traumas massivos. O inconsciente social vem sendo considerado uma ferramenta importante na condução de intervenções psicossociais que buscam elaboração traumática (PENNA, 2014a, 2014b).

O estudo do luto na esfera do social encontrou, na América Latina, desdobramentos específicos. Embora as reflexões sobre luto coletivo sejam ainda recentes no Cone Sul, elas encontram-se associadas ao trauma vivenciado durante as ditaduras militares e à necessidade de revelar e elaborar um passado de torturas e traumatofilia, que deixou uma indelével marca no social nas últimas décadas. Os trabalhos de Puget & Kaës (1988) Vinãr & Vinãr (1992), Pelento (2009) e Arantes (2014), dentre outros, apontam para situações de extremo desamparo pessoal e social, bem como para estados especiais de luto ou de impossibilidade de luto, que interligam individual e coletivo, transpondo-os para a esfera do transpessoal, do transubjetivo. Os Estados de Violência (PUGET; KAËS, 1988), impostos à América Latina, fizeram do espaço público um local persecutório, onde a arbitrariedade da lei levou à violência, à tortura e ao desamparo. Esses períodos conturbados da História, além de demandarem um processo de expurgo e elaboração social e coletiva - similar ao que foi conduzido de forma bem-sucedida através da Truth and Reconciliation Commission (1995) após o Apartheid da África do Sul -, têm ocorrido no Chile, desde 1991, na Argentina (CONADEP, 1983) e no Brasil (http://www.derechos.org /koaga/iii/ 1/cuya.html.). No Brasil, através da Comissão da Verdade, que tem na psicanalista Maria Rita Kehl um de seus expoentes, a elaboração do luto social da ditadura militar parece estar sendo conduzida de forma clara, ao permitir que o passado abusivo seja testemunhado, compartilhado e reconhecido publicamente, possibilitando o necessário trabalho de luto coletivo no país.

Além disso, as ditaduras latino-americanas trouxeram para o estudo do luto a observação de especificidades no processo, que demandaram investigações teórico-clínicas adicionais. Trata-se do complicado trabalho do luto em relação aos desaparecidos que, devido as ambíguas peculiaridades envolvidas em seu desaparecimento, não podem ser reconhecidos como mortos, enterrados ou pranteados. Assim, o trabalho de luto fica suspenso e uma identificação com o presumível morto torna-se impossível. Apoiada na clínica, Pelento (2007) afirma que, nesses casos, ocorre um ataque ao pensamento daqueles que ficaram, fato que não permite o início do processo de luto normal, configurando o que denominou de "trabalho de luto especial" (PELENTO, 2007, p. 67). Nem ausentes, nem mortos, os desaparecidos passam a pertencer a uma categoria especial de pessoas, que assombram seus entes queridos com terríveis angústias e representações, que destroem o universo simbólico pessoal, esgarçando, ainda, os laços sociais com o Estado.

No Brasil, é possível refletir sobre o trabalho do luto coletivo, não apenas em relação ao passado ditatorial, mas através da violência urbana e social, que deixa um número incontável de vítimas todos os anos - 1.091.125 pessoas foram assassinadas entre 1980 e 2010 (SAGARI, 2012) -, somado ao agravante fato de que muitos dos crimes cometidos permanecem impunes. Essa terrível realidade interfere nos processos de luto "normais", dando origem a um contingente de pessoas que, silenciosamente, mergulham em processos de luto patológico, adoecendo psíquica e fisicamente. Nos ambulatórios do Sistema Único de Saúde, o número de pacientes com histórias de perdas violentas e queixas psicossomáticas revela a influência de processos traumáticos no adoecimento. Essa associação remete à questão de que, no Brasil, a interligação entre trauma, luto patológico, adoecimento e violência social é ainda pouco investigada.

 

Intervenções psicossociais em luto coletivo

Nos últimos oito anos, venho participando com colegas europeus de workshops e conferências internacionais sobre trauma e elaboração coletiva e, desde 2012, do projeto Reflective Citizens, que acontece na República Sérvia desde 2005. Nesses encontros, tem sido possível desenvolver e aprimorar uma metodologia teórico-técnica para a elaboração do luto coletivo em grupos.

A República Sérvia adquiriu esse nome a partir de 2006, tendo sido uma das entidades políticas que pertenceram à antiga Iugoslávia, juntamente com a Croácia, a Eslovénia, Montenegro, Macedônia e Bósnia-Herzegovina. A dissolução da Iugoslávia, através de uma sangrenta guerra civil (1991-2001), trouxe para a região conflitos étnicos, bombardeios, destruição e morte. Mesmo após o final do conflito, a Sérvia encontra-se envolta em longo processo de desmoralização e demonização diante da comunidade internacional e vem buscando, atualmente, reestruturar-se como país (ARBEX JR., 1998). Nessa conjuntura extremamente desfavorável, tanto dentro quanto fora do país, seus habitantes buscam elaborar sofrimentos e humilhações acumulados ao longo de guerras que, quase em sequência, ceifaram a região no último século.

O projeto Reflective Citizens, realizado com cidadãos, tem como objetivo a elaboração coletiva dos traumas vivenciados durante o século XX, no país. Acontece trimestralmente em Belgrado e pode reunir até 120 profissionais de saúde mental e cidadãos da comunidade residentes na Sérvia, Bósnia e Eslovénia. Muitos dos participantes desses eventos são profissionais que, apesar de se submeterem a tratamento analítico individual ou em grupo, buscam no coletivo, espaços seguros para abordar vivências traumáticas comuns. Em 2013, ocorreu o primeiro encontro em Kosovo e, em 2015, terá início na Bósnia.

Bohleber (2010), referindo-se a traumas vivenciados pelos russos, afirmou que, em situações de trauma massivo, a ausência de um enquadre coletivo e de pontos de referência, no social, não permitem às vítimas a compreensão do verdadeiro significado de muitos sofrimentos e expurgos. Dessa forma, muitas vítimas passam a acreditar que são, pessoalmente, culpadas pelos atos de seus conterrâneos e de seu país, ocasionando uma interpenetração de culpas pessoais e coletivas, que causam efeitos psicossociais de longo prazo nas populações. A psiquiatra sérvia, Marina Mojovic, parece ter, justamente, compreendido essa confusão e a necessidade de criação desses enquadres coletivos. Assim, aliando sua experiência psiquiátrica com grupos e comunidades terapêuticas a observações clínicas do comportamento de pessoas, grupos e instituições sérvias vêm, aos poucos, criando através do projeto Reflective Citizens e de workshops, um espaço que denominou, inspirada em Steiner (1993), de positive social psychic retreat - refúgio psíquico social positivo (MOJOVIC, 2011, p. 218).

Tomando a teoria psicanalítica como base, aliada à metodologia e teoria grupanalítica mesclada às contribuições da Group Relations4 da Clínica Tavistock - tais como, a técnica do Social Dreaming - Sonhar Social5 (LAWRENCE, 1982; PENNA, 2013) - e dos grupos operativos de Pichon-Riviére (1980), Mojovic vem procurando oferecer a seus compatriotas espaços reflexivos continentes - containing reflective spaces (HINSHELWOOD, 2001) -, em que vivências traumáticas podem encontrar espaços seguros para serem elaborados coletivamente.

Ao longo desses encontros - emsettings que misturam sessões de Sonhar Social, pequenos, médios, grandes grupos6 e grupos de reflexão - e em processo de contínua interlocução e aprendizagem mútua, revelações do inconsciente social (HOPPER; WEINBERG, 2011; PENNA, 2014a) dos habitantes da Sérvia e de seus traumas coletivos têm possibilitado que elaborações sejam vislumbradas. Muitos de seus problemas são comuns a populações traumatizadas de guerra, mas a Sérvia guarda suas especificidades, especialmente por ser um país que sofreu, ao longo da história, muitas mudanças em suas fronteiras geográficas. Além disso, a região dos Bálcãs sempre foi palco de disputas entre os principais Impérios e potências mundiais, fazendo o país vivenciar traumas cumulativos e uma interminável cadeia de transmissões psíquicas transgeracionais. Esse background histórico, aliado o fato do povo sérvio ter sido culpabilizado pela comunidade internacional, pelo desencadear da guerra, ocasionou um processo de vitimização e atribuição coletiva de culpa. Essa responsabilidade autoatribuída, aliada a traumas coletivos do passado, deu origem a gerações com profundos sentimentos de menos valia, dificuldade de confiança, rejeição e exclusão social, que ocasionaram severos problemas de autoestima pessoal e coletiva (PENNA, 2014b).

