SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Transgressão e juventude encarcerada: outras versões a partir do plantão psicológico em unidades de internação da FEBEM/SPO jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Imaginario v.12 n.12 São Paulo jun. 2006

 

PARTE I

 

Projeto de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações

 

Project of life of adolescents of public schools: a psicossocial study on its representations

 

 

Ivany Pinto NascimentoI

Universidade Federal do Pará

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Este estudo das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes de escolas públicas de Belém tem como foco central à compreensão, a arqueologia psicossocial em que as adolescências se produzem, e as condições que determinam o processo de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura.
A pesquisa teve como amostra seis escolas distribuídas entre a região central e a periférica da cidade de Belém. Os sujeitos são 725 adolescentes divididos entre o sexo feminino e o sexo masculino distribuídos entre os grupos de 15 a 24 anos, dos 2º e 3º anos do ensino médio, dos turnos diurno e noturno. Os resultados demonstram que as condições de produção e circulação destas representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o Projeto de Vida, como também, a multidimensional idade do campo psicossocial, e suas determinações. Além disto, estes resultados indicam que existe uma enorme lacuna entre as políticas públicas socioeducacionais destinadas para os adolescentes, e as possibilidades de desenvolvimento de habilidades para realizarem seus projetos de vida, uma vez que estas políticas representam um caminho de oportunidades, sobretudo, para aqueles adolescentes que se constituem a maioria, dependem exclusivamente destas políticas para desenvolver habilidades de vida e acadêmicas para a realização de seu projeto de vida.
A luz destes resultados se chama a atenção para que nossos governantes e os profissionais, sobretudo os da educação e, também, os adolescentes que discutam sobre a possibilidade de uma proposta socioeducacional que afirme e garanta oportunidades para que os adolescentes possam realizar seus projetos de vida.

Palavras-chave: Representações sociais, Adolescentes, Projeto de vida, Educadores.


ABSTRACT

This study of social representations of the Project of Life of Adolescents in public schools of the city of Belém, has as central focus the comprehension of psychosocial archeology in which the adolescence are produced and the conditions that determine the process of construction and allotment of knowledge about their future lives.
The research has as sample 6 (six) public high schools distributed through the central region and the surroundings of Belem. The citizens are 725 adolescents of both genders, male and female, all of them distributed in groups between 15 up to 24 years old, pertaining to the second and third years of mean education level at high schools, from daylight and night shifts. Results demonstrate that the conditions production and circulation of those social representations reflect images and meanings on the Project of Life, as well the multidimensional age of the psychosocial fields and its determinations. Besides, these results indicate that there is an enormous gap among educational public politics destined to the adolescents, and the possibilities for the development of abilities to realize their Project of Life. Since these politics represent a way of opportunities, mainly for those adolescents that form the majority, who exclusively depend on such a politics to develop life and academic abilities to materialize the Project of Life.
At the light of these politics, it calls attention for the fact our governs and education professionals, and also the adolescents, to discuss about a social-educational proposal that affirms and warranties chances so that the adolescents can carry on with their Project of Life.

Keywords: Social representations, Adolescent, Project of life, Education


 

 

O estudo, ora realizado, teve como foco central a compreensão de como os adolescentes do ensino médio das escolas públicas de Belém compartilham conhecimentos sobre seus projetos de vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos.

As gerações de adolescentes no Brasil vêm alcançando, desde 1995, um contingente populacional de 33 milhões de indivíduos (entre 15 a 24 anos), cifra esta que oscila entre 19% e 21% em relação à população total do país, muito embora se constate a desaceleração desse contingente populacional desde 19751.

No entanto, esses dados não significam que as políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento positivo de adolescentes estão asseguradas em nosso país. Em vez disso, têm-se um número significativo de adolescentes, que, além de viverem em condições de risco, seja pela ameaça da desestrutura emocional, e/ou pelas condições materiais de vida2, ou ainda pela falta de oportunidades para transformar suas vidas, passam a atuar a margem da sociedade.

Essa opção, na maioria das vezes, tem sido a alternativa que funciona como tábua de salvação para esses adolescentes, e até mesmo para suas famílias, pois assegura a resolução de necessidades prementes.

Conseqüentemente, esses jovens atuando em um espaço considerado de exclusão social passam, também, a construir aspectos em sua identidade, os quais têm o mesmo desvalor do espaço e da função que ocupam. Perguntamos: até quando essa situação continuará? Será que a insensibilidade faz parte do jogo de perpetuação deste cenário, em que as adolescências se produzem?

Esses cenários, sem possibilidades de transformação, parecem-nos muito mais comprometidos com projetos de morte do que com projetos de vida. Será que é descrença ou insensibilidade? As crescentes manchetes não se cansam de noticiar o protagonismo juvenil muito mais pelas ações de adolescentes, que ferem os valores humanos e sociais, do que no engajamento de lutas por esses valores.

