SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Health predictors and psychological well-being on pregnant adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

PsicoUSF vol.11 no.1 Itatiba June 2006

 

EDITORIAL

 

Neste editorial pretende-se discutir uma iniciativa de professores da Pós-Graduação, especificamente ocorrida no XI Simpósio de Pesquisa de Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em Florianópolis (2006), intitulada Declaração de Florianópolis. Esse manifesto tem como objetivo apoiar o movimento mundial em favor do acesso aberto eletrônico a pesquisas de qualidade. O intuito dessa declaração seria o de repudiar o acesso pago a publicações, especificamente em meios eletrônicos, já que esse é um meio muito utilizado em países mais capitalistas. Parte-se do princípio que, em maior grau, os órgãos de fomento e, em menor grau, as instituições particulares já custearam as pesquisas desenvolvidas e pagar por acesso a banco de dados seria uma "supertarifação" de serviços que deveriam, por si só, estar abertos à comunidade científica e à própria população, que acaba custeando tais pesquisas por intermédio do pagamento dos impostos.

Neste sentido, a intenção primária desse manifesto é a socialização do conhecimento, partindo-se do princípio de que todos teriam acesso livre (open access) ao conhecimento que é desenvolvido em seu país e, por conseqüência também em países estrangeiros. É interessante como as sociedades atuais vêm, cada dia mais, invertendo os valores e subvertendo a ética. As instituições de ensino e institutos particulares deveriam, por princípio, estar preocupados em gerar o conhecimento em prol da sociedade, mas ocorre que, se não houver a possibilidade do acesso livre às publicações, a conseqüência acaba sendo, cada vez mais, a elitização da ciência. A democratização das informações deve ser, portanto o objetivo da comunidade científica, aproximando assim cientistas e população.

O número 11, volume 1 da Psico-USF conta com 12 artigos completos, uma comunicação breve e uma resenha, mais uma vez mostrando a diversidade da psicologia em diversas áreas de atuação. Os artigos são provenientes de diversos centros de excelência em psicologia. O primeiro artigo, intitulado Preditores de saúde e bem-estar psicológico em adolescentes gestantes é escrito por Mariana Calesso Moreira e Jorge Castellá Sarriera, em uma parceria entre a Universitat Autónoma de Barcelona e a PUC do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo avaliar preditores de saúde e bem-estar com adolescentes que realizavam o pré-natal em hospitais da rede pública, tais como quais variáveis sociodemográficas estiveram associadas à saúde geral. O segundo artigo é intitulado Transtorno de Estresse Pós-Traumático e funções cognitivas, de Christian Haag Kristensen, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente e Alfred W. Kaszniak, também de uma parceria internacional entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UFRGS e Universidade do Arizona, versando sobre diversos prejuízos das funções cognitivas que estão associadas ao transtorno de estresse pós-traumático.

O terceiro artigo, de autoria de Mara Rúbia de Camargo Alves Orsini, Marcelo Tavares e Bartholomeu Tôrres Tróccoli, da Universidade Católica de Goiás e Universidade de Brasília, é intitulado Adaptação brasileira da Escala de Atitudes Disfuncionais e se refere ao exame da estrutura interna e consistência de duas versões da escala, destinada a avaliar crenças irracionais relacionadas à depressão. O quarto artigo, intitulado O funcionamento diferencial dos itens, de Fermino Fernandes Sisto, da Universidade São Francisco, se refere a abordagens de detecção e propostas de procedimento para identificação do funcionamento diferencial dos itens, inserindo-se em análises estatísticas utilizadas na psicometria. O próximo artigo, denominado Professores do ensino fundamental e bem-estar subjetivo: uma explicação baseada em valores, de Patrícia Nunes da Fonseca, Sandra Souza da Silva Chaves e Valdiney Veloso Gouveia, das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, avalia valores normativos, valência afetiva, vitalidade, satisfação com a vida e saúde geral de professores do ensino fundamental.

Na seqüência, Renata Cristina Moreno Molina e Zilda Aparecida Pereira Del Prette, da Universidade Federal de São Carlos, relacionam desempenho interpessoal e acadêmico em estudantes com dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita. O sétimo artigo, denominado de Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentais, de Marúcia P. Bardagi e Claudio Hutz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, investiga a influência dos estilos parentais e os níveis de indecisão profissional, ansiedade e depressão em adolescentes. Seqüencialmente, Ana Paula Porto Noronha e Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, da Universidade São Francisco, analisam a produção científica brasileira na área da orientação profissional desde a década de 50 até 2005.

O nono artigo, de Ludgleydson Fernandes de Araújo e Alessandra Ramos Castanha, da Universidade Federal da Paraíba, é intitulado Álcool e agentes comunitários de saúde: um estudo das representações sociais e tem como objetivo avaliar as representações sociais de agentes comunitários de saúde a respeito da utilização de álcool. A seguir, o artigo Sintomas depressivos em adolescentes de um colégio particular, de Tiago Humberto Rodrigues Rocha, João Eduardo Caixeta Ribeiro, Gilberto de Araújo Pereira, Cristiana Chaves Aveiro e Liliane Cristina de Além-Mar e Silva, ligados a Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Uberaba, avalia os sintomas depressivos, por gênero e série, de alunos de um colégio particular. Dando seqüência, Rogério Rodrigues da Silva e Ana Magnólia Bezerra Mendes, da Faculdade Projeção Brasília e Universidade de Brasília, apresentam o artigo intitulado Prazer e sofrimento no trabalho dos líderes religiosos numa organização protestante neopentecostal e noutra tradicional, enfocando a relação entre transformações das organizações religiosas e a vivência de prazer e sofrimento de seus líderes.

O décimo segundo artigo é denominado Mulheres na maturidade e queixa depressiva: compartilhando histórias, revendo desafios e escrito por Isalena Santos Carvalho e Vera Lúcia Decnop Coelho, da Universidade de Brasília, tendo como foco identificar eventos da maturidade provavelmente relacionados com a depressão feminina. Em seguida, Fívia de Araújo Lopes, Wallisen Tadashi Hattori, Luísa Helena P. Spinelli, Rochele Castelo Branco, Luíza Cervenka, Juliana Severo Procópio Cabral e Maria Emilia Yamamoto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentam uma comunicação breve a respeito do comportamento de neofobia alimentar em homens e mulheres. Por último, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, da Universidade São Francisco, apresenta uma resenha do livro Questões do cotidiano universitário, apontando ser um livro relevante na área educacional.

Makilim Nunes Baptista
Editor
Junho de 2006