Soma-se a isso, a observação de problemas severos, relacionados à ausência de figuras masculinas, em uma região onde as intermináveis guerras ceifaram parte da população masculina. Esse fato, aliado à desconfiança em relação a líderes inescrupulosos, trouxe para o país dificuldades emocionais adicionais, que interligam a figura masculina/paterna com a violência e a falta de confiança. Desde o Império Otomano, as práticas de guerra têm se utilizado de estupros em massa, com o objetivo de destruir a etnia inimiga, maculando o que de mais sagrado o inimigo possui - o ventre, a pureza do sangue do inimigo (CHASSEGUET-SMIRGEL, 1996). O resultado dessas práticas ancestrais é que, na região dos Bálcãs e no inconsciente social de pessoas na Sérvia, a agressividade encontra-se associada à sexualidade de forma peculiar. Diferente de outros contextos, a agressividade, em sua forma mais violenta e invasiva, destrói o sublime, o sagrado e o erótico, presente na sexualidade humana. Como consequência, é possível observar - através de sonhos e pesadelos apocalípticos, fantasias de fertilidade/infertilidade, intrusão e aniquilamento e outras manifestações, mais ou menos conscientes, que são apresentadas nos encontros - que a sexualidade feminina, o desejo de procriar e de constituir famílias encontra-se mesclado ao terror da violência, à destruição do sagrado e à falta de confiança no futuro. Assim, em sessões de sonhar social e de grandes grupos, o relato de sonhos, fantasias e projeções fornece importante material inconsciente, que revela não apenas as experiências traumáticas comuns ao grupo, mas também aponta para os conteúdos presentes no inconsciente social dos sérvios (PENNA, 2014c).

A interação de profissionais sérvios com a comunidade analítica internacional tem propiciado um espaço para a abordagem de traumas e elaboração coletiva de luto. Esses trabalhos ainda estão em seu início e, gradualmente, vêm se constituindo como uma área de intervenção e pesquisa em psicanálise e a grupanálise. O levantamento, nas conferências e workshops, dos principais temas que atormentam a população sérvia, no coletivo, tem fornecido inestimável material teórico-clínico, mobilizando os profissionais a pesquisar sobre temas como trauma, luto, memória coletiva, identidade, constituição subjetiva. Essas investigações têm dado origem a mesas-redondas em congressos e artigos publicados. É um projeto ousado, diante da traumatofilia encontrada na região, mas que aposta na criação de novos enquadres analíticos (BLEGER, 1968), como os containing reflective spaces de Hinshelwood (2001) ou os positive social psychic retreats de Mojovic (2011), fundamentais para a elaboração traumática.

Na primeira vez em que participei de um encontro em Belgrado, apresentei um trabalho que abordava dor e esperança a partir da metáfora de um trem e da música Pedro Pedreiro (1965), de Chico Buarque de Holanda. Na apresentação, referia-me aos trabalhos de Pichon-Rivière e José Bleger, que conceitualizaram a teoria dos grupos operativos realizados após uma experiência com cidadãos na cidade de Rosário, na Argentina, para onde viajaram em 1958 de trem (PICHON-RIVIÈRE,1980). Associava o trem a um simbolismo de vida, de movimento, e não de morte, como muitas vezes a simbologia do trem é atribuída, tanto nos sonhos de Freud (1900/1972) quanto na literatura. "Meu trem" para Belgrado era um trem repleto de vagões continentes, vagões de espaços potenciais (Winnicott), interlocuções, trocas e esperanças, como as de Pedro Pedreiro. Contudo, naquela ocasião, ouvi dos participantes do workshop que, apesar do intenso desejo de embarcar "no trem", não 'havia estações que parassem em Belgrado". "Embarcar no trem" não era permitido para os sérvios, nem como grupo diante da comunidade internacional nem tampouco como pessoas com projetos e sonhos. Este ano, recebi um comunicado contando que, em um dos últimos encontros, cujo tema relacionava-se a questões traumáticas e ao mundo interno, que "meu trem" havia sido lembrado por uma pessoa que, em uma sessão de grande grupo, relatou o seguinte:

