SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Identifying talents, career aspirations and people most admired among students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.8 no.1 Campinas June 2004

 

EDITORIAL

 

Em busca da continuidade…

 

 

É com grande alegria que redijo meu primeiro editorial da Psicologia Escolar e Educacional. Esse é, por um lado, um privilégio para mim como psicóloga escolar e pesquisadora poder assumir o cargo de editora de tão conceituada revista publicada pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - a ABRAPEE. Por outro lado, é uma grande responsabilidade pois foi uma tarefa a mim confiada pela atual diretoria e, além disso, as editoras que me antecederam - Raquel de Sousa Lobo Guzzo, Geraldina Porto Witter e Acácia Aparecida Angeli dos Santos são de inestimável competência. Com sua atuação dinâmica, possibilitaram que a revista se destacasse como uma referência nacional na comunidade científica.

Tal destaque foi consolidado pela recente avaliação dos periódicos científicos brasileiros feita pela comissão designada pela CAPES na qual nossa revista foi classificada como Nacional A. Esse mérito atribuo à Acácia, que, enquanto editora da revista nos últimos três anos, não poupou esforços e muito se empenhou para garantir que todos os critérios necessários para uma publicação desse gabarito estivessem sempre presentes.

Assumo, pois, nesse ano de 2004, como editora da Psicologia Escolar e Educacional, o compromisso de mantê-la com a mesma qualidade e em dia com sua periodicidade. Sem dúvida, para essa meta poder ser atingida, conto com a colaboração do dileto corpo editorial que também se renova a partir desse número, da experiente editora adjunta Acácia, da atual diretoria da ABRAPEE presidida pela Eulália Henrique Maimoni e do auxílio administrativo no processo editorial de Katya Luciane de Oliveira e Lucicleide Maria de Cantalice. Além dessa equipe, o auxílio do Programa de Apoio á Editoração do CNPq merece referência.

Desde 1996, quando da publicação do primeiro número, até a presente data, temos podido contribuir para a divulgação de importantes trabalhos de pesquisa e revisão teórica na área da psicologia escolar e educacional, bem como compartilhando experiências práticas e registrando o percurso de ilustres profissionais da área.

Espero, para iss, continuar a ter a credibilidade dos autores que escolhem submeter seus manuscritos para publicação na revista e profissionais que divulgam suas experiências quer por meio de seus relatos na seção Sugestões Práticas ou são entrevistados na História.

Aproveito, também, para divulgar o VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional que acontecerá em Curitiba/ PR, na Universidade Tuiuti, de 21 a 24 de abril de 2005. O tema Psicologia Escolar e Educacional: da teoria à prática escolar, certamente possibilitará discussões e encaminhamentos acerca da atuação profissional a partir das recentes produções científicas da área. Maiores informações estarão disponíveis na página da ABRAPEE (www.abrapee.psc.br) a partir de agosto e nos próximos números da revista. Finalizando, espero que, nessa edição, os artigos publicados, possam com sua qualidade e relevância, gerar o impacto necessário para continuar a consolidação desse periódico científico. Que sua proposta de ser um canal de comunicação e interlocução entre pares na psicologia escolar e educacional também se concretize.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Editora