SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Psychology and Education: to day and tomorrow author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.3 no.1 Campinas  1999

 

EDITORIAL

 

 

A editoração científica sofre o impacto de variáveis distintas, que facilitam ou dificultam o processo, podendo mesmo inviabilizá-lo.

Na área de Psicologia em geral, e em Psicologia Escolar, em particular, o mesmo ocorre, Tivemos, em João Pessoa, a realização do IV CONPE contando com a presença de cerca de 600 pessoas e a colaboração da comunidade, especialmente de entidades locais. Após o evento procuramos organizar a matéria apresentada para publicar os anais. Meses preciosos foram consumidos no contato com autores, organização documental e elaboração de projeto para obter financiamento para publicação. O volume ficou muito grande e o custo alto.

Apesar do empenho não conseguimos ajuda. Nestas circustâncias, em reunião de Diretoria, decidimos, para o IV CONPE e os eventos futuros, não mais publicar os Anais, decisão esta similiar à maioria das sociedades científicas. Apenas os resumos serão publicados nos próximos eventos. Os interessados poderão encaminhar a matéria, posteriormente, ao nosso periódico.

Em relação ao IV CONPE, optou-se por publicar as conferências no nosso periódico. Os demais trabalhos estão sendo devolvidos aos autores para, se assim o desejarem, atualizarem e reformularem os mesmos, seguindo as normas para apresentação de trabalhos em Psicologia Escolar e Educacional. Os mesmos seguirão os tramites normais para a publicação aqui referida.

Esperamos que nossos colaboradores compreendam a situação e submetam seus trabalhos à apreciação para publicação em nosso periódico.

No presente número os leitores encontram a conferência de abertura (Lomônaco), fechamento (Bomtempo) e outras apresentadas pelos convidados no IV CONPE.

Além disso os leitores encontrarão outros textos que poderão ser úteis às suas atividades profissionais e de pesquisa.

O V CONPE está sendo preparado com carinho especial pelo grupo de colegas de Itajaí. Há esperança de que os sócios da ABRAPEE e demais interessados na área educacional também já estejam se preparando para comparecer ao evento.

Contamos com a presença de todos e informações sobre o evento podem ser encontradas em nosso site: http://www.abrapee.psc.br

 

Geraldina Porto Witter

Presidente Atual