SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1A trajetória de vida de três pioneiros brasileiros da psicologia escolarThe development of the reading in the Basic School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.12 no.1 Campinas June 2008

 

SUGESTÕES PRÁTICAS

 

O jogo como estratégia para a resolução de problemas de conteúdo matemático

 

The game as a strategy for solving mathematical problems

 

 

Maria José de Castro Silva *

 

 

A resolução de problemas poderá ser uma das melhores formas para se aprender Matemática, porém, é necessário que não seja interpretada como um simples exercício de fixação dos algoritmos das operações aritméticas, nem como um desafio além das possibilidades do estudante para o qual o problema seja proposto. Mas, se a resolução de problemas for entendida como ferramenta para se pensar matematicamente, segundo Vila e Callejo (2006) poderá ser um meio para que se crie um ambiente de aprendizagem formador de sujeitos autônomos, críticos e propositivos capazes de se perguntar pelos fatos, pelas interpretações e de operar segundo seus próprios critérios, contudo, estando abertos aos de outras pessoas.

Uma forma de se conceber os problemas matemáticos como contextos de aprendizagem poderá ser a de resolvê-los segundo a seqüência de procedimentos eleitos por Polya (1978) que indica ser necessário, em primeiro lugar, que haja a compreensão do que está sendo solicitado e, para isso, deve ser verificada a possibilidade de se esquematizar ou de se desenhar o problema, além de serem realizadas estimativas para solucioná-lo. O segundo passo será a elaboração de um plano de ação que permita a solução do problema; é nessa etapa que a linguagem corrente deve dar lugar à linguagem formal utilizada na Matemática. A terceira etapa é a da execução do plano elaborado, efetuando-se os cálculos, caso sejam necessários, analisando-se os procedimentos adotados, complementando-se esquemas e antevendo-se alternativas de resolução para o mesmo problema. Como quarta e última etapa, a análise da solução obtida deve ser realizada para detectar ou corrigir possíveis erros e verificar-se se o procedimento utilizado poderá ser empregado em problemas análogos.

O desenvolvimento das habilidades de pensamento, que podem permitir ao estudante compreender o enunciado de um problema, envolve a formulação de perguntas adequadas e a análise de suas variáveis. Também, deve-se supor que os conceitos matemáticos pertinentes ao problema proposto sejam conhecidos e, além disso, deve-se considerar a importância da consolidação de hábitos e atitudes adequadas, como a confiança, a perseverança e a flexibilidade de pensamento.

A conjunção dos processos cognitivos que são requeridos para a compreensão de problemas matemáticos poderá ter nos jogos de regras um poderoso aliado, uma vez que, para se jogar operatoriamente, é necessário que haja a construção de um modelo de pensamento que poderá ser semelhante ao modelo requerido para a resolução de problemas. Assim, o movimento que o jogador faz para atingir o objetivo do jogo poderá se configurar como uma situação desafiadora que poderá promover conflitos cognitivos que, na busca de sua solução, propiciem a aquisição de novas e melhores formas de pensamento, cujos modelos também podem ser aplicados na resolução de problemas. Desse modo, entende-se que desenvolvimento e aprendizagem são contextos interdependentes de conhecimento e as relações que se estabelecem entre o jogo e a resolução de problemas podem ser consideradas como a mesma forma aplicada a diferentes conteúdos.

O primeiro contato com um determinado jogo será o da familiarização com o material necessário ao seu desenvolvimento, selecionando-se o que é relevante para se jogar e, após, o contato com as regras que serão utilizadas com a finalidade de aprender a jogar. Mas, será através da intervenção realizada por meio de questões que tenham por objetivo permitir ao jogador a análise de suas condutas até então adotadas, que o jogo, durante as partidas, ganha a sua maior importância por contribuir para a reorganização de estratégias e para a construção de novos e melhores meios de pensamento. Pretende-se, com isso, que o estudante mobilize suas condutas, aplicando à resolução de problemas matemáticos a mesma análise utilizada para atingir o objetivo do jogo.