Acabo de dar-me conta, que anos atrás, quando Carla apresentou aqui nesta mesma sala, seu trabalho sobre trens, que terminava com aquela música brasileira sobre trem (Pedro Pedreiro, de Chico Buarque), muitos de nossos fantasmas insuportáveis e sem lugar interno (unhoused) foram por um tempo acomodados em seu trem, sustentados(holding) por ela por algum tempo. Agora, nós podemos acomodar melhor esses sentimentos e embora ainda tragam dor, são mais suportáveis. Sinto que Carla está aqui nessa matriz (nesse grupo) conosco por todo esse tempo, assim como outros colegas também estão presentes no nosso trem (tradução nossa).

Esse testemunho faz com que eu acredite que através dessesworkshops tem sido possível avançar no terreno das imprescindíveis elaborações traumáticas coletivas, levando à transformação de dor e silêncio em narrativa e luto, de histórias encapsuladas em histórias compartilhadas e assimiladas pelo e no social.

 

 

Referências

ABRAHAM, Karl. Notas sobre as investigações e o tratamento psicanalítico da psicose maníaco - depressiva e estados afins. In: ABRAHAM, Karl. Teoria psicanalítica da libido. Rio de Janeiro: Imago, 1970.         [ Links ]

ABRAHAM, Nicholas; TOROK, Marie. A casca e o núcleo. São Paulo: Escuta, 1984.         [ Links ]

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, p.104-123, 1995.         [ Links ]

ADORNO, Theodor. O significado de elaborar o passado. In: ADORNO, Theodor. O significado de elaborar o passado. Petrópolis: Vozes, 1995. p.204-218.         [ Links ]

ARANTES, Maria Auxiliadora. Tortura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.         [ Links ]

ARBEX JUNIOR, José. A construção do estrangeiro pela mídia. In: KOLTAI, C. (Org.). O estrangeiro. São Paulo: Escuta; FAPESP, 1998. p.9-19.         [ Links ]

BAR-ON, Dan. Who am I in relation to my past in relation to the their: German and Israeli students confront the holocaust and each other. International handbook of multigenerational legacies of trauma. New York: Plenum, 1998.         [ Links ]

BAR-ON, Dan; CHAITIN, Julia. Parenthood and holocaust. Disponível em: <www.yadvashem.org/odotpdf/Microsoft%20Word%20-%204961.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2015.         [ Links ]

BECK, Richard; BUCHELLE, Bonnie. The belly of the beast: traumatic countertransference. In: International Journal of Group Psychotherapy, v. 55, n. 1, p. 31- 44, 2005.         [ Links ]

BELAND, Hermann. Approach to grief and loss of self via a comparison with freud's empiricism and the history of the theory of mourning. Disponível em: <www.p-pca.org.>. Acesso em: 01 set. 2015.         [ Links ]

BERGMANN, Martin; JUCOVY, Milton. (ed.). Generations of the Holocaust. New York: Columbia University Press, 1988.         [ Links ]

BLEGER, José. Simbiose e ambiguidade. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1968.         [ Links ]

BOHLEBER, Werner. Destructiveness, intersubjectivity and trauma: the identity crisis of modern psychoanalysis. London: Karnac, 2010.         [ Links ]

CARUTH, Cathy. Trauma: explorations in memory. Baltimore: John Hopkins University Press, 1995.         [ Links ]

CHASSEGUET-SMIRGEL, Janine. Blood and Nation. In: CHASSEGUET-SMIRGEL, Janine. Mind and human interaction 7. Virginia: Auster Riggs, 1996. p. 31-36.         [ Links ]

LAS COMISSIONES de la Verdad en América Latina. Disponível em <http://www. derechos.org /koaga/iii/ 1/cuya.html.>. Acesso 05 abr. 2015.         [ Links ]

DANIELI, Yael. ofamterature, Psychoanalysis and History. New York: Routledge.         [ Links ]

