SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Obstacles to personal creativity: the development of a measurement instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.3 no.2 Campinas  1999

 

EDITORIAL

 

Períodicos científicos

 

Embora haja aspectos avaliados de forma diferente, não haja plena unanimidade quanto aos outros aspectos, há também padrões básicos com os quais todos concordam que os periódicos científicos devem apresentar. Um dos aspectos em que todos estão de acordo é que deve haver uma avaliação feita por pares para decidir se os trabalhos está em condições de ser publicado. Preferencialmente tanto autores como avaliadores devem permanerceranônimos para reduzir as possibilidades de distorções na avaliação, quer os autores sejam ou não do corpo editorial ou da instituição responsável pela publicação do periódico. Garante-se mais facilmente a manutenção dos padrões de qualidade almejados.

A editoração deve ser livre e íntegra obedecendo aos padrões estabelecidos para a ciência e a profissão relacionada com a área de conhecimento e que se relaciona o periódico. Um corpo editorial independente facilita a manutenção da política do periódico.

A inserção de propaganda no corpo dos periódicos cientìficos é usada como eatratégia de manutenção por vários deles, especialmente nas áreas da Engenharia, da Medicina e mesmo na Psicologia. Todavia, isto deve ser faito com cautela, responsabilidade e com base em uma política editorial ética e crítica. Implica em cuidado especial quanto a conteúdo e forma.

A produção veiculada deve ser preferencialmente de pesquisas que preencham os quesitos de um bom trabalho científico. O corpo editorial é a principal variável na manutenção da qualidade do mateiral publicado.

Há uma variedade de formas ou tipos de textos que podem integrar o corpo do periódico. Entre as subcategorias há uma que começou a ser apresentada no último número do periódico da ABRAPEE. Trata-se das cartas do e para o leitor. O nome e a posição dados no periódico são variados. Às vezes, é a última parte do miolo do periódico, outras vezes aparece como pré-texto, ou no meio do periódico separando informações de caráter eventual. Outra forma é incluir esta matéria como encarte. Quanto ao nome da sessão podem aparecer: correspondência, carta dos leitores, coluna do leitor, voz do leitor etc. O objetivo desta sessão é apresentar comentários, questões, críticas sobre os artigos publicados e oferecer aos autores dos trabalhos um espaçõ para resposta e diálogo com seus leitores. Embora usualmente esta matéria apareça sob a forma de cartas não precisa, necessariamente, ter este formato. Basta observar o que ocorre com os periódicos diversos para perceber a variedade de formatos. O importante é que, sem este tipo de sessão leitores e autores perdem um espaço de interlocução e os demais de usufruirem desta relação, a qual partilhada democratiza a informação científica. Além disso, é esperado que as pessoas remetam sugestões não só para o periódico, mas também para os autores e pesquisadores da área, manifestando, por exemplo, suas necessidades de informação.

Psicologia Escolar e Educacional espera que seus leitores e autores tornem bem viva a sessão aberta no número anterior. Estamos contando com a colaboração de nosso leitores para tornar viva e atraente esta sessão. Para que seja uma "sala de conversação" atraente e enriquecedora é importante que todos participem.

 

Geraldina Porto Witter
Presidente atual