SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O letramento escolar de jovens do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.7 n.2 Campinas dez. 2003

 

EDITORIAL

 

 

Tempo de mudança...

A partir do ano 2000, quando a Psicologia Escolar e Educacional publicava o seu volume IV e logo após ter sido empossada uma nova diretoria da ABRAPEE, houve uma mudança na direção da revista, quando me foi delegada a responsabilidade de ser a editora e, conseqüentemente, redigir os editoriais. Naquela ocasião, como durante os anos subseqüentes, pude contar com a ajuda valiosa da editora que me antecedeu, nossa querida Geraldina Porto Witter, cuja trajetória científica e profissional é relatada neste número, na seção ‘História’. É importante que seja enaltecida publicamente a colaboração que ela continuou a prestar como primeira secretária do Conselho Editorial. Em todos os momentos de dúvida e de tomada de decisão seus conselhos sábios foram sempre preciosos!

Contudo, é importante ressaltar que outras formas de cooperação surgiram para possibilitar a realização, em tempo hábil, das diferentes atividades que a produção de cada número exigia. Assim, pude contar com o auxílio próximo da Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly que, como segunda secretária do Conselho Editorial, compartilhou comigo inúmeras tarefas relativas à publicação da revista e que, a partir do próximo volume, assume o cargo de editora. Com sua capacidade empreendedora à frente da revista e contando, mais uma vez, com o auxílio financeiro do Programa de Editoração do CNPq estão garantidas as condições para que a Psicologia Escolar e Educacional continue a honrar o compromisso assumido com a comunidade científica brasileira.

Durante esses quatro anos houve uma intensificação das demandas para a qualificação do periódico, bem como percebeu-se a importância do maior envolvimento de pessoas que estão iniciando sua formação na vida acadêmica. Vislumbrando talentos potenciais, que no futuro assumirão tarefas similares, decidiu-se há algum tempo pela formalização da participação voluntária da então mestranda Katya Luciane de Oliveira, como Assistente do Conselho Editorial. É importante ressaltar o quanto sua ajuda espontânea tem sido valiosa. A continuidade de sua atuação, a convite da nova editora, permitirá uma transição tranqüila, sem quebra da continuidade dos trabalhos em andamento.

Somos gratos, ainda, a todos os membros do Corpo Editorial que contribuíram significativamente com a Psicologia Escolar e Educacional, favorecendo o cumprimento dos prazos para que a desejada regularidade da publicação fosse sempre mantida. Vale lembrar, entretanto, que a especificidade de alguns trabalhos obrigounos com freqüência a solicitar pareceres de outras pessoas, além dos integrantes do Corpo Editorial. Dessa forma, não poderia deixar de mencionar a colaboração inestimável de cada um dos pareceristas ad-hoc que aceitaram empregar parte do seu tempo na análise de manuscritos submetidos à revista.

Por fim, agradeço aos autores que nos confiaram a publicação dos seus artigos, compreendendo e colaborando com todo o sistema editorial de avaliação às cegas. É muito importante o entendimento de que não são pessoas, mas sim trabalhos específicos que estão sendo analisados e que pedidos de pequenas ou mesmo de grandes mudanças não implicam no demérito do trabalho, mas no seu aprimoramento. Dificilmente, houve desistência de re-submissão, até mesmo quando as sugestões dos pareceristas implicavam em grandes alterações. Estamos em tempos de mudança não só na revista, como na nossa entidade como um todo, pois no ano de 2004 assume o cargo de presidente atual da ABRAPEE, a Eulália Henrique Maimoni (focalizada em recente entrevista na nossa seção de História). Para os que ainda não a conhecem é importante ressaltar que sua atuação na área tem sido de grande relevância e que tem trabalhado por nossa entidade desde a sua fundação, da qual participou ativamente. Pela primeira vez este cargo será ocupado por um psicólogo de fora do estado de São Paulo. Com isso, começamos a consolidar a tão sonhada abrangência nacional de nossa associação. Desejo à nova editora da revista e à nova diretoria da ABRAPEE um período profícuo de realizações, ambas com atuação interdependente. Por um lado, a Psicologia Escolar e Educacional é o principal meio de comunicação com os pesquisadores e profissionais da área. No entanto, por outro lado, a associação é a mantenedora da revista e só com o empenho e a seriedade, que tem caracterizado as diretorias anteriores, poderá dar continuidade a sua publicação, buscando sempre a melhoria da sua qualidade.

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Editora