SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Analysis of the organizational climate psychology course a community university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.6 no.2 Campinas Dec. 2002

 

EDITORIAL

 

Divulgando a produção científica e partilhando a experiência profissional

 

Estamos nos aproximando da data do nosso encontro periódico, que vem ocorrendo desde a criação da ABRAPEE. Pela sexta vez consecutiva, haverá a maior reunião brasileira de psicólogos escolares e de profissionais de áreas conexas. É a vez e a hora do Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O recente avanço dos meios de comunicação tem permitido que inúmeras formas de contato fossem intensificadas, possibilitando acesso quase imediato às mais diversas fontes de informação. No entanto, a oportunidade de um verdadeiro encontro se dá no espaço dos eventos científicos, que ocorrem cada vez em maior freqüência para que a insubstituível interação entre os profissionais voltados ao mesmo tema possa tornar viável, por meio da comunicação direta entre seus pares, o fortalecimento de ideais comuns e o estabelecimento de parcerias, que, de outra forma, dificilmente surgiriam.

O V CONPE, ocorrido em Itajaí-SC, sediado pela UNIVALI, contou com a presença intensa de 1.050 participantes que, durante os quatro dias do evento, puderam trocar experiências profissionais e científicas, tendo como meta a manutenção e aumento do intercâmbio interdisciplinar que caracterizaram os encontros anteriores. Agora, a ABRAPEE fará realizar no período de 11 a 14 de abril de 2003, na cidade de Salvador- Bahia, em parceria com a Faculdade Ruy Barbosa, o VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar/Educacional, tendo como tema central: Educar, mudar e desenvolver: Perspectivas da Psicologia Escolar/Educacional. A temática escolhida procura enfatizar as diversas inserções no campo da Psicologia na área educacional, referentes ao processo de atuação e formação profissional, nos diversos campos de aplicação, bem como, na área da pesquisa básica e aplicada. A ampla participação de cientistas e profissionais, nos congressos anteriores, revelam a importância dessa área na Psicologia e permite demonstrar a importância de um evento desse porte para o panorama geral da produção acadêmica e a aplicação das questões educacionais para a atuação do psicólogo.

A presença da Psicologia no campo educacional vem sendo marcada pela busca da compreensão da atuação profissional, de maneira a embasar, teoricamente, tal atuação. Sabemos que temos muito a caminhar na direção de uma Psicologia comprometida com os problemas educacionais brasileiros e que proponha, de fato, alternativas para a minimização das desigualdades educacionais e do processo de exclusão que ocorre no interior da escolarização formal. Acreditamos que eventos como o VI CONPE tenham um importante papel articulador dos profissionais da área e de segmentos afins, favorecendo a discussão de questões polêmicas e ampliando a participação política na área educacional. Mais uma vez, a vontade da comunidade representa as necessidades fiéis de uma ciência em construção, como a Psicologia, principalmente na área escolar. A análise crítica da contribuição da ciência psicológica à Educação é fundamental na medida em que irá proporcionar à comunidade científica e profissional, elementos para o planejamento de ações mais concretas na busca da melhoria do sistema educacional brasileiro. Esse ponto torna-se, ainda, mais forte quando são analisados os desafios econômicos e sociais vividos por nosso país no presente momento. As necessidades e reformulações, que serão básicas para o cumprimento da agenda política brasileira, muito irão requerer melhorias substantivo7s no sistema educacional, sendo que cabe ao psicólogo escolar, boa parte dessa responsabilidade.

Contamos com sua presença e participação!

Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Editora