ERLICH Shmuel; ERLICH-GINOR, Mira & BELAND, Hermann (2009). Fed with Tears, Poisoned with Milk. Germans and Israelis the Past in the Present. Germany: Psychosozial Verlag.         [ Links ]

FAIMBERG, Haydèe. The telescoping of generations: listening to the narcissistic links between generations. London: Routledge, 2005.         [ Links ]

FELMAN, Shoshana & LAUB, Dori. Testimony: crises of witnessing in literature, psychoanalysis and history. New York: Routledge, 1992.         [ Links ]

FERENCZI, Sándor. A técnica psicanalítica. In: FERENCZI. Sándor. Obras completas, v. II. São Paulo: Martins Fontes, 1992.         [ Links ]

FERENCZI, Sándor. Confusão de língua entre os adultos e a criança. In: FERENCZI, Sándor. Obras completas, v. IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992.         [ Links ]

FERENCZI, Sándor, ABRAHAM, Karl; SIMMEL, Ernst; JONES, Ernst. The psycho analysis and the war neurosis. London; Vienna: International Psycho-Analytical Press, 1921.         [ Links ]

FIORINI, Leticia, BOKANOWSKI, Thierry; LEWKOWICZ, Sergio (Ed.) On Freud's mourning and melancholia. London: Karnac, 2009.         [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1895). Estudos sobre histeria. Rio de Janeiro: Imago, 1972. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 2).         [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1900). A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1972. (ESB, 4).         [ Links ]

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago,1972. (ESB, 5).         [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1914). Recordar, repetir e elaborar. Rio de Janeiro: Imago, p.193-207, 1974. (ESB,12)        [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1917[1915]). Luto e melancolia. Rio de Janeiro: Imago. p. 275-295,1974. (ESB,14).         [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1939[1934-38]). Moisés e o monoteísmo: três ensaios. Rio de Janeiro: Imago,1976. (ESB, 23).         [ Links ]

FREUD, Sigmund. (1950[1895]). Projeto para uma psicologia científica. Rio de Janeiro: Imago, 1972, p. 381-511. (ESB,1).         [ Links ]

FREIDMAN, Robi. The group and the individual in conflict and war. International Journal of Group-Analysis, v. 43, n. 3, p. 261-283, 2010.         [ Links ]

FORTUNOFF Video archive for Holocaust testemonies. Yale University. Fundado em 1981. Disponível em: <http://www.library.yale.edu/testimonies/>. Acesso em: 05 abr. 2012.         [ Links ]

GAY, Peter. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.         [ Links ]

HAYNAL, Andre. Freud, his illness, and ourselves. The American Journal of Psychoanalysis, v. 68, 103-116, 2008.         [ Links ]

HINSHELWOOD, Robert. Thinking about Institutions: milieu and madness. London: Jessica Kingsley, 2001.         [ Links ]

HOPPER, Earl. Encapsulations as a defense against the fear of annihilation. International Journal of Psychoanalysis 72, n. 4, 607-624, 1991.         [ Links ]

HOPPER, Earl. Social unconscious: selected papers = O Inconsciente Social: artigos selecionados. London: Jessica Kingsley, 2003.         [ Links ]

HOPPER, Earl; WEINBERG, Haim (Ed.). Introduction. In: HOPPER, Earl; WEINBERG, Haim. Persons, groups and societies: volume 1: Mainly theory. (pvliii-lv). London: Karnac, 2011.         [ Links ]

KAËS, René. Transmissão da vida psíquica entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.         [ Links ]

KARDINER, Abraham. The traumatic neuroses of war. New York: Hoeber, 1941.         [ Links ]

KLEIN, Robert; SHERMER, Victor. Group psychotherapy for psychological trauma. New York: The Guilford Press, 2000.         [ Links ]

KRYSTAL, Henry. Trauma and affects. New York: International University Press, 1968.         [ Links ]

KRYSTAL, Henry. Integration and self healing: Affect, trauma and alexithymia. Hillsdale, New Jersey: Analytic Press, 1988.         [ Links ]

LA CAPRA, Dominick. Writing history, writing trauma. Baltimore, London: John Hopkins University Press, 2001.         [ Links ]

