SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.9 n.2 Campinas dez. 2005

 

EDITORIAL

 

A Psicologia Escolar e Educacional em foco

 

É com grande prazer que inicio mais este editorial com a notícia de que a revista Psicologia Escolar e Educacional manteve sua classificação Qualis como Nacional A, tanto para a área de Psicologia quanto de Educação, na última avaliação referente aos fascículos publicados em 2004. Esta avaliação é realizada anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES conjuntamente com o representante de cada área de conhecimento que, para esse periódico, é um membro escolhido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP para avaliar o periódico no âmbito da Psicologia. Para a educação, o representante é da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.

O objetivo desta análise é organizar os periódicos científicos em categorias indicativas de qualidade – A, B, ou C e relativas ao âmbito de circulação destes – local ou nacional. As combinações dessas categorias compõem seis alternativas indicativas da importância do periódico, e, por inferência, do próprio trabalho nele divulgado.

Considerando, pois, tal resultado, quero agradecer a todos que contribuíram com a revista – editora adjunta, corpo editorial, pareceristas ad hoc e, especialmente, a todos os pesquisadores e profissionais que enviaram seus manuscritos provenientes de todas as regiões brasileiras. Cabe destacar que todos os artigos recebidos e publicados são originais e são relatos de pesquisa, em sua maioria.

Estaremos disponibilizando, até o próximo semestre, todos os números da revista desde 2001 no portal Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC (http://www.bvs-psi.org.br/). Os fascículos de 2004 já estão on-line. É importante destacar que este portal, criado em parceria com a Biblioteca Virtual da Saúde – BVSPsi, teve seu lançamento em abril/2005 no I Congresso Latino-americano de Psicologia. Contava com cinco periódicos e atualmente está com 16. Sua meta de ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins por meio da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet, está se concretizando e a revista Psicologia Escolar e Educacional está presente desde o início, ampliando sempre o número de volumes disponíveis.

Cabe ressaltar, também, a realização do II Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão (www.cienciaeprofissao.com.br) em setembro de 2006 pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira do qual a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional é membro ativo. É esperado que todos os psicólogos, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia participem a fim de fortalecer a Psicologia Brasileira, compromissada hoje com os desafios impostos pela realidade nal qual nos inserimos.

 

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Editora