SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Estudos de caso em psicologia clínica comportamentalAnálise de conteúdo da psicologia educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.5 n.1 Campinas jun. 2001

 

HISTÓRIA

Análise de produção científica

 

Geraldina Porto Witter

Universidade Mogi das Cruzes / Pontifícia Universidade Católica de Campinas

 

As expressões análise da produção científica, metaciência, meta-análise hoje são de uso corrente e contam com muitos trabalhos publicados nas diversas ciências, inclusive na Psicologia, no exterior e no Brasil. Sua história é longa mas esparsa e com grandes interrupções. Nos anos sessenta apenas se esboçava mais sistematicamente esse esforço de análise do conhecimento científico no exterior. No Brasil também começou a surgir preocupação neste sentido.

Em 1965, um grupo de pioneiros na área apresenta na 17a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belo Horizonte, uma análise de produção com o título Análise do Conteúdo da Psicologia Educacional. Assinam o trabalho Arrigo Leonardo Angelini, Samuel Pfromm Netto e Nelson Rosamilha. É um trabalho pioneiro não só no Brasil como internacionalmente. Os autores são personagens centrais da história da Psicologia no Brasil, o último deles faleceu muito cedo e nos seus poucos anos produziu trabalhos de mérito. Angelini teve papel de destaque na criação da profissão, sua legalização e na constituição do 1o Conselho Federal e dos primeiros Regionais, sem falar em sua vasta produção científica. Pfromm Netto está entre os primeiros a se destacarem por sua produção, pela formação de novas gerações e pelo profundo conhecimento de história da Psicologia especialmente da nacional.

Nos anos sessenta mais do que hoje, muitos trabalhos eram apresentados em Congressos e eventos similares mas não chegavam à publicação. Este foi o destino da meta-análise produzida por Angelini, Pfromm Netto e Rosamilha.

O texto ainda tem muito a dizer além de ser um marco histórico. Uma réplica do estudo seria de grande utilidade e permitiria uma análise comparativa muito útil. Certamente, hoje o trabalho seria muito menos árduo já que o computador oferece uma ajuda que acelera o processo de coleta e de análise de dados.

Neste presente número de Psicologia Escolar e Educacional está sendo publicado, na íntegra, tal qual foi apresentado na reunião da SBPC o texto aqui mencionado.

É uma honra para o periódico poder dar maior difusão e assegurar um melhor registro histórico da pesquisa citada. Manteve-se o formato original do documento, conforme foi divulgado na ocasião. Desta forma o mesmo pode ser útil para os que se interessam por história, discurso científico, produção científica e Psicologia Escolar.