LAUB, Dori. Truth and testimony: the process and the struggle. In: CARUTH, Cathy. Trauma: explorations in memory. Baltimore: John Hopkins University Press, 1995.         [ Links ]

LAWRENCE, Gordon. Social dreaming = O sonhar social. London: Karnac, 1982.         [ Links ]

LIFTON, Robert Jay. Witness to an extreme century: a memoir. New York: Free Press, 2011.         [ Links ]

LEADER, Darian. The New Black: mourning, melancholia and depression. London: Penguin Books, 2008.         [ Links ]

LEYS, Ruth. Trauma: a genealogy. Chicago and London. The University Chigaco Press, 2000.         [ Links ]

MELTZER, Donald. The Claustrum. London: Karnac, 2008.         [ Links ]

MITSCHERLICH, Alexander; MITSCHERLICH, Margareth. (1975[1967]). The inability to Mourn: principles of collective behavior. New York: Grove Press, 1984.         [ Links ]

MOJOVIC, Marina. Manifestations of psychic retreats in social systems. In: HOPPER, Earl.; WEINBERG, Haim. (Ed.) The social unconscious in persons, groups and societies. vol.1. mainly theory. p. 209-232. London: Karnac, 2011.         [ Links ]

MUSEU YAD VASHEM HOLOCAUST ARCHIVES. Disponível em <http://www.yadvashem.org /yv/en/about/archive>. Acesso em: 15 dez. 2012.         [ Links ]

NIEDERLAND, Willian. Clinical observations on the "Survivor Syndrome". International Journal of Psychoanalysis, vol. 49, p. 313-315, 1968.         [ Links ]

OGDEN, Thomas. A new reading of the origins of object relations theory. In: FIORINI, Leticia, BOKANOWSKI, Thierry; LEWKOWICZ, Sergio (Ed.). On Freud's mourning and melancholia. London: Karnac, 2009.

PELENTO, Maria Lucíla. Mourning for "missing" people. In: PELENTO, Maria Lucíla. Mourning for "missing" people. London: Karnac, 2009.         [ Links ]

PENNA, Carla. O sonhar social e o contar o sonho: novas vias régias de acesso ao inconsciente? Cadernos de Psicanálise do CPRJ, Rio de Janeiro: CPRJ, v. 29, n. 2, p. 11-26, 2013.         [ Links ]

PENNA, Carla. (2014a). Inconsciente social. São Paulo: Casa do Psicólogo.         [ Links ]

PENNA, Carla. (2014b). Psicanálise em extensão, psicanálise em contexto: investigações psicossociais em sociedades traumatizadas. Revista Trieb, v. 13, n. 2, p. 10-24.         [ Links ]

PICHON- RIVIÈRE, Enrique. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1980.         [ Links ]

PUGET, Janine; KAËS, René (Ed.). Violencia de estado y psicoanálisis. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1988.         [ Links ]

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Os novos padrões da violência homicida no Brasil: mapa da violência no Brasil. São Paulo: Instituto Sagari, 2012. Disponível em: <http://www.sangari.com/mapadaviolencia/pdf2012/mapa2012 _web.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2012.         [ Links ]

SCHNEIDER, Stanley; WEINBERG, Haim (Ed.). The large group revisited: the herd, primal horde, crowds, masses. London: J. Kingsley, 2003.         [ Links ]

SEGAL, H. O silêncio é o verdadeiro crime. In: SEGAL, H. Psicanálise, literatura e guerra. Rio de Janeiro: Imago, 1995.         [ Links ]

STEINER, J. Psychic retreats: pathological organizations in psychotic, neurotic and borderline patients. London: Routledge, 1993.         [ Links ]

THORNER, Hans. The treatment of the psychoneurosis in the British Army. International Journal of Psychoanalysis, v. 27, 45-57, 1946.         [ Links ]

WILKE, Gerhard. Second Generation Perpetrator Symptoms in Groups. International Journal of Group Analysis, v.40, n.4, 429-447, 2007.         [ Links ]

VINÃR, Maren; VINÃR, Marcelo. Exílio e tortura. São Paulo: Escuta, 1992.         [ Links ]