Nos dias atuais, resguardadas as diferenças históricas, a adolescência ainda é motivo de muita preocupação. As gerações anteriores deixaram seus legados sobre como agir e educar aqueles sujeitos que passam pela adolescência. Estas não hesitam em afirmar que os adolescentes da atualidade carregam um peso de negativismo maior nos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Os conflitos de gerações, e até certa dose de frustração e saudosismo, daquelas que antecederam as adolescências da contemporaneidade, entre outros, contribuem com a construção de memórias e representações que referendam uma produção social de adolescências daqueles idos tempos, ausentes de conflitos.

Constata-se que as gerações anteriores de adolescentes tinham dificuldades e conflitos, assim como suas causas eram atribuídas muito mais ao(a) adolescente por ele(a) próprio(a). Contradizendo a memória saudosista das gerações anteriores, parte-se para o seguinte pensamento: se a história sempre esteve permeada de conflitos, pois eles são como fermentos para transformações e avanços, logo não se pode pensar em fases do desenvolvimento humano sem conflitos, uma vez que o sujeito participa da história ao mesmo tempo em que se desenvolve.

Consideramos o desenvolvimento humano muito embora tenha bases biológicas imprescindíveis, porém estas são perpassadas pela vida social. Logo, todo e qualquer comportamento humano deve ser entendido à luz do contexto histórico-social. Isso se aplica também, aos comportamentos dos e das adolescentes.

Essa afirmativa justifica a retomada, nos últimos anos, de discussões em torno do tema Adolescência conforme Nascimento (2002). A preocupação reside em compreender quem são esses sujeitos-adolescentes que em cada geração desenvolvem estilos de vida, comportamentos peculiares e buscam, de forma radical, questionar regras e valores vigentes? Em que condições eles vivem, o que pensam, o que sentem e como agem em relação às suas vidas, às adversidades e aos seus projetos de futuro?

As concepções sobre a adolescência, embora com algumas nuances de diferenças entre si, evidenciam que este é um momento de crise, de transformações que culmina com um processo de construção da identidade, diferenciado do processo anterior ocorrido na infância. Novas buscas, papéis, escolhas e relações estruturam-se, o que provoca, em grande parte dos adolescentes, ansiedade, medo e insegurança.

A superação desses conflitos depende, em grande medida, da forma como pais e educadores auxiliam esses adolescentes e, mais ainda, como a elaboração das políticas públicas socioeducacionais se efetivam nessa direção.

Cumpre observar que as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento de habilidades de vida e acadêmicas, para que adolescentes vislumbrem a realização de seus projetos, ainda são limitadas, insuficientes. Essas políticas estão muito mais voltadas para aqueles(as) adolescentes que representam risco para a sociedade.

Quando falamos da formação de um sujeito, no caso, adolescentes, é difícil entendermos que a perpetuação da adolescência, vista como moratória (entendo como espaços ociosos), seja um espaço de formação e preparação do (a) adolescente para a sua inserção no mundo adulto.

Acreditamos que a formação do sujeito processa-se em espaços educativos e de sociabilidade, cuja característica é a presença constante do diálogo, do debate, do planejamento e da realização de novas ações. Estes e outros espaços dessa natureza é que possibilitarão aos(às) adolescentes mediações para a elaboração e superação de dificuldades e conflitos.

Para pensarmos nas adolescências na perspectiva de seus contextos e adversidades, é fundamental que a compreensão destas esteja ancorada em significados que se inscrevam no reconhecimento de que, acima de tudo, este é um momento de construção de sujeitos. Logo, as adolescências não se reduzem às mudanças biológicas e não dependem, exclusivamente, da inserção do mundo adulto.

As questões: “Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar meu projeto de vida?”, dentre outras, espelham uma dinâmica plena de questionamentos que os adolescentes fazem para si e para o mundo.

Esses questionamentos estruturam-se no campo relacional psicossocial gerador de pensamentos, questionamentos, sentimentos e ações. Isso significa que

“as características da adolescência têm sua explicação no próprio contexto de sua construção, ou seja, nas relações sociais e na cultura e não no próprio desenvolvimento do sujeito que se constitui como adolescente” (AGUIAR; BOCK; OZELLA, 2001: 167).

Esse campo psicossocial articula as dimensões sociocognitiva, socioafetiva e socioeducacional e histórico-social, cujo eixo integrador destas e de outras dimensões é o social. Logo, a vida social mobiliza significados e simbolizações a essas dimensões. Para analisar e ampliar a compreensão das condições e perspectivas de vida de adolescentes, que residem na cidade de Belém, situada na região Norte do país, esse estudo destinou-se a seguinte investigação: “Como os adolescentes do ensino médio das escolas públicas de Belém compartilham conhecimentos sobre seus Projetos de Vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos?”.

