SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.6 n.2 Campinas dic. 2002

 

EDITORIAL

 

Divulgando a produção científica e partilhando a experiência profissional

 

Estamos nos aproximando da data do nosso encontro periódico, que vem ocorrendo desde a criação da ABRAPEE. Pela sexta vez consecutiva, haverá a maior reunião brasileira de psicólogos escolares e de profissionais de áreas conexas. É a vez e a hora do Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O recente avanço dos meios de comunicação tem permitido que inúmeras formas de contato fossem intensificadas, possibilitando acesso quase imediato às mais diversas fontes de informação. No entanto, a oportunidade de um verdadeiro encontro se dá no espaço dos eventos científicos, que ocorrem cada vez em maior freqüência para que a insubstituível interação entre os profissionais voltados ao mesmo tema possa tornar viável, por meio da comunicação direta entre seus pares, o fortalecimento de ideais comuns e o estabelecimento de parcerias, que, de outra forma, dificilmente surgiriam.

O V CONPE, ocorrido em Itajaí-SC, sediado pela UNIVALI, contou com a presença intensa de 1.050 participantes que, durante os quatro dias do evento, puderam trocar experiências profissionais e científicas, tendo como meta a manutenção e aumento do intercâmbio interdisciplinar que caracterizaram os encontros anteriores. Agora, a ABRAPEE fará realizar no período de 11 a 14 de abril de 2003, na cidade de Salvador- Bahia, em parceria com a Faculdade Ruy Barbosa, o VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar/Educacional, tendo como tema central: Educar, mudar e desenvolver: Perspectivas da Psicologia Escolar/Educacional. A temática escolhida procura enfatizar as diversas inserções no campo da Psicologia na área educacional, referentes ao processo de atuação e formação profissional, nos diversos campos de aplicação, bem como, na área da pesquisa básica e aplicada. A ampla participação de cientistas e profissionais, nos congressos anteriores, revelam a importância dessa área na Psicologia e permite demonstrar a importância de um evento desse porte para o panorama geral da produção acadêmica e a aplicação das questões educacionais para a atuação do psicólogo.

A presença da Psicologia no campo educacional vem sendo marcada pela busca da compreensão da atuação profissional, de maneira a embasar, teoricamente, tal atuação. Sabemos que temos muito a caminhar na direção de uma Psicologia comprometida com os problemas educacionais brasileiros e que proponha, de fato, alternativas para a minimização das desigualdades educacionais e do processo de exclusão que ocorre no interior da escolarização formal. Acreditamos que eventos como o VI CONPE tenham um importante papel articulador dos profissionais da área e de segmentos afins, favorecendo a discussão de questões polêmicas e ampliando a participação política na área educacional. Mais uma vez, a vontade da comunidade representa as necessidades fiéis de uma ciência em construção, como a Psicologia, principalmente na área escolar. A análise crítica da contribuição da ciência psicológica à Educação é fundamental na medida em que irá proporcionar à comunidade científica e profissional, elementos para o planejamento de ações mais concretas na busca da melhoria do sistema educacional brasileiro. Esse ponto torna-se, ainda, mais forte quando são analisados os desafios econômicos e sociais vividos por nosso país no presente momento. As necessidades e reformulações, que serão básicas para o cumprimento da agenda política brasileira, muito irão requerer melhorias substantivo7s no sistema educacional, sendo que cabe ao psicólogo escolar, boa parte dessa responsabilidade.

Contamos com sua presença e participação!

Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Editora