VOLKAN,Vamik. The Third Reich in the unconscious: transgenerational transmission and its consequences.. New York: Brunner-Routledge, 2002.         [ Links ]

VOLKAN,Vamik. Blind trust: large groups and his leader in times of crisis and terror. Charlottesville: Pitchstone, 2004.         [ Links ]

VOLKAN,Vamik. Not leting go: from individual perennial mourners to societies with entitlement ideologies. In: FIORINI, Leticia, BOKANOWSKI, Thierry; LEWKOWICZ, Sergio (Ed.). On Freud's mourning and melancholia. London: Karnac, 2009.         [ Links ]

 

Artigo recebido em: 25/04/2015
Aprovado para publicação em: 29/06/2015

Endereço para correspondência
Carla Penna
E-mail: drcarlapenna@gmail.com

 

 

*Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro-CPRJ, membro efetivo da Group Analytic Society International (Londres-Inglaterra), doutora Psicologia Clínica/PUC-Rio (Rio de Janeiro-RJ-Brasil).
1Choque pós-guerra.
2O trauma selecionado- chosen trauma - é uma representação psíquica compartilhada de um trauma massivo que ancestrais de uma dada sociedade sofreram. É um trauma ecoante, transmitido transgeracionalmente, que transforma-se em paradigma reafirmando uma ameaça sofrida pelo grupo, e que permanece associado à memória nacional e coletiva. Quando um grande grupo encontra-se sob ameaça ele regride e esses trauma ancestral é reeditado para garantir a coesão e a identidado grupo étnico ameaçado ( VOLKAN, 2004, p. 47).
3O colapso de tempo é um fenômeno que ocorre quando traumas selecionados de uma determinada sociedade traumatizada são experimentados como se tivessem acontecido ontem. Ou seja, no colapso temporal, percepções, sentimentos e expectativas em relação a um herói ou a um episódio passado condensam-se em percepções, sentimentos ou expectativas nutridas no presente em relação a outro acontecimento. Fazendo com que fatos significativos do passado sejam vivenciados como se tivessem ocorrido ontem (VOLKAN, 2004, p. 51).
4O Tavistock Institute of Human Relations, fundado em 1946, deu origem ao trabalho com grupos de orientação psicanalítica que investiga organizações, instituições e liderança. Seu arcabouço teórico congrega o pensamento bioniano, a psicanálise kleiniana, a teoria sistêmica e uma visão conjunta dos grupos - "group-as-a-whole".
5O Sonhar Social é uma técnica desenvolvida em 1982 por Gordon Lawrence que tem como objetivo transformar o pensamento por meio da exploração dos sonhos em busca de alcançar novos pensamentos e novas formas de pensar no interior de uma matriz grupal. Partindo de uma perspectiva interpsíquica/ intersubjetiva de que existem espaços comuns de compartilhamento de sonhos, Lawrence apostou na expansão do conteúdo de um sonho individual para valorizar seu sentido social. O foco é o sonho e não o sonhador. Através da mobilização do pensamento inconsciente e de associações livres o sonhar social busca amplificar rumo ao infinito as multiplicidades de sentido do sonho. Para criar seu método, Lawrence fez uso da teoria analítica (amplificação), de autores da psicanálise inglesa como Bion (teoria do pensar, rêverie, teoria das transformações), Winnicott (capacidade de estar só, espaço potencial, realidade compartilhada) e Bollas (conhecido não-pensado) aliando-os a aportes sistêmicos, neurofisiológicos e à teoria quântica para desenvolver um trabalho com sonhos em contextos institucionais como escolas, empresas e comunidades (LAWRENCE, 1982; PENNA, 2013).
6Grandes grupos são grupos que reúnem em grandes settings mais de 40 participantes. Sua psicodinâmica permite a observação de aspectos conscientes e inconscientes da interação entre pessoas revelando a influência do contexto sociocultural e das relações sociais e institucionais.Nesses sentido, além de possibilitarem a compreensão de aspectos profundos da cultura e da sociedade favorecem o surgimento de conteúdos presentes no inconsciente social do grupo em questão ( SCHNEIDER; WEINBERG; PENNA, 2014a).

Creative Commons License