Nesse universo, consideramos dois objetivos centrais no presente estudo, os quais residiram na preocupação em compreender:

• os significados centrais comuns que os adolescentes atribuem aos seus Projetos de Vida;

• a importância que os adolescentes atribuem à escola para a realização de seus projetos.

Para tanto, utilizamos o estudo das representações sociais como referenciais para apreender as representações sociais que esses adolescentes têm, tanto de seus projetos de vida, quanto da importância da escola, para a realização desses projetos.

O desenvolvimento desse estudo possibilitou desvelar para além das aparências a trama das dimensões sociocognitiva, socioafetiva, sócioeducacional e histórico-social, que se estruturam com o campo psicossocial nos quais os pensamentos, os sentimentos e as ações dos adolescentes entrelaçam-se, repercutindo na forma como estes constróem consensos sobre o Projeto de Vida.

Isso quer dizer que, ao apreender as imagens e os sentidos das representações sociais desses adolescentes, estaremos também apreendendo essas quatro dimensões, uma vez que os conteúdos representacionais integram o sociocognitivo, o socioafetivo, o socioeducacional e o histórico-social.

A definição de Projeto de Vida que subsidia esse estudo tem o sentido de aspirações, desejos de realizações, que se projetam para o futuro como uma visão antecipatória de acontecimentos, cuja base reside em uma realidade construída na interseção das relações que o sujeito estabelece com o mundo. É, portanto, constituído por um conjunto de aspectos que estruturam o campo psicossocial.

A idéia de que o Projeto de Vida delineia-se na relação do sujeito com o mundo remete-nos à constituição do sujeito com a sociedade. As histórias de cada um certamente não seriam protagonizadas sem a presença do outro.

A presença do outro reenvia a idéia de partilha necessária tanto às particularidades da vida de cada sujeito como para a vida em relação. Significa que o individual e o coletivo estão presentes tanto na subjetividade quanto na objetividade do sujeito. Não existe uma separação, mas uma relação entre essas partes.

Agnes Heller auxilia nesse pensamento, quanto à relação individualidade e integração com o outro, ao dizer que:

“Todo o homem se encontra, enquanto ente particular-singular, numa relação consciente com o ser humano-genérico nessa relação, o humano-genérico é representado para o indivíduo como algo fora de si mesmo, em primeiro lugar através da comunidade e, posteriormente, também dos costumes e das exigências morais da sociedade em seu conjunto, das normas morais abstratas etc.” (HELLER, 1970: 80).

A coexistência e a partilha entre o particular como produção de si próprio e o genérico como produções de um sujeito social são responsáveis pelas cadeias de significados que atravessam o singular e o coletivo. Nenhum sujeito é isolado em um mundo particular, “cada um e todos somos inter-sujeitos” (JOVCHELOVTCH, 1998: 81). Existe a participação de todos na construção do mundo e na constituição de cada um.

A vida cotidiana é o palco de construção dessas relações em que se produz e se partilha significados sobre si e sobre o mundo no ir e vir do dia-a-dia. Os indivíduos participam da construção do cotidiano com “todos os seus sentidos, todas as suas capacidades intelectuais, suas habilidades manipulativas, seus sentimentos, paixões, idéias, ideologias e também se transformam” (HELLER, 1970: 17).

O Projeto de Vida emerge nessa trama complexa de relações, de construção de saberes sobre si e sobre o mundo à medida que significados são partilhados no cotidiano. Significa que existe um espaço comum de intercâmbio entre sujeitos, no qual o sentido da vida de cada um adquire contornos comuns. A estrutura social, a comunicação e a cultura são as fontes de intercâmbio responsáveis pelas condições de produção e circulação das representações sociais.

Essas fontes relacionadas entre si mediam a relação indivíduo/vida, auxiliam nas histórias de vida, na memória, na construção da identidade, bem como editam valoração de si, dos outros e do mundo.

Nessa linha de pensamento, pode-se dizer que as representações sociais compõem o sentido da construção do Projeto de Vida. Quem não lembra dos projetos feitos na infância e das brincadeiras de criança nas quais se encenava ao vivo o futuro por meio da vivência de papéis que faziam parte do dia-a-dia? Ali, as representações sociais sobre o Projeto de Vida faziam-se presentes pelo lúdico visto como um ensaio de apropriação de papéis, valores e regras sociais.

Projeto de Vida e identidade caminham juntos e constroem-se mutuamente. Esses projetos são organizados desde a infância e evidenciam-se na adolescência em virtude de novas demandas biopsicossociais do sujeito, porém não se exaurem com ela nem apresentem todos os seus significados partilhados pelo grupo. Significa que, ao longo da vida, estes projetos são redimensionados e/ou modificados consoante a história individual de cada um e as novas relações grupais.

