SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.6 n.1 Campinas jun. 2002

 

EDITORIAL

A integração da psicologia

 

Estamos dando um grande passo em direção ao crescimento da Psicologia, como ciência e profissão. Pela primeira vez na nossa trajetória, várias entidades unem-se em torno de um objetivo comum, buscando possibilitar a cientistas e profissionais um diálogo profícuo, permitindo que tanto aqueles que pesquisam, como os que militam no campo profissional, estabeleçam um canal de comunicação permanente.

Essa articulação muito especial foi obtida com a criação do ‘Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira’, do qual participam atualmente 15 associações científicas e/ou profissionais, a saber: Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Psicologia (CONEP), Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD), Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Sociedade Brasileira de Psicologia Política (SBPP), Sociedade Brasileira de Rorschach (SBRo).

A iniciativa nasceu há aproximadamente três anos, ao detectar-se, que a Psicologia brasileira precisaria dar um grande salto qualitativo, tendo como elemento norteador a integração de todos os interessados na área. Desde então, várias ações têm sido empreendidas, sendo a mais significativa delas, a organização de um grande evento que se constituísse de um amplo espaço para o diálogo entre a ciência e a profissão, independentemente da área específica em que as pessoas atuam ou da abordagem teórico-metodológica que adotam. Assim nasceu a idéia do ‘I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão’, que ocorrerá no período de 1 a 5 de setembro, na USP, em São Paulo.

Comprometida com a proposta, a ABRAPEE abriu mão da organização de seu evento no ano de 2002, visto que houve um consenso entre as entidades participantes do Fórum de que, nos anos pares, haveria essa grande reunião de toda Psicologia Brasileira, e que, nos anos ímpares, as entidades fariam suas próprias reuniões ou congressos específicos, preservando e marcando sua identidade. Desde então, a diretoria da ABRAPEE tem participado ativamente da organização do ‘Congressão’ (como é carinhosamente denominado), tendo entrado de corpo e alma no espírito do evento, indicando vários dos seus membros como integrantes de subcomissões, como pareceristas e contribuindo com a proposição de várias atividades (mesas-redondas, conferências e cursos).

O sucesso da iniciativa pode ser traduzido também quantitativamente: cerca de 7.000 inscritos e mais de 400 mesas-redondas/simpósios e de 2.500 painéis foram propostos para avaliação da Comissão Científica. Com isso, teremos uma amostra bastante significativa e atual da Psicologia no Brasil, considerando que estará presente parcela altamente significativa dos que atuam na área. Cientistas e profissionais das várias abordagens e especialidades estarão juntos, propiciando um momento de aprendizagem e troca de experiências único em nossa história.

Sua presença será de grande valia e seu apoio será inestimável!

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Editora