SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue13The images of dislocations in spaces and the spaces for dilocations in images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Imaginario vol.12 no.13 São Paulo Dec. 2006

 

EDITORIAL

 

Maria de Lourdes Beldi de Alcântara*

Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória/Laboratório de Estudos do Imaginário

 

Trânsito e deslocamento significam movimento, mudança. A palavra trânsito, no entanto, atribui um sentido de passagem efêmera, de não permanência; enquanto a palavra deslocamento associa-se a um sentido de mudança com um caráter mais permanente: tirar do lugar em que se encontrava, fazer mudar de lugar, afastar, desviar, desconjuntar, desarticular1.

Essas duas definições agregam-se para dar sentido aos recentes movimentos de populações humanas, formando um novo conceito que, se pudéssemos dar-nos a liberdade de ser neologistas, chamaríamos de transdeslocamentos.

Esses movimentos de mudança e constituição de novos vínculos nos remetem a comportamentos e representações ambíguos na tentativa de criação de lugares de pertencimentos. Tempos e lugares vão sendo re-semantizados para alimentar um imaginário de permanência e pertencimento e, portanto, de reelaboração identitária.

A palavra Deslocamentos, associada ao trânsito de pessoas, de pensamentos, de valores, em um mundo em que a desmaterialização das fronteiras territoriais transforma a dinâmica da identificação do indivíduo com o seu contexto sociocultural, foi escolhida como tema deste ano para compor a Revista Imaginário, pois remete a um dos principais problemas do século XXI. Segundo dados das Nações Unidas, essa população em trânsito é de grande proporção, alcançando o número de 191 milhões de pessoas em 2005, dos quais 115 milhões são dos países em desenvolvimento e 75 milhões dos países desenvolvidos, sendo que metade dessa imigração é de mulheres2.

Grandes teorias são reinventadas para justificar essas movimentações remetendo a temas como guerras, questões econômicas e questões étnicas; enfim, fatores políticos e demográficos que tentam explicar os motivos que levam certos indivíduos, grupos ou etnias a transdeslocarem-se voluntária ou involuntariamente de seus lugares.

O resultado desses transdeslocamentos são pessoas que vivem/ convivem e transformam espaços em lugares tanto em relação aos seus referenciais culturais/identitários quanto em relação aos olhares dos outros que os recebem. Essa vivência cria um jogo de representações com múltiplas projeções, reconstruções e recriações.

Foi para abarcar esse conjunto de questões que os números 13 e 14 da Revista Imaginário foram elaborados.

 

 

* Editora da Revista Imaginário. Doutorada em Antropologia (USP) e Pós-doutoranda em Psicologia (USP). Coordenadora científica do NIME/LABI. Coordenadora da pesquisa: A Reserva indígena de Dourados e seus dilemas com a sociedade abrangente. Direção do Curso de Psicologia
1 Dicionário Aurélio Buarque de Hollanda. (www.dicionarioaurelio.com.br)
2 Un-habitat. (www.unhabitat.org)

Creative Commons License