O Projeto de Vida vincula-se a um conjunto de características que define o sujeito. Essa definição sedimenta-se no valor e no poder que o sujeito atribui a si, aos outros e ao mundo. O Projeto de Vida estrutura-se em uma dinâmica psicossocial, à medida que a construção de um projeto tanto apresenta marcas pessoais ligadas às idiossincrasias na maneira de perceber a si próprio, os outros e o mundo como marcas da sociabilidade, do viver e do aprender com os outros.

O Projeto de Vida é também uma forma de dar-se a conhecer para si e para os outros por meio dos anseios, dos planos de vida e da ampliação de possibilidades que articulam realizações, como ter uma profissão, um trabalho, casar, ter filhos, ter acesso aos bens de consumo (casa, carro, apartamento etc.).

Esse Projeto como objeto de representação social evidencia que ele é construído no senso comum pelas relações sociais e é perpassado por um contexto histórico de valores e regras que articulam processos psicossociais. Esses processos mobilizam construções de representações sociais que definem o grupo, no caso o dos adolescentes, sobre a forma de pensar, sentir e agir em relação ao Projeto de Vida. Essas condutas permitem a tomada de posição, organização e metas desse grupo para alcançar um modo ou condição de vida.

A teoria das representações sociais criada por MOSCOVICI (1978), com base no redimensionamento do conceito de representações coletivas de Durkheim, funcionou, nesse estudo, como uma referência fundamental para compreender como são produzidas as imagens e os sentidos comuns sobre o que os adolescentes anseiam para as suas vidas, bem como a importância que esses adolescentes atribuem à escola para a realização desses anseios.

Com base em Moscovici, as representações sociais são conhecimentos socialmente construídos sobre a realidade e partilhados nas interações entre os grupos. A lógica que institui esses conhecimentos ultrapassa a razão formal, aquela que se liga diretamente ao fato em si. Assim, o campo psicossocial que organiza as construções mentais só pode ser compreendido à luz do contexto que o engendra e das funções que ocupa nas interações sociais do cotidiano (Jodelet, 1989).

Além de Moscovici, utilizamos, também, as contribuições de Jodelet (1989), principal colaboradora dos avanços do campo das representações sociais. Para a compreensão de núcleo central das representações sociais, utilizamos as concepções de Abric (1994), mentor dessa teoria.

A relevância desse trabalho para o campo da Educação e áreas afins reside na possibilidade de reflexão e análise das representações sociais de adolescentes sobre seus Projetos de Vida. Significa que, para que seja planejada qualquer intervenção, é de suma importância refletir como estes adolescentes, com base em suas histórias passadas e em seu cotidiano, pensam sobre a vida futura e de que forma planejam a sua inserção social no mundo adulto.

Além disso, é fundamental para o campo da Educação compreender a importância da escola na visão de adolescentes-alunos para a realização de seus projetos de vida futura.

Muito se fala da escola, e podemos dizer que o destaque dessas falas é o de que a escola não está assumindo o seu papel de preparar os adolescentes para a vida. O sentido de preparar para a vida transita entre o desenvolvimento de habilidades para lidar com o cotidiano e suas adversidades como também o desenvolvimento de habilidades acadêmicas que dê suporte às transformações necessárias para alcançar o bem-estar na vida.

Em resumo, é importante que a cultura da escola seja transformada a fim de proporcionar aos adolescentes oportunidades de crescimento e conquistas em suas vida.

Consideramos que as reflexões e as discussões realizadas nesse estudo podem extrapolar o universo dos adolescentes da amostra para fomentar e/ou complementar outras análises nessa direção.

Na impossibilidade de apresentar a totalidade desse trabalho neste pequeno espaço, exporemos de forma resumida a trajetória metodológica e a discussão parcial de alguns resultados da análise dos dados do corpus do estudo.

 

Trajetória metodológica

A seleção da amostra

O universo de escolas públicas estaduais do ensino médio de Belém está compreendido da seguinte forma: 18 escolas do centro e 28 da periferia. A seleção das escolas obedeceu aos seguintes critérios: (1) Foram selecionadas três escolas localizadas no centro e três escolas localizadas na periferia de Belém. (2) As escolas selecionadas foram aquelas que apresentavam o maior número de turmas nos três turnos.

 

 

De acordo com o quadro, observamos que os números de sujeitos da amostra das escolas do centro e da periferia estão equiparados, uma vez que os números de sujeitos das escolas do centro diferenciam-se, em apenas um número.

Dos Instrumentos de pesquisa

O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário (usado anteriormente na tese de Doutorado de Nascimento cuja temática versou sobre as representações sociais dos projetos de vida de adolescentes de escolas públicas de São Paulo - PUC/SP - 2002). Esse questionário passou por algumas transformações, principalmente quanto ao ajuste do vocabulário para o da região.

. A elaboração deste teve por base duas categorias básicas relacionadas à temática projetos de vida:

1. Meu presente

2. Meu futuro daqui a dez anos

. Com base nessas categorias, cuja delimitação incidiu sobre o tempo presente e futuro da autobiografia do adolescente, foram construídas temáticas que orientaram a elaboração das perguntas que compuseram o questionário.

. Dividimos as questões em dois blocos. No primeiro, estão 20 questões, que tiveram por objetivo caracterizar os adolescentes, sujeitos da amostra (idade, gênero, etnia, moradia, trabalho, remuneração familiar, escolaridade dos pais...).

. No segundo bloco, estão as 16 questões sobre a vida futura desse adolescente, daqui a dez anos, com o objetivo de identificar como estes se representam e representam suas vidas futuras pelo contexto atual.

Para esse estudo, trabalhamos com apenas três questões do segundo bloco, conforme o quadro a seguir:

 

 

Caracterização da população

A seleção do número de sujeitos, alunos das escolas selecionadas, obedeceram aos seguintes critérios: (1) Foram selecionados alunos de ambos os gêneros, dos três turnos do segundo e do terceiro anos do ensino médio. (2) Ao todo, foram 725 adolescentes distribuídos entre o gênero feminino e o masculino, por representarem um número significativo de sujeitos para compor a amostra. (3) Os adolescentes de ambos os gêneros foram distribuídos em faixas de idade entre 14 a 24 anos. A concentração maior de sujeitos predominou no gênero feminino, com o total de 413 distribuídos da seguinte forma: 220 sujeitos das escolas do centro e 193 sujeitos das escolas da periferia. Observamos que as escolas do centro, além de concentrarem um número maior de sujeitos da amostra, concentram, também, maior número de sujeitos do gênero feminino. Os sujeitos do gênero masculino são em número de 312 distribuídos entre as escolas do centro e da periferia. Constatamos uma concentração maior desses sujeitos nas escolas da periferia com um total de 169, enquanto as escolas do centro têm 143.

As faixas etárias de 17 a 18 anos foram a de maior concentração dos sujeitos da amostra, conforme demonstra o quadro a seguir:

 

 

Os adolescentes da amostra, na maioria, moram com os pais; em segundo lugar, registrou-se a representatividade daqueles adolescentes que moram somente com a mãe e, em terceiro, estão aqueles que moram com outros, como parentes ou amigos.

Os adolescentes que não trabalham representam um número maior (550), comparado com aqueles que trabalham (175). Dentre os adolescentes que trabalham, os que concentram uma maior representatividade são do gênero masculino do segundo e do terceiro anos do turno noturno. Dentre os adolescentes que não trabalham, a representatividade maior concentra-se nos adolescentes do gênero feminino do segundo ano dos turnos diurno e noturno.

Quanto ao nível socioeconômico, a faixa salarial entre R$ 400,00 a R$ 960,00 concentra uma maior representatividade de adolescentes do 2º e 3º anos dos turnos diurno e noturno, distribuídos entre os gêneros masculino e feminino.

Procedimentos de análise

Foram utilizados os seguintes procedimentos para a organização dos dados:

Usamos à análise de conteúdo interpretativa para analisar as questões dois e três. Esta se caracteriza como “um conjunto de técnicas de análise das comunicações” (BARDIN, 1997: 31), cujo objetivo é a inferência de novos conhecimentos que fundamentam a compreensão quanto ao pensamento consensual dos adolescentes sobre o Projeto de Vida e a importância que atribuem à escola na realização desses projetos.

Utilizamos no trabalho de análise da primeira questão tratamento estatístico dos dados para detectar a freqüência e a ordenação dos significados que apareceram pela aplicação técnica de associação livre com a palavra FUTURO. Esse recurso objetivou identificar as tendências de centralidade ou núcleos constitutivos, bem como a hierarquia dos sentidos sobre o Projeto de Vida que determinam os significados e a ligação entre eles.

A análise das evocações livres (Vergés, 1992) funcionou como uma técnica para identificar, por meio da freqüência da ordem das palavras evocadas, aquelas que são centrais, por representarem os núcleos centrais dos conteúdos das representações sociais do Projeto de Vida, de onde emanam as demais evocações consideradas periféricas pelo posicionamento hierárquico na média de freqüência das evocações.

Com base no cálculo da ordem média de evocação de cada palavra (Sá, 1996) associada ao “Futuro” e da média das ordens em que ela fora evocada pelos sujeitos-adolescentes, com os respectivos pesos, identificamos os blocos de palavras centrais e periféricas das representações sociais de adolescentes dos gêneros feminino e masculino sobre seus Projetos de Vida.

No quadro a seguir apresentamos os quatro quadrantes que conferem diferentes graus de centralidade às palavras que constituem os sentidos comuns atribuídos pelas adolescentes sobre seus projetos de vida.

Quadro 4 - ordem média das evocações associadas à palavra futuro das adolescentes das escolas do centro e periferia.

 

 

As palavras educação, trabalho e vida melhor, que correspondem ao primeiro quadrante, são consideradas centrais, uma vez que organizam os conteúdos das representações sociais do Projeto de Vida das adolescentes. Essa indicação confirma a idéia de que o trabalho, a educação e uma vida melhor constituem-se em um tripé em torno da qual se agrupam imagens e significados interdependentes. Essas imagens e significados além de fornecerem referência comum ao Projeto de Vida dessas adolescentes do ensino médio que estudam nas escolas públicas do centro e da periferia, funcionam, também, como referência central para a construção de sentidos destas adolescentes como sujeitos perpassados pelo campo psicossocial em que as relações de partilha com o outro constroem-se.

Os blocos de palavras dos quadrantes dois, três e quatro funcionam como adjetivos e mediadores entre o bloco central trabalho/educação/vida melhor e o campo psicossocial em que esses adolescentes se inserem. As palavras dinheiro, família, responsabilidade e estabilidade, próximas do núcleo central parecem funcionar como respostas às necessidades psicossociais desses adolescentes, enquanto palavras do terceiro bloco, determinação e esperança, guardam uma relação de distanciamento em relação às centrais. Essas palavras evocam certa proximidade em seus sentidos. Dessa forma, a palavra “determinação” imprime o sentido de persistência e “esperança” de fé.

O quarto bloco, formado das palavras “amor, bens, desafio, Deus, paz, prosperidade, vitória e sorte” guarda uma relação de distância ainda maior com o núcleo, se compararmos com o segundo e o terceiro blocos. Em síntese, os orientadores do pensamento consensual dessas adolescentes sobre seus projetos de vida inscrevem-se na seguinte lógica frasal desejante: Para que eu realize o meu Projeto de Vida, é preciso que eu assegure educação/ trabalho/vida melhor.

No quadro a seguir apresentamos os quatro quadrantes que conferem diferentes graus de centralidade às palavras que constituem os sentidos comuns atribuídos pelos adolescentes sobre seus projetos de vida:

Quadro 5 – ordem média das evocações associadas à palavra futuro dos adolescentes das escolas do centro e periferia

 

 

As palavras educação, trabalho, dinheiro, que correspondem ao primeiro quadrante, são nucleares para os Projetos de Vida desses adolescentes. Essas imagens e sentidos dão corpo aos elementos comuns das representações sociais de adolescentes do gênero masculino sobre seus Projetos de Vida.

Os blocos de palavras dos quadrantes dois, três e quatro funcionam como adjetivos e mediadores entre o bloco central educação/ trabalho/ dinheiro e o campo psicossocial em que esses adolescentes se inserem. As palavras moradia, esperança, vida melhor, responsabilidade, família, felicidade e paz, próximas do núcleo central, parecem funcionar como respostas às necessidades psicossociais desses adolescentes, enquanto que as palavras do terceiro quadrante: Incerteza, Liberdade, Maturidade e Saúde guardam uma relação de distanciamento em relação às centrais. O quarto bloco é formado das palavras amizade, amor, desafio, determinação, sorte e vitória, que guardam uma relação de distância ainda maior com o núcleo, se o compararmos com o segundo e o terceiro blocos. Em síntese, os orientadores do pensamento consensual desses adolescentes sobre seus projetos de vida inscrevem-se na seguinte lógica frasal desejante: Para que eu realize o meu Projeto de Vida é preciso que eu assegure educação/trabalho/dinheiro.

A diferença que observamos entre as tendências de centralidade de significados atribuídos pelas adolescentes e pelos adolescentes sobre seus projetos de vida predomina no desejo de “vida melhor” para as adolescentes e no “dinheiro” para os adolescentes. As palavras “educação e trabalho” participam do projeto de vida tanto dos meninos quanto das meninas.

As imagens e os significados que os e as adolescentes atribuíram às suas escolas para a realização de seus projetos de vida

A escola, para esses adolescentes, continua a ser o caminho que pode ajudá-los no desenvolvimento de habilidades de vida e acadêmicas, as quais não se transformam apenas em qualificações para o mercado de trabalho e para a realização dos seus projetos de vida; muito embora, atualmente, a escola, do modo como ela se encontra, segundo os adolescentes desse estudo, seja muito mais um obstáculo para que se permaneça nela do que um canal para realizações.

A estrutura física da escola, os professores mal qualificados e desinteressados representam um cenário de desestímulos para esses adolescentes que procuram na escola conhecimentos que propiciem mudanças de vida. Os desafios são inúmeros para que um sistema escolar de qualidade seja estruturado em nosso país. A defasagem escolar e a evasão estão inseridas nas imagens do cotidiano da escola.

Muito embora se constate a crescente expansão do número de matrículas no ensino fundamental, os sobreviventes representam minorias, como observa Mello (1999). O problema não se constitui apenas em ingressar no ensino médio, mas em terminá-lo e chegar ao curso superior.

Contudo, constatamos, a pelas suas falas, a associação da realização de seus projetos de vida com o estudo. Esses adolescentes acreditam que a escola possibilita-se conhecer e saber, e que este é o caminho para ingressar no nível superior de ensino, trabalhar e obter uma vida melhor. Essa associação, além de funcionar como uma demanda para com a escola, indica também que esta continua a ser o depositário da realização dos seus projetos de vida.

Observamos, nessas falas, a ênfase de projetos educativos na escola como uma forma, segundo esses adolescentes, de ajudá-los a lidar com a vida. Eles acrescentam que a escola deve tratá-los com respeito e acolher as suas formas de expressão, ou seja, suas maneiras de vestir, o uso de adereços, as cores de seus cabelos, suas danças etc.

As falas do quadro a seguir exemplificam o que destacamos.

Quadro 6 - as falas de adolescentes demonstram as imagens e os significados que eles atribuíram às suas escolas para a realização de seus projetos de vida

 

 

O sentido comum do Projeto de Vida relacionado com as quatro dimensões do campo psicossocial

A organização simbólica do pensamento dos adolescentes estrutura-se no campo psicossocial ao mesmo tempo em que este campo é, por sua vez, estruturado por essa organização e em quatro dimensões relevantes, a sociocognitiva, a socioafetiva, a socioeducacional e a sociohistórica.

A dinâmica entre essas quatro dimensões, cujo eixo comum é o social, propicia o processo de objetivação e ancoragem responsável pela construção das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes, segundo Moscovici (1978). Esse processo é fundamental tanto na elaboração quanto na compreensão das representações sociais. A objetivação tornou familiar e concreta a concepção de Projeto de Vida de um grupo de adolescentes pela seleção, pela elaboração e pela organização dos conteúdos do pensamento em categorias, enquanto a ancoragem delimitou o campo de significações da construção do Projeto de Vida. A referência para a formação dos conjuntos simbólicos sobre esse objeto foram os valores que vigoram no eixo social.

As representações sociais do Projeto de Vida na perspectiva das dimensões sociocognitiva, socioafetiva, socioeducacional e sociohistórica permitem compreender uma parte da multidimensionalidade da construção desse sentido coletivo, uma vez que esse entendimento possivelmente apontará para outras dimensões que aqui não foram contempladas.

A articulação entre as categorias que organizam as imagens e as significações consensuais sobre o Projeto de Vida e as dimensões psicossociais representam respostas às relações que mediam o processo e o produto dessas representações sociais. Como processo, entendemos que essas articulações refletem aqueles pensamentos, reflexões e comunicações carregados de afeto e de sociabilidade, que imprimem sentidos coletivos ao Projeto de Vida.

Como produto, entendemos que os sentidos que definem o Projeto de Vida para esses adolescentes refletem e revelam as relações que estes estabelecem com o mundo. Tanto a educação quanto o trabalho são fundamentais na constituição desses sujeitos-adolescentes.

O mundo adulto é, ainda, tipificado pela atividade produtiva. O trabalho remunerado simboliza a prestação de serviços à sociedade. Além disso, o trabalho, para esses adolescentes, simboliza a autonomia e a possibilidade de uma visão diferenciada de si. Essa visão reflete-se na constituição desses adolescentes em sujeitos. Significa tornar-se independente de sua família de origem, não somente financeiramente, mas também fica mais evidente a tomada de decisões centralizadas na esfera de suas necessidades e desejos, que se projetam para o sustento básico, para a responsabilidade de cidadão com direitos e deveres, para a constituição de uma família, casa própria...

Contudo, os indicadores sociais assinalam que as piores taxas de desocupação são encontradas nos segmentos populacionais juvenis decorrentes da concentração de renda. Os efeitos do desemprego para os adolescentes são perversos, por estes se encontrarem em um momento de reorganização intensa. As manifestações psicossomáticas espelham as frustrações daqueles adolescentes que enfrentam, no cotidiano, a corrida para a inserção profissional. As indagações que esses adolescentes fazem é como concorrer, com vantagem, o limitado número de vagas para trabalho.

A relação entre a tendência de centralidade das representações sociais de adolescentes sobre seus projetos de vida e as dimensões sociocognitiva, socioafetiva, socioeducacional e a sociohistórica é a inter-relação entre elas.

Esta produz a dinâmica entre as dimensões e, simultaneamente, gera as interclasses simbólicas. A dimensão sociocognitiva organiza categorias como a estrutura lógica, as idéias, os pensamentos, as associações e as reflexões; a sociohistórica organiza categorias como senso comum, cotidiano, determinantes sociopolitico-econômico e cultural; a socioafetiva organiza categorias como as relações, os vínculos e as partilhas; organiza categorias como educação e escola. As dimensões citadas foram as que se evidenciaram nesse estudo.

A seguir, apresentamos a figura sobre o sentido do Projeto de Vida dos adolescentes na perspectiva da articulação das dimensões sociocognitiva, socioafetiva, socioeducacional e a sociohistórica e suas respectivas categorias representacionais:

 

 

Aproximações conclusivas


Do conjunto de análises da pesquisa, pode-se inferir que:

(1) a centralidade dos Projetos de Vida dos adolescentes prevalece nas seguintes imagens e significados que transitam entre emprego e educação.

(2) as representações sociais de adolescentes sobre seus projetos de vida organizam-se por quatro dimensões: a sociocognitiva, a socioafetiva, a histórico-social e a socioeducacional. Estas organizam os processos de objetivação e a ancoragem responsável pela construção das representações sociais de adolescentes sobre seus projetos de vida.

(3) a escola, por um lado, é representada no discurso dos adolescentes como importante e fundamental, pois possibilita conhecer, compreender, saber e, sobretudo, oferecer a oportunidade de uma vida melhor.
Por outro, essa mesma escola, para esses adolescentes, da forma como ela se encontra, representa um obstáculo: por suas condições de ensino, pela ausência de projetos socioeducacionais que contribuam com a construção e a realização de projetos atuais e futuros de vida desses adolescentes.

(4) as políticas públicas socioeducacionais para adolescentes são fundamentais para aprendizagens e desenvolvimento de habilidades de vida e acadêmicas.

À luz desses resultados, chama-se a atenção para governantes profissionais, sobretudo os da educação, para a urgência da abertura de canais de diálogos com adolescentes acerca da realização de projetos socioeducacionais que objetivem afirmar e garantir oportunidades a fim de tornarem-se sujeitos e cidadãos.

As representações sociais de adolescentes sobre seus Projetos de Vida abrem caminhos para se pensar:

. na responsabilidade de estimular o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva e do aprender a fazer dos adolescentes;

. na importância de políticas públicas e educacionais que possibilitem ações nesse aspecto.

. Em propostas socioeducacionais:

.. que promovam a integração e o equilíbrio entre as dimensões psicossociais importantes para a constituição do sujeito-adolescente;

.. que discutam com os adolescentes o desenvolvimento de habilidades para que se possam superar os desafios que a vida social lhes impõe nas suas realizações presentes e futuras.

 

Bibliografia

ABRIC, J. C. “Les représentations sociales: aspects théoriques”. In: ABRIC, J. C. (Org.). Pratiques sociales e représentations. Paris: PUF, 1994.

________. “A abordagem estrutural das representações sociais”. In: MOREIRA; AGUIAR, W. M. J.; BOCK, A. M. B.; OZELLA, S. A. Orientação Profissional com Adolescentes: um exemplo de prática na abordagem sócio-histórica. In: BOCK, A.; BARDIN, L (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1977.

HELLER, A. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 1970.        [ Links ]

IBGE. Censo 2003. Internet. www.ibge.gov.br        [ Links ]

JODELET, D. “Representations Sociales: un domaine en expansion”. In: Les representations sociales. Paris: PUF, 1989.

JOVCHELOVTCH, S. “Re(des)cobrindo o Outro”. In: ARRURA, A. (Org.). Representando a Alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.

MELLO, Guiomar Namo. “Para que servem as estatísticas educacionais”. In: Cadernos INEP. Brasília: INEP, 1999.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1978.        [ Links ]

NASCIMENTO, Ivany Pinto. As representações sociais dos projetos de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.        [ Links ]

PERALVA, Angelina. O jovem como Modelo Cultural. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, nos. 5/6, 1997.        [ Links ]

SÁ, C. P. de. Sobre o Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.         [ Links ]

___________. A Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.        [ Links ]

VERGÉS, P. L’ evocation de l’argent: une méthode pour la definition du noyau central d’une représentation. Paris: Bulletin de Psychologie, no. 45, 1992.

 

 

Endereço para correspondência
Ivany Pinto Nascimento
Travessa Apinagés 569 apto. 102
66033-170 Belém, PA
Tel.: 0xx 91 32571186 ou 99419714
E-mail: iva.any@ig.com.br

Recebido em 14/10/2005
Aceito em 03/12/2005

 

 

Notas

I Doutora em Psicologia da Educação - PUC/SP, professora da graduação e pós-graduação e pesquisadora do Centro de Educação da UFPA.
1 Dados fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, em 2003.
2 Os dados do PNAD, em 2003, assinalam que apenas 1% das famílias do Norte e Nordeste tem um rendimento per capita superior a cinco salários mínimos.