Considerando-se, por exemplo, um jogo de tabuleiro, no qual as peças são colocadas e movimentadas, em primeiro lugar, pode-se observar se o jogador se utiliza de uma estratégia ou se faz movimentos aleatórios. Caso o jogador esteja utilizando uma estratégia, as perguntas devem se referir às possibilidades de possíveis combinações entre o tabuleiro e o movimento das peças com vistas à obtenção do objetivo do jogo. Perguntas como "o que você levou em conta para movimentar essa peça?" ou, "qual será a melhor peça para ser movimentada?", ou ainda, "você percebeu qual é a estratégia utilizada pelo seu adversário?", podem estimular a análise do jogador, favorecendo a tomada de consciência dos meios que poderão levá-lo a obter a vitória.

Em um jogo, a coordenação do ataque com a defesa realizada pelo jogador refere-se a conduzir as suas próprias estratégias, percebendo, contudo, os movimentos do adversário com a intenção de neutralizá-los. O planejamento, portanto, deve levar em conta não apenas os próprios movimentos do jogador, mas também os de seu adversário e questões como: "você pode prever qual será o próximo movimento de seu adversário?", ou "você consegue entender quais são as intenções de seu adversário ao movimentar determinada peça?", são exemplos de situações que procuram promover a análise durante a realização de uma partida.

Considerando-se que o jogo se desenvolve em um tabuleiro, observar a coordenação entre as "casas" e as peças do jogo também podem servir como contexto de análise por parte do observador. As questões norteadoras podem se referir à direção, à posição e à seqüência das peças em relação às regras do jogo e ao próprio tabuleiro. Pode-se perguntar ao jogador, por exemplo, se ele pode movimentar determinada peça, se a direção seguida pelas peças colocadas em jogo está correta, ou ainda se, de acordo com as regras, um determinado movimento é possível.

Observar o desenvolvimento de estratégias mais aprimoradas a partir da experiência acumulada em partidas anteriores deve ser considerado como um aspecto relevante. Num mesmo jogo, ao final de diversas partidas, o jogador poderá desenvolver novas estratégias, baseando-se em seus próprios erros cometidos em partidas anteriores, assim como aprender novas estratégias com seu adversário, demonstrando construir instrumentos cada vez mais eficientes para dar a resposta exigida para se atingir o objetivo do jogo. As perguntas, além da própria observação, poderão ser: "você acredita que está jogando melhor agora em relação às primeiras partidas disputadas?", ou "você é capaz de identificar quais jogadas boas e quais foram ruins?".

Como a finalidade da intervenção proposta é a de possibilitar ao estudante aprimorar a forma como ele resolve problemas de conteúdo matemático, em todos os questionamentos anteriores deve-se perguntar a ele sobre como relacionar as estratégias utilizadas para jogar na resolução de problemas matemáticos, ou, se o procedimento de análise adotado durante as partidas pode ser utilizado em outras situações, como, por exemplo, para resolver problemas escolares.

Se, durante toda a intervenção, o estudante for questionado sobre a possível analogia entre as estratégias utilizadas durante as partidas disputadas e aquelas aplicadas para a resolução de um problema matemático, ele estará se apropriando de procedimentos que o conduzirão a novas e melhores formas de pensamento. Assim, o trabalho com jogos de regras poderá se configurar como um recurso valioso para se propor problemas de forma atrativa e, na busca de soluções, poderão emergir situações que promovam a compreensão que favorece a atividade, permitindo a reorganização do raciocínio e a construção de conceitos matemáticos que são significativos para o estudante.

Finalmente, a procura de estratégias diferenciadas para a resolução de problemas está ancorada na convicção de que essa aprendizagem apenas será satisfatória se as situações em que forem apresentados e trabalhados esses conceitos estiverem impregnadas de significado para o aluno e, para isso, o recurso dos jogos de regras é, seguramente, um dos meios de se promover essa construção significativa, contando com a colaboração do estudante que se sentirá motivado e ativo.

 

Referências

Polya, G. (1978). A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciências.

Vila, A., & Callejo, M. L. (2006). Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed.

 

 

Sobre a autora:

* Maria José de Castro Silva (mjose-cs@uol.com.br) - Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP. Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Doutorado. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAC 4 (Campinas) - Anhanguera Educacional.