SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aprendizagem auto-regulada: fundamentos e organização do Programa SABER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. v.12 n.1 Campinas jun. 2008

 

EDITORIAL

 

Desafios da psicologia escolar e educacional

 

 

A Psicologia Escolar e Educacional, enquanto especialidade da Psicologia, está inserida nos contextos educacionais para atuação e investigação relacionadas a questões de aprendizagem e desenvolvimento que possibilitem a formação do estudante. É importante destacar que, por um lado, a despeito de sua importância nos vários cenários cuja prioridade seja educação dada sua ação preventiva, poucas são as políticas públicas voltadas para a área. De outro, a investigação em Psicologia Escolar tem crescido significativamente, como se constata considerando-se apenas o número de artigos publicados nesse periódico que passou de oito em seu primeiro volume em 1996 para 26 artigos em 2007 resultantes de um fluxo editorial médio de 100 artigos/ano. Dentre as temáticas mais abordadas nesses 12 anos da revista, estão a avaliação no que se refere especificamente aos instrumentos, leitura, criatividade, aspectos afetivos e sociais e relação família-escola.

Isto posto, cabe considerar quais são, de fato, os desafios colocados à Psicologia Escolar, a fim de que seja referência para uma educação brasileira de qualidade. Nesse sentido, possibilitar a mediação entre os estudantes e os educadores com a própria educação, pela presença de um psicólogo escolar na equipe da escola, objetiva potencializar as ações democráticas que visem à qualidade do ensino, comprometido com as necessidades e carências da sociedade brasileira visando sucesso nas atividades desenvolvidas. Assim, a atuação do psicólogo escolar baseada em referências da especialidade a serem construídas considerando-se as características atuais da escola e da sociedade implica também em uma postura crítica, política e pró-atva dos profissionais envolvidos. Para tanto, faz-se necessária uma formação cuja aplicação do conhecimento psicológico à educação esteja em consonância tanto com o sistema educacional quanto com o perfil de um estudante em formação, cuja atuação tem papel técnico e político. As parecerias entre ensino de graduação e pós- graduação possibilitarão fomentar a formação para um desempenho exitoso e reconhecido como necessário nos vários contextos educacionais. Construir referências, compartilhar experiências de sucesso, informar e formar àqueles que atuam, investigam ou se interessam pela área é papel de cada psicólogo escolar e um desafio que se impõem à Psicologia Escolar.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Editora