SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1On solving labyrinths by students of the elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Psicol. esc. educ. vol.13 no.1 Campinas June 2009

 

EDITORIAL

 

Neste 13º. ano de veiculação da Revista Psicologia Escolar e Educacional temos muito a comemorar. Um dos motivos é a carta de aceite da SCIELO para o pedido de inserção da Revista em sua base de dados, o que nos permitirá adentrar a uma das mais importantes bases de divulgação nacional e internacional no campo científico. Este fato, também nos traz uma grande responsabilidade, pois temos que acurar cada vez mais todos os procedimentos editoriais e de avaliação dos manuscritos, bem como atender aos critérios de excelência que nos permitem comparecer no rol das revistas aceitas nesta base de dados.

Atendendo às solicitações da SCIELO, fizemos várias reformulações na estrutura da Revista, a partir deste número, destacando-se a mudança da editoria da Revista, da Comissão Editorial e do Conselho Editorial de maneira a permitir que houvesse maior representatividade dos pesquisadores de vários Estados brasileiros na composição do grupo de avaliadores. Também atualizamos as Normas Editoriais para a Publicação de Manuscritos, bem como o formulário encaminhado aos avaliadores. Dentre as modalidades de manuscritos, introduzimos, a partir deste número, artigos de caráter teórico e ou ensaios, visando ampliar e consolidar a discussão no campo da Psicologia Escolar e Educacional.

O leitor também observará que este número apresenta artigos de vários estados brasileiros, contemplando diversas linhas teóricas e abordagens metodológicas, primando em divulgar a diversidade da Psicologia no campo da Educação. As pesquisas apresentadas contemplam aspectos clássicos da pesquisa no campo da Psicologia Escolar, tais como, a atuação profissional de psicólogos, questões do Ensino Básico e Superior e a formação de professores e temáticas ligadas aos jogos e criatividade. Além disso, temos neste número temas que são inovadores no campo da investigação em Psicologia Escolar e Educacional: a educação indígena e aspectos ligados à escolarização de filhos de mulheres em privação de liberdade.

O leitor também encontrará na Seção História, duas das Conferências Magnas proferidas no VIII CONPE, realizado em São João Del Rei pelas Profas. Dras Albertina Mitjáns Martinez e Marilene Proença. Também incluímos neste número a Conferência realizada pelo Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón, recentemente apresentada no IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar, realizado em São Paulo em julho de 2009. Consideramos que esses três artigos possibilitam aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre as interfaces da Psicologia no campo da Educação e apresentar elementos importantes para aqueles que intentam pesquisar neste campo de conhecimento.

Desta maneira, a Revista Psicologia Escolar e Educacional está caminhando cada vez mais para cumprir seu importante papel na formação profissional, na ampliação da divulgação da pesquisa de qualidade na área de Psicologia Escolar e no fomento a novos temas e possibilidades de inserção da Psicologia no campo da Educação.

 

Marilene Proença Rebello de Souza
Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional