SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The coercion and its fallout in the relationship between teacher and studentApoio ao escritor com dificuldade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

PsicoUSF vol.7 no.2 Itatiba Dec. 2002

 

RESENHAS

 

Psicologia social dos estereótipos

 

 

Paula Bierrenbach de Castro Guerra*, 1

 

 

Pereira, M. E. (2002). Psicologia social dos estereótipos. São Paulo, SP: EPU.

Marcos Emanoel Pereira leciona na Universidade Federal da Bahia as disciplinas psicologia social e psicologia social dos estereótipos, dedicando-se também ao estudo dos estereótipos étnicos. Seu livro, Psicologia social dos estereótipos, compreende sete capítulos e uma conclusão ao final.

A introdução corresponde ao primeiro capítulo e apresenta o enfoque de “quem são os outros”, pela perspectiva da análise individual. O outro poderia ser qualquer um, inclusive o próprio observador em outra situação, e geralmente a análise do outro é feita por concepções errôneas, conferindo uma avaliação negativa. Várias anedotas étnicas são analisadas em termos sociológicos, delineando-se limites geográficos, sociais e morais de nações ou grupos, que refletem valores e normas. O autor mostra que há uma tendência siste-mática na autovalorização e na valorização do próprio grupo, concomitante a uma desvalorização do outro, mas não há consenso de como ou por que isso ocorre.

O enfoque da instalação do estereótipo observa que pessoas, inicialmente, imaginam e definem o mundo e em seguida o observam. A interpretação estaria fundamentalmente associada à cultura, que determinaria de forma estereotipada a noção interna sobre o mundo externo. Assim, já haveria uma opinião formada, de acordo com os códigos da cultura, para se analisar o mundo antes mesmo de observá-lo. O mundo estaria ordenado por códigos, passados de geração a geração, favorecendo a estereotipia, que por função defenderia as tradições culturais e posições sociais.

O segundo capítulo apresenta um posiciona-mento etimológico e histórico dos termos estereótipo e estereotipia, centrando-se nas ciências sociais, que usam para referências às imagens generalizadas sobre grupos ou membros destes. Outra questão é a preocupação desta área em esclarecer os conteúdos dos estereótipos e suas influências à percepção social, julgamentos e comportamentos. Vários métodos de investigação dos estereótipos são descritos, porém afirma-se haver um predomínio da metodologia experimental. Questões conceituais sobre preconceito e discriminação, partindo-se da existência do estereótipo, e suas inter-relações são abordadas no terceiro capítulo. A idéia defendida é que tanto se alimentam discriminação e preconceito utilizando-se fatores sociais, afetivos, e cognitivos, quanto se diminuem com métodos, como a hipótese do contato e a redução da ignorância.

Desde a década de 90, teorias sobre estereótipos têm considerado o individual ou o contextual, enfatizando ou não o conflito, delineando quatro perspectivas. A primeira observa a teoria individualista e o conflito, em geral teorias psicanalíticas, centradas em noções de repressão, projeção e catarse. Essa micro-análise observa que crenças surgem com o tempo e devido a experiências repetidas. A segunda concepção avalia o contexto e não o conflito. São teorias socio-culturais, que enfatizam a aprendizagem social, especialmente evolução e meios de transmissão dos estereótipos. A observação e repetição de comporta-mentos seria favorável à associação de um papel, um critério e por fim um diagnóstico social. Essa macro-análise enfoca que crenças são compartilhadas, sendo a sociedade o depósito da informação, além de admitir a importante influência da mídia, contribuinte para uma “indústria cultural”. A teoria da identidade social corresponde à terceira concepção, reunindo a dimensão contextual e o conflito. Sugere que ao se perceber membro de um grupo, o indivíduo sente-se com as características daquele grupo, compartilhando percepções e comportamentos. A última abordagem refere-se à teoria da cognição social, que observa o individual e não o conflito. Essa visão considera estereótipos estruturas cognitivas, tem sido preponderante nos últimos vinte anos e estuda o processamento da informação, enfatizando os mediadores cognitivos. Esses processos favoreceriam a similaridade entre membros de um grupo. Seriam usados para racionalizar as próprias atitudes e dos demais e forneceriam prescrições, por definirem concepções e comportamentos em relação a uma situação. O autor descreve também mecanismos envolvidos na formação dos estereótipos, citando memória, atenção, codificação das informações, afetos, auto-imagem e processos automáticos controlados. Esses mecanismos seriam agentes na categorização do outro, e por seguirem critérios diversos, tornam distinta a observação de cada um.

O penúltimo capítulo, de forma breve, aborda o quanto o estereótipo se aproxima da realidade, e sugere que a dificuldade para essa avaliação seja a ausência de critérios de analogia. Isso em razão de estereótipos não serem inatos e serem modificados com o tempo, pois as informações não são absorvidas, mas interpretadas, avaliadas, elaboradas, organizadas e arma-zenadas, em um processo influenciado pelas variáveis pessoais. O último capítulo retoma pontos já observados anteriormente, relacionando-os à evolução da criança, como a formação, o desenvolvimento e as mudanças dos estereótipos. As relações fundamentalmente moldariam e definiriam a maneira como se percebe e se avalia o outro. Todos os processos envolvidos, como cognitivos, afetivos, motivacionais, sociais e culturais, estariam correlacionados aos contatos e experiências com as pessoas e agentes de socialização. A família teria uma forte influência na formação dos estereótipos.

O modelo de influências de Bar-Tal para a formação e transmissão de estereótipos é apresentado. Este compreende background, grupos transmissores e variáveis pessoais mediadoras. O background sendo formado por relações entre grupos, condições políticas, sociais e econômicas, características e comportamentos dos outros. Os transmissores seriam compostos por mecanismos sociais, políticos, econômicos e educacionais, a influência dos familiares, os contatos diretos entre os grupos. As variáveis pessoais mediadoras são constituídas pelas atitudes e valores pessoais, personalidade, motivações e estilos cognitivos dos percebedores. Esse modelo tem sido eficiente para explicar a formação dos conteúdos específicos dos estereótipos, mas não para predizê-los efetivamente.

A argumentação conclusiva aborda a multicau-salidade do fenômeno estereótipo, admitindo-se a ação conjunta dos fatores físicos, biológicos, individuais, grupais e contextuais envolvidos no processo de estereotipização. Acrescenta que a investigação dos estereótipos, embora tenha avançado, nas últimas três décadas, ainda é rudimentar. E sugere que, pela falta de unificação de idéias, proceda-se a identificação, circunscrição e o estabelecimento de limites explicativos para os fatores envolvidos. A bibliografia de sustentação dos capítulos é ampla, o que possibilita a continuidade do estudo.

 

 

Recebido em 15/10/2002
Aceito em 10/12/2002

 

 

* Paula Bierrenbach de Castro Guerra é psicóloga, graduada pela PUC-Campinas, mestranda em Psicologia na Universidade São Francisco.
1 Endereço para correspondência:
Rua Buriti, 95 - Bairro Palmeiras - Campinas-SP - 13094-220
E-mail: guerraluis@uol.com.br