SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.9 n.2 Campinas dez. 2005

 

EDITORIAL

 

A Psicologia Escolar e Educacional em foco

 

É com grande prazer que inicio mais este editorial com a notícia de que a revista Psicologia Escolar e Educacional manteve sua classificação Qualis como Nacional A, tanto para a área de Psicologia quanto de Educação, na última avaliação referente aos fascículos publicados em 2004. Esta avaliação é realizada anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES conjuntamente com o representante de cada área de conhecimento que, para esse periódico, é um membro escolhido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP para avaliar o periódico no âmbito da Psicologia. Para a educação, o representante é da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.

O objetivo desta análise é organizar os periódicos científicos em categorias indicativas de qualidade – A, B, ou C e relativas ao âmbito de circulação destes – local ou nacional. As combinações dessas categorias compõem seis alternativas indicativas da importância do periódico, e, por inferência, do próprio trabalho nele divulgado.

Considerando, pois, tal resultado, quero agradecer a todos que contribuíram com a revista – editora adjunta, corpo editorial, pareceristas ad hoc e, especialmente, a todos os pesquisadores e profissionais que enviaram seus manuscritos provenientes de todas as regiões brasileiras. Cabe destacar que todos os artigos recebidos e publicados são originais e são relatos de pesquisa, em sua maioria.

Estaremos disponibilizando, até o próximo semestre, todos os números da revista desde 2001 no portal Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC (http://www.bvs-psi.org.br/). Os fascículos de 2004 já estão on-line. É importante destacar que este portal, criado em parceria com a Biblioteca Virtual da Saúde – BVSPsi, teve seu lançamento em abril/2005 no I Congresso Latino-americano de Psicologia. Contava com cinco periódicos e atualmente está com 16. Sua meta de ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins por meio da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet, está se concretizando e a revista Psicologia Escolar e Educacional está presente desde o início, ampliando sempre o número de volumes disponíveis.

Cabe ressaltar, também, a realização do II Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão (www.cienciaeprofissao.com.br) em setembro de 2006 pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira do qual a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional é membro ativo. É esperado que todos os psicólogos, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia participem a fim de fortalecer a Psicologia Brasileira, compromissada hoje com os desafios impostos pela realidade nal qual nos inserimos.